Upcycling: contamos tudo sobre essa técnica de moda responsável

looks com upcycling

Se você já deu um passeio por qualquer loja da Renner, pode ter notado que muitas peças contam com o selo Re Jeans. Essa iniciativa propõe uma moda mais responsável através do uso de algodão certificado, fio reciclado ou consumo reduzido de água. Agora, há ainda um diferencial inédito: o uso da técnica de upcycling.

Na quinta coleção do selo Re Jeans, a designer uruguaia Agustina Comas, dá vida nova às peças. Ela é pioneira no uso de  inovações em sustentabilidade nas coleções de sua marca Comas, e traz toda sua expertise para a Renner.. Ao todo, são 17 peças em jeans que unem os atributos do selo Re Jeans aos benefícios sustentáveis do upcycling.

O que é upcycling

Se você ainda não tem familiaridade com esse conceito, não se preocupe: a seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre upcycling, como ele impacta o meio ambiente e quais são as diferentes técnicas dentro desse conceito – e, de quebra, você ainda fica por dentro da nova collab entre a Renner e a Comas. Vem ver!

Desvendando o upcycling

Virou tendência falar sobre esse assunto nas discussões sobre sustentabilidade na indústria têxtil. Mas, afinal, o que é upcycling?

A tradução de upcycling quer dizer algo como “reciclar de forma elevada”. Vamos descomplicar ainda mais essa ideia: upcycling nada mais é do que usar a criatividade para dar uma nova vida a roupas e materiais que seriam descartados. Ou seja, o conceito gira em torno de reaproveitar peças usadas ou com algum defeito e transformá-las em novas, o que aumenta a vida útil das roupas. 

A propósito, essa lógica se aplica tanto para itens conhecidos como pré-uso (que foram descartados antes de chegarem ao mercado consumidor) quanto os pós-uso (que já foram consumidos).

O resultado disso? Além de ser um meio de consumo muito mais responsável com o planeta e o meio ambiente (todos agradecem!), é uma oportunidade que muitas fashionistas  encontraram de expressar aquele espírito de estilista usando recursos bem simples.

Quais são as vantagens do upcycling para o meio ambiente?

Tudo bem, já entendemos do que se trata essa tal moda upcycling. Porém, você pode estar se perguntando: “de que forma isso beneficia o meio ambiente?”. A verdade é que essa técnica apresenta diversas vantagens quando o assunto é sustentabilidade. A seguir, confira algumas.

Redução do desperdício 

Muita gente concorda que renovar o guarda-roupa pode ser uma atividade bastante prazerosa – quem não gosta de escolher novas roupas para vestir? Mas você já parou para se perguntar o que acontece com aquelas que são descartadas?

Quando o ciclo de consumo não é pensado de forma responsável, esses materiais vão para o lixo e aterros sanitários. Por isso, iniciativas que dão uma nova vida útil para itens que seriam descartados é uma ótima ideia, não é mesmo? É o que acontece com EcoEstilo Roupas e o EcoEstilo Perfumaria, programas de logística reversa da Renner que operam desde 2010 e dão o destino correto às peças de roupas, embalagens e frascos, que podem ser reaproveitados para outros fins.

Proteção dos recursos naturais

Pense com a gente: fabricar roupas novas exige tecidos, e tecidos, por sua vez, exigem recursos naturais, correto? Por isso, o upcycling é eficiente para “dar um respiro” para o planeta, uma vez que não depende do uso de novas matérias-primas para a produção de novas peças.

Na nova collab da Renner com a Comas, essa é a principal diretriz. Além dos atributos já conhecidos do selo Re Jeans, a técnica do upcycling amplia ainda mais a lista de iniciativas que fazem a diferença para o planeta.

Como funciona o upcycling?

Agora que você já entendeu o que é upcycling e quais são as suas vantagens para o meio ambiente, vamos conhecer algumas diferentes maneiras de criar peças incríveis utilizando materiais de descarte?

Patchwork

Já pensou como seria criar uma peça totalmente nova criada como uma espécie de mosaico de diferentes tecidos? É essa a proposta do patchwork, que utiliza emendas de retalhos para gerar novas roupas – impecáveis, diga-se de passagem.

Rework

Como o próprio nome já sugere, o rework visa reconfigurar uma peça que já existe através de customizações. Por exemplo, imagine uma camisa xadrez se transformando em uma saia através de pequenas modificações.

Viu só como o upcycling é uma maneira muito divertida de promover sustentabilidade na moda? Ah, já que estamos falando em durabilidade das roupas, saber como lavar roupa adequadamente também faz toda a diferença para preservar as suas peças por muito mais tempo.