Loja Circular Renner: entenda o que é e seus diferenciais

Fachada Lojas Renner

Para quem é amante da moda, é uma sensação deliciosa comprar novas roupas e renovar o closet. Porém, com tantas tendências surgindo a cada temporada, o ciclo de consumo, do uso ao descarte, precisa ser considerado. Já parou para se perguntar o que fazemos com as peças que não usamos mais? 

Por causa de fatores de impactos ao meio ambiente, precisamos entender a importância de aderir a um consumo de moda responsável, tornando o guarda-roupa mais sustentável. É nesse contexto que surge a ideia da Loja Circular Renner, que coloca em prática uma série de iniciativas que visam impactar menos o planeta.

Vale compreender melhor algumas das iniciativas em prol de uma moda mais responsável. A seguir, mostramos nossas iniciativas das nossas lojas circulares que estão fazendo a diferença para o planeta. Confira!

O que é uma loja circular?

Uma loja circular se baseia nos preceitos de economia circular, conceito que se tornou uma das práticas centrais quando o assunto é moda responsável.

De forma simplificada, uma economia circular mantém materiais, produtos e serviços em circulação pelo maior tempo possível. Este conceito propõe uma mudança na cadeia do modelo de consumo sem responsabilidade ambiental, na qual as matérias-primas são extraídas do meio ambiente, transformadas em produtos e depois descartadas.

Em uma loja circular, há redução de resíduos, como um menor consumo de matérias-primas virgens na reforma, priorizando materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis.

Qual é a importância de uma loja circular?

Como você viu, a economia circular se dispõe a enfrentar os principais problemas relacionados ao meio ambiente: mudanças climáticas, redução da biodiversidade e poluição da natureza. 

Portanto, lojas circulares, baseadas nesse conceito, são importantes porque adotam um modelo de negócio que incentiva a reutilização de insumos para evitar o descarte desenfreado e a exploração dos recursos naturais em massa. Por fim, menos desperdício significa menos poluição, como a sobrecarga de plástico nos oceanos.

Fachada lojas renner

Loja Circular Renner: conheça as nossas iniciativas

Na Renner, moda responsável vai muito além das roupas. Por isso, algumas de nossas lojas atuais se baseiam no conceito de economia circular. A inauguração de novas unidades também está prevista para 2023.

Nesses espaços, as soluções de arquitetura foram pensadas para menor utilização de materiais na construção, redução de resíduos gerados em obra e execução rápida, através do princípio da modularidade, com itens disponíveis em mercado facilmente desmontáveis e reutilizáveis ao final de sua vida útil. Conheça abaixo algumas das iniciativas utilizadas nas lojas circular Renner.

1. Arquitetura diferenciada

A arquitetura das nossas lojas circulares é guiada pelo design circular. Em outras palavras, a disposição do espaço e o uso de materiais envolvidos na criação das lojas foram pensados de forma eficiente para evitar descartes e melhorar a sua vida útil. Estes espaços consomem menos água do que uma loja convencional, emitem menos CO2 e são abastecidos por energia renovável e de baixo impacto.

Além disso, seguimos as diretrizes de certificações internacionais de sustentabilidade, como a LEED (Liderança Em Energia e Design Ambiental) e a BREEAM (Método de Avaliação Ambiental de Estabelecimentos de Pesquisa em Edifícios). 

2. Espaços mais verdes

Além do uso de materiais recicláveis guiados pelo conceito de economia circular, as lojas têm espaço de destaque para a biofilia, tendência de arquitetura e design que propõe a conexão entre pessoas e natureza, com o uso de plantas e elementos naturais, para gerar mais bem-estar.

3. Moda responsável em destaque

As lojas circulares Renner contam com espaços dedicados para algumas das nossas principais iniciativas de sustentabilidade, tais como:

  • Ecoestilo: programa de logística reversa de embalagens, frascos e roupas, que dá a destinação correta a estes itens;
  • Repassa: parceria com a plataforma online de revenda de roupas, calçados e acessórios em bom estado de conservação;
  • SOS Costura: aplicativo que possibilita a geração de trabalho e renda extra para costureiras capacitadas pelo Instituto Lojas Renner;

Selo Re – Moda Responsável: selo que certifica as peças produzidas com práticas de moda responsável.

4. Circularidade nos detalhes

Nas fachadas, uma área permeável e transparente traz mais luminosidade, tornando os espaços mais convidativos para todos. Os móveis e os manequins também foram desenvolvidos seguindo os conceitos de economia circular: redução na quantidade de materiais utilizados, com desenho do mobiliário para circularidade e redução de peso, otimização de peças, modularização e materiais com maior durabilidade e perenidade estética.

5. Nova experiência de compra

Nas lojas circulares Renner, o consumidor tem contato com práticas que podem ser adotadas no dia a dia para um consumo mais consciente. Além disso, a experiência de compra é personalizada por meio da integração entre canais físicos e digitais, ou seja, uma mistura entre o online e offline.

Além da Loja Circular Renner como iniciativa que impacta menos o planeta, 80% dos produtos da Renner são mais sustentáveis, identificados pelo Selo Re: Moda Responsável, e podem ser encontrados nas lojas circulares e no e-commerce. Por fim, outra das iniciativas responsáveis passa pela seleção de fibras. Conheça 5 matérias-primas da Renner que fazem a diferença para o meio ambiente.