Dia da Terra: conheça nossas ações socioambientais

Hoje é o Dia da Terra e, mesmo em meio à maior crise dos nossos tempos, podemos nos comprometer com uma mudança de postura e colocar em prática decisões e atitudes amigas do planeta. Ao mesmo tempo em que podemos repensar nossos hábitos, é importante estarmos atentos aos valores e posturas de empresas que apoiamos a partir das nossas compras.

Queremos influenciar a cadeia de moda através do exemplo responsável e isso acontece com o lançamento de produtos cada mais vez mais alinhados à economia circular e matérias-primas menos impactantes. Conheça abaixo alguns dos cuidados e iniciativas de responsabilidade ambiental promovidos pela Renner.

Desde 2018, temos aplicado os princípios da economia circular na construção de novas lojas, reformas e no desenvolvimento de mobiliários eu exijam menos consumo de materiais, gerem menos resíduos e tenham maior potencial de reciclagem. No ano passado, inauguramos uma loja no VillageMall (RJ) já com alguns atributos de loja circular.

Ao mesmo tempo, trabalhamos para ter lojas cada vez mais ecoeficientes, com uso racional de energia, tanto por meio da adoção de melhores práticas desde sua concepção e construção, quanto pela modernização e automatização de equipamentos. Estamos ampliando o consumo de energia de fontes renováveis e de baixo impacto, como solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH). Isso porque assumimos um compromisso público de alcançar 75% do consumo de energia corporativo dessas fontes até 2021.

O selo Re Moda Responsável, lançado em 2018, veio para fortalecer ainda mais nosso compromisso em gerar um impacto positivo na cadeia da moda. A coleção Re Jeans é um ótimo exemplo. Além de ser produzido com fios reciclados, o nosso jeans tem baixo consumo de água em sua confecção, aviamentos mais sustentáveis e menor utilização de produtos químicos. Atualmente 74% deles já são responsáveis e, até o fim do ano, queremos que todos eles sejam Re Jeans.

Para momentos de autocuidado com menos impacto ao meio ambiente, a Renner lançou novas linhas Alchemia que vêm com o selo Re Moda Responsável. São produtos veganos, não testados em animais e livres de parabenos. E para a destinação das embalagens vazias, temos nossos pontos de Ecoestilo, o projeto de logística reversa da Renner que oferece uma solução ao pós-uso das roupas e frascos de produtos de beleza.

Oferecemos esse serviço aos clientes desde 2011 na categoria de perfumaria, com pontos de coleta em todas as lojas Renner. Esses resíduos coletados recebem a destinação correta, evitando a contaminação do meio ambiente. Desde 2017, também ampliamos com a criação de coletores para peças de roupa, independente de terem sido compradas na Renner. Nesse último caso, já são mais de 90 lojas no Brasil onde é possível deixar roupas fora de uso.

Ao todo, desde 2017 já foram 5,4 toneladas de roupas coletadas, que serão destinadas para doação ou reciclagem (por meio do processo de desfibragem ou para reutilização por upcycling). Também recolhemos 150,6 toneladas de resíduos de perfumaria que tiveram a destinação correta. Em 2020, tivemos uma evolução no gerenciamento dos resíduos de perfumaria coletados, com a incorporação de um novo processo: a trituração do vidro e a destinação para reciclagem, em parceria com um de nossos fornecedores de perfumaria e beleza.

Uma de nossas diretrizes mais importantes também busca desenvolver uma cadeia de Fornecedores Responsáveis, por meio de certificações, treinamentos e auditorias. A Renner tem com um time de auditores destinado a visitar os fornecedores e seus contratados, verificando a adequação a itens como Direitos Constitucionais, Saúde e Segurança do Trabalho, Direitos do trabalhador e Formalização da empresa. São, pelo menos, quatro mil auditorias por ano avaliando as condições de trabalho, cumprimento da legislação e vários itens de conformidade socioambiental.

Compartilhar esses compromissos socioambientais é uma forma de relatar toda a preocupação que existe por trás de cada peça da Renner. Assim, você pode fazer suas compras sabendo que estamos constantemente envolvidos em reduzir os impactos de nossa atividade. A Terra agradece!