Estampa xadrez: como usar a tendência do inverno

Com estilo sofisticado e geometria sóbria, a estampa xadrez é um essencial dos looks de inverno, incrementando qualquer combinação com muita versatilidade e estilo. Destaque no street style como uma das maiores tendências da temporada, o xadrez é uma daquelas estampas atemporais que nunca saem de moda e estão sempre prontas para fazer bonito nas suas combinações.

Bom, como foi possível perceber, motivos para usar a estampa é que não faltam, pois saiba que também são vários os tipos de xadrez. Do formal ao urbano, do romântico ao fashionista, existe ao menos um estilo feito para você! Vem descobrir tudo sobre eles e encontrar inspirações lindas para colocar em prática no seu dia a dia!

Xadrez tartan

Um dos xadrezes mais usados nos looks de inverno, o tartan surgiu na Escócia no século 3 e é a padronagem tradicional dos kilts escoceses. Nos anos 70, essa origem clássica ganhou doses generosas de rebeldia, com o tartan se tornando um dos símbolos da moda punk.

Entre a norma e a transgressão, a estampa é versátil e casa bem com os mais diversos estilos. A primeira dica para criar looks com o xadrez tartan é identificar quais cores estão presentes na peça escolhida. Por exemplo, se a sua calça xadrez é composta por mostarda, marrom e preto, esses mesmos tons podem estar presentes no resto do look, criando um conjunto super charmoso e invernal.

A estampa xadrez tartan também pode ser o ponto de destaque em um look mais básico, combinado a camisas brancas, jeans ou alfaiataria. O combo com jaqueta de couro é certeiro para quem flerta com o estilo rocker.

Confira 5 dicas de como usar xadrez!

Pied de poule

Mais um clássico do inverno, o pied de poule ganha os holofotes fashion no outono/inverno 2022 graças a sua versatilidade e capacidade de deixar qualquer look mais charmoso. A estampa, que lembra pequenos pés de galinha – inclusive, é daí que surge seu nome – se tornou um ícone do armário feminino graças às tendências de moda dos anos 30, que trouxe o pied de poule para incrementar os conjuntinhos de tweed.

Em peças como a minissaia, o colete de lã e o blazer, a estampa xadrez pied de poule é o favorito das fashionistas, que amam combinar a estampa a itens mais despojados ou trendy, como os coturnos de solado tratorado, as bolsas de matelassê, as camisas de manga bufante, as camisetas lisas e as peças neon.

Confira 5 dicas de como usar xadrez!

Xadrez argyle (losangos)

Caracterizada por losangos sobrepostos com linhas diagonais, o argyle é outro xadrez originário da Escócia que se tornou muito popular nos looks inverno. Seja em casacos, cardigans, suéteres ou coletes, a estampa traz um ar vintage imediato aos looks e tem tudo a ver com o estilo old money, tendência queridinha da Geração Z.

Se você também adora o estilo “herdeira anos 90”, combine sua peça xadrez argyle a minissaias plissadas, shorts de alfaiataria, camisas e tiaras. Já se a ideia é atualizar a estampa e deixá-la mais street, abuse dos jeans com detalhes puídos, peças em couro e calças cargo. Peças metalizadas ou bem coloridas também são apostas para usar muito!

Confira 5 dicas de como usar xadrez!

Príncipe de Gales

Com seus tons sóbrios, geralmente acinzentados, e linhas sóbrias, o xadrez Príncipe de Gales é o melhor amigo das peças de alfaiataria, perfeito para criar looks de trabalho estilosos em poucos minutos. Como o nome revela, o tecido faz referência Edward VII, príncipe de Gales que apostou tanto na elegante estampa a ponto de torná-la uma forte tendência da moda masculina da época.

Na hora de combinar, você pode tanto abraçar a essência formal da estampa xadrez, misturando-o a outras peças de alfaiataria bem tradicionais, como investir em versões repaginadas dos clássicos, como o terno com bermuda ao invés da calça ou o blazer cropped. Seja qual for a sua escolha, acessórios como o scarpin com amarrações no tornozelo e a bolsa puffer finalizam o look de um jeitinho chique-contemporâneo.

Confira 5 dicas de como usar xadrez!

Quadriculado urbano

Em versões que exploram a geometria e o quadriculado, a estampa xadrez ganha uma nova cara, muito mais urbana e contemporânea. Quer criar looks bem fashionistas? É só apostar no mix de estampas, unindo o xadrez ao poá, ao listrado ou aos mais diversos tipos de animal print.

Se você tem dúvidas sobre como misturar estampas, a dica é unir peças que tenham as mesmas cores, por exemplo, o infalível preto e branco. Assim, elas conversarão entre si, criando a ideia de um conjunto. A bolsa é uma ótima forma de trazer mais cor para o visual, enquanto o tênis é o par perfeito de quem não abre mão do conforto.

Confira 5 dicas de como usar xadrez!