Como combinar estampas: monte looks com estas 4 tendências

As peças de cores sólidas (como uma roupa toda azul, por exemplo) podem até oferecer uma gama de looks diversos e estilosos. Porém, se o assunto é sustentar um visual cheio de personalidade, adicionar uma estampa faz toda a diferença. Por isso, saber como combinar estampas ajuda a explorar as possibilidades do seu guarda-roupa.

Há diferentes estampas na moda que combinam com tudo, dependendo da proposta do look. Se você ainda não encontrou as suas favoritas, nossa lista com 4 estampas que estão em alta pode ajudar a criar composições para arrasar em qualquer ocasião!

Peças estampadas: por que usá-las?

Mesmo quem não é fã de um look estampado pode encontrar opções que combinem com o seu estilo. Afinal, há vários tipos de estampas disponíveis, cada uma com seu potencial de elevar o visual de diferentes formas. Elas têm o poder de adicionar personalidade e criatividade às roupas. 

Combinar estampas também é uma ferramenta fácil para criar um ponto de interesse na sua produção. Basta refletir sobre qual parte do look vai ser o “centro das atenções”. Por exemplo, se quer uma composição que valorize suas pernas, uma calça com a estampa é a pedida. 

Como criar um mix de estampas harmônico?

Seja qual for o seu estilo, existem diferentes formas de misturar estampas de um jeito interessante. Você pode optar por um visual mais chamativo ou por uma combinação mais sutil – a única regra é se sentir confiante no seu look. Aqui vão algumas dicas valiosas:.

Atenção à proporção

Equilíbrio é o segredo de como combinar estampas diferentes para ter um visual estiloso. Por isso, preste atenção às proporções para que tudo fique harmônico. Quer um exemplo prático e fácil de usar? Misture estampas pequenas e grandes ou faça um mix de um modelo gráfico com outro mais neutro. Essa dica também pode ser replicada em peças únicas, ou seja, agora você já sabe como combinar acessórios com vestido estampado sem deixar o look pesado.

Combine a paleta de cores

Outra dica eficiente é misturar faixa de tons para criar um look elegante e organizado. Xadrez e poá escuros se complementam, por exemplo. Na dúvida, tente optar por duas estampas diferentes na mesma cor e experimente combinações até encontrar um resultado que você adore.

Como combinar estampas: 4 tendências que estão em alta 

Do casual ao formal, há diversas opções que funcionam em todos os momentos. Quer saber como combinar estampas com as tendências da estação? Veja a nossa seleção a seguir.

Estampa geométrica

A estampa geométrica é super versátil e fácil de misturar com outras, das simples às mais criativas. Você pode misturar com outros modelos  para um visual bem moderninho, ou jogar com uma estampa floral para ficar mais romântica. 

Se você curte um look divertido e cheio de personalidade, uma boa aposta é o animal print, que adiciona um contraste interessante com o geométrico, que costuma ser mais neutro e sofisticado. Ah, e se quiser ousar ainda mais, tente misturar com texturas diferentes, como sapatos e bolsas de couro.

2. Estampa étnica

As estampas na moda ganharam holofote com a volta do estilo boho.Essa é a opção ideal para quem curte aquele visual “de humanas” com uma pegada chique, sabe? Ela fica incrível com outras estampas e padronagens que tenham cores ou texturas parecidas.

Se quiser que a estampa étnica seja a estrela do look, a dica é apostar numa peça oversized e combiná-la com tons neutros (ou seja, blusas ou calças que tenham o fundo claro) para complementar o visual.

3. Xadrez

Não é segredo que o xadrez é aquela padronagem clássica, que nunca sai de moda. Já que ela funciona em looks com diferentes propostas, o céu é o limite quando pensamos nas possibilidades de combinação.

Mas, como estamos falando de tendências, um estilo que voltou e vale a pena ficar de olho é o indie sleaze, que mistura a estética do rock e tem tudo a ver com xadrez. Uma boa ideia é escolher peças estampadas que casem com a proposta, como uma calça com palavras escritas. 

4. Pied de poule

O nome pode até parecer estranho para alguns, mas você com certeza já viu a charmosa pied de poule em algum look sofisticado por aí. Em francês, quer dizer “pé de galinha”, e esse tipo de estampa é muito usado em peças de alfaiataria do estilo preppy.

Para dar um toque fashionista nas composições com pied de poule, uma boa dica é criar um efeito chamado pattern clash (ou choque de padronagens, em tradução livre), que nada mais é do que misturar duas peças similares em cores diferentes.

Gostou das nossas dicas de como combinar estampas? Além de pensar nas peças, os acessórios também precisam ficar harmônicos no visual. Por isso, aproveite para dar uma olhada nessas dicas de como combinar roupas e acessórios.