Confira cuidados com a pele no inverno para se proteger no frio!

Mulher vestindo um blusa de frio de tricô

É oficial:  já pode tirar os casacos do armário, pois o frio chegou! Apesar de ter seus fãs assíduos, esta temporada é uma época delicada para a pele, especialmente se você sofre de ressecamento. Por isso, redobrar os cuidados com a pele no inverno é fundamental.

A explicação é simples: o vento frio captura a umidade da pele, deixando-a seca, com coceira e irritável. Se você notar algum problema, não hesite em procurar um dermatologista, que pode sanar todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Mas, como prevenir é melhor do que remediar, criamos um guia de cuidados com a pele no frio, detalhando quais produtos e hábitos você precisa adicionar à sua rotina para ficar com a pele radiante até mesmo nos dias de baixa temperatura. Vem ver!

Cuidados com a pele no inverno que fazem toda a diferença

O frio pode prejudicar a pele, mas, com os cuidados adequados, isso pode ser evitado. Listamos uma rotina de cuidados com a pele no inverno com dicas que vão deixá-la incrível!

Continue usando protetor solar no frio 

Quando o assunto é cuidado com a pele, sempre surge aquele grupo de pessoas que só se lembram do protetor solar quando vão à praia. E se a gente contar que os raios solares podem trazer danos até mesmo dias nos nublados de frio? Especialmente o rosto, que está mais exposto, requer atenção reforçada nos cuidados com a pele no inverno

Por isso, uma das melhores dicas de skincare é sempre manter um filtro solar dentro da bolsa. É simples: basta aplicar uma quantidade generosa antes de sair de casa e reaplicar a cada 2 horas.

Mulher aplicando protetor solar

Aposte em ativos que protegem a pele

No mundo do skincare, chamamos de ativos aquelas substâncias presentes nos cosméticos que trazem benefícios à pele. Na sua rotina de cuidados com a pele no inverno, aposte em produtos  que contenham os seguintes ingredientes:

  • Ácido hialurônico: reduz rugas e linhas de expressão, também causadas pela baixa umidade do inverno, que resseca a pele. O Aplique o sérum de ácido hialurônico é presente, principalmente, em séruns e máscaras. No caso do primeiro, o recomendado é aplicar, diariamente, na pele limpa antes de usar o seu hidratante. Já as máscaras podem ser usadas uma vez por semana.
  • Vitamina C: antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e a proteger o rosto ressecado. Há produtos que são ricos nessa vitamina, como sérum e máscaras, mas também é possível encontrar vitamina C concentrada própria para aplicação na pele do rosto.
  • Retinol: reforça o tratamento contra rugas e linhas de expressão, resultantes do frio, e aumenta a produção de colágeno na pele. Também deve ser aplicado antes da etapa da hidratação, mas é recomendável utilizá-lo uma vez por semana, para evitar a sensibilidade.

Produtos com ativos que protegem a pele

Atenção para as demais áreas do corpo

Tudo bem, quando falamos em skincare de inverno, é comum logo pensar nos produtinhos para o rosto. Aqui vai uma dica de ouro: as outras áreas do seu corpo também precisam de um pouco de atenção.

  • Use um hidratante para o seu tipo de pele: o ar seco e frio interfere na hidratação da pele do rosto e do corpo todo. Para se proteger  do ressecamento, os cuidados no inverno exigem bons hidratantes faciais e corporais. Ah! Evitar água quente no banho também ajuda bastante na hidratação, viu?
  • Cuide dos lábios: esta região também sofre com o frio e pode ficar ressecada e rachada no inverno, independentemente se você tem lábios carnudos ou não. Por isso, entre nossas dicas de cuidados com a pele no inverno, está sempre ter um lip balm na sua nécessaire. Você pode aplicá-lo várias vezes ao dia, de acordo com a sua necessidade.
  • Dê atenção para a pele embaixo dos olhos: assim como os lábios, a região abaixo dos olhos é bastante vulnerável ao ressecamento causado pela pelas baixas temperaturas. Aplicar um produto hidratante para esta área sempre que estiver ressecada é uma boa alternativa para proteger a pele.
  • Não se esqueça das mãos: esta é outra região da pele normalmente afetada pelo frio. Para evitar ressecamento e rachaduras, use um creme para mãos sempre que sentir que elas estão secas. 

Produtos para os cuidados da boca, região dos olhos e mãos

Considere usar uma máscara de argila eventualmente 

Com tantas técnicas de skincare que combinam produtos diferentes, como o skin cycling, apostar em um só produto também pode transformar os seus cuidados com a pele no frio. Por isso, não poderíamos deixar de fora um dos maiores destaques de skincare quando o assunto é limpeza profunda da pele: a máscara de argila. Esta substância absorve as impurezas da pele e, de quebra, é um ótimo hidratante.

Ela pode ser usada uma vez por semana, para dar aquela renovada no rosto. Não tem mistério: basta aplicar o produto no rosto limpo, deixar agir por cerca de 10 a 15 minutos e removê-lo com água morna. Sua pele vai agradecer pelo detox!

Hábitos que influenciam na pele

  • Beber água: como o frio tende a causar ressecamento, caprichar na hidratação é indispensável na sua rotina de cuidados com a pele no frio. Por isso, pode acreditar: manter a sua garrafinha por perto e bater aquela meta de consumo de água por dia vai fazer milagres com a sua pele. 
  • Alimentação: como você viu, a vitamina C é um ótimo ativo para manter em dia a rotina de cuidados com a pele no inverno. Além dos cosméticos, manter na sua lancheira alimentos ricos nessa substância, como batata, pimentão, espinafre, laranja, morango e limão, faz toda a diferença.

Anotou esses cuidados com a pele no inverno para ficar linda em todas as estações? Então fica outra dica: os cabelos também podem sofrer com a queda da temperatura dos climas frios. Por isso, aproveite para conferir estas dicas de cuidados com o cabelo no inverno.