Conjunto de alfaiataria colorida: como usar a tendência?

Terninho, blazer, calça social… Chame como preferir, fato é que o conjuntinho hit dos anos 80 ressurge agora com modelagens amplas e cores vibrantes. Diretamente dos escritórios das girls bosses dos anos 80 (com os ternos criados por um tal estilista italiano) para os guarda-roupas das celebridades mais descoladas de hoje, os conjuntos de alfaiataria reaparecem como tendência do inverno 2022. Agora, porém, o shape sequinho e os tons sóbrios dão lugar a modelagens retas, ultramodernas, e cores chamativas.

Conjuntos de calça reta e blazer alongado de seis botões, como os da nova coleção da Renner, disponíveis nas cores verde, azul, amarelo e vermelho, são versáteis e vão do trabalho à festa passando pelo happy hour com amigas. Curtiu? Então entenda como usar.

Como usar alfaiataria colorida?

Primeiro, importante dizer que foi-se o tempo em que alfaiataria se resumia a ambientes corporativos, sérios. Hoje, ela vai do trabalho casual à festa, passando por um almoço entre amigas. Sim, a moda de agora dispensa rótulos. Quer ver? 

Para um visual mais sério, aposte no combo tradicional de conjunto de calça e blazer + camisa branca e sapatos de salto. Aqui, escarpins de bico fino garantem o visual clássico à prova de erro. A escolha da cor fica por sua conta, mas dá para dizer que vermelho é sinônimo de poder.

O mesmo conjunto sem a camisa, só com um top por baixo e decotão do blazer à vista, vai tranquilamente para uma festinha. Batom vermelho, brincos grandes e aneis exagerados complementam a produção. Sexy que fala!

Prefere uma vibe mais esportiva? Então vamos de conjunto verde ou azul combinado a camiseta branca ou com uma mensagem legal. A dica é deixar o blazer aberto e, nós pés, apostar em tênis – os brancos sempre funcionam, mas vale arriscar até modelos mais esportivos. 

História

A alfaiataria, de modo geral, é um tipo de corte que nasceu no guarda-roupa masculino e integra o guarda-roupa das mulheres desde o século XIX. Elegância e tecidos refinados são suas principais características. Já o terno, especificamente, tornou-se símbolo do poder feminino desde que começou a ser usado pelas mulheres do movimento sufragista, em 1910, e passou a integrar coleções de grandes maisons francesas nas décadas seguintes.

Mas, se antes suas cores eram sóbrias e neutras, hoje elas são vibrantes e quentes.

Dica de styling para usar alfaiataria

Usar o blazer como vestido, junto de mocassim preto de sola tratorada e meia curta ou botas no joelho, funciona superbem também, e foge do óbvio. 

Por fim, capriche nos acessórios: brincos e correntes fazem o contraponto feminino/masculino da produção. E nem precisa dizer que a calça de alfaiataria sozinha combina com absolutamente tudo: camisa, camiseta, jaqueta, casacão, tricô… Ufa!

Vale ainda comprar dois conjuntos e misturar as cores da calça e do blazer para um visual totalmente fora do óbvio. Curtiu? Vem saber mais sobre combinação de cores aqui.