Cuidados com a pele no inverno: 8 dicas de skincare para se proteger no frio

Está sentindo esse clima? Isso mesmo, já pode tirar os casacos e edredons do armário, pois o inverno chegou! Apesar de a estação ter seus fãs assíduos (quem não concorda que as pessoas se vestem bem no frio?), esta temporada é a pior época para a nossa pele, especialmente se você sofre de ressecamento. Por isso, é muito importante redobrar os cuidados com a pele neste período.

A explicação é bem simples: o vento frio captura a umidade da pele, deixando-a seca, com coceira e irritável. Embora essa situação seja bem desagradável, não precisa se preocupar, pois, com uma boa rotina de skincare para o inverno, é possível ter uma pele lisa e brilhante mesmo nas baixas temperaturas

Quer saber como manter aquela aparência de milhões durante esta estação? Confira o nosso guia de 8 dicas com alguns cuidados com a pele na estação mais fria do ano. Aqui, detalhamos quais são os produtos específicos que você deve usar para cuidar bem do seu corpo. Vem ver!

Guia de cuidados com a pele durante o inverno 

 1. Use um gel de limpeza hidratante

Se você sofre de ressecamento na pele, já deve estar acostumada: à medida que a temperatura cai, a pele logo sente a queda de umidade. Portanto, para ficar longe daquela pele seca e sem saúde, o ideal é investir em um  gel de limpeza que também funcione como hidratante facial para auxiliar na renovação das células.Outra dica importante é sobre a frequência de limpeza. Para manter a pele livre de impurezas, o ideal é limpá-la duas vezes ao dia – de manhã e à noite. Ah! Evite banhos muito quentes para não provocar ainda mais ressecamento.

2. Aposte no ácido hialurônico

Como os ventos frios podem causar ressecamento, outra opção para manter a pele hidratada é adicionar ácido hialurônico à sua rotina para ter resultados incríveis. Como essa substância ajuda a preservar a barreira de proteção da pele, a defesa contra a mudança de temperatura se torna ainda maior.

Essa substância pode ser encontrada diluída em diversos produtos de skincare ou concentrada em forma de sérum, por exemplo. Aplique duas vezes por dia sempre após a limpeza facial.

3. Adicione retinol à sua rotina de skincare

O retinol, derivado ativo da vitamina A, pode até ser um desconhecido para os leigos em skincare, mas acredite: incorporá-lo à sua rotina de cuidados faz toda a diferença. Essa substância aumenta a renovação celular, regula a oleosidade e uniformiza a pele. 

Como ele prepara a pele para outros tratamentos, a dica é usá-lo depois da limpeza facial e antes da hidratação. Mas lembre-se: é muito importante lavar o rosto pela manhã, mesmo se utilizado na noite anterior, e usar um protetor solar no dia a dia.

4. Continue usando protetor solar

Por falar em protetor solar, você sabia que este produto tem muito a oferecer até mesmo no inverno? Isto porque a nossa pele pode ser danificada pelos raios UV durante o ano todo. Então, nada de guardá-lo na gaveta até o próximo verão!

5. Considere usar uma máscara eventualmente

Para prevenir o ressecamento da pele durante o inverno, um ótimo aliado à sua rotina de skincare é a máscara de argila. Além de retirar as impurezas, acalmar manchas e esfoliar a pele, ela também garante aquela hidratação indispensável da pele – já que a umidade é mais baixa nessa época. 

Utilize a máscara até duas vezes por semana, para peles normais e oleosas, e uma vez, para peles secas.

6. Adicione a vitamina C ao dia a dia

Quem é adepto do skincare, certamente já conhece os benefícios da vitamina C – e ela funciona de forma bem eficaz no frio. Atua ainda como um complemento ao protetor solar, ajudando a bloquear os raios solares que não são totalmente filtrados por ele. Além disso, melhora a pigmentação da pele, o que ajuda a aumentar a produção de colágeno, deixando aquela aparência bem saudável e impecável. Você pode aplicar a vitamina C após a limpeza da pele e junto ao hidratante facial.

7. Cuide dos lábios e da pele embaixo dos olhos 

Quando o assunto é clima seco, não é mistério que os lábios são a parte do rosto que sofre mais rapidamente com o problema.Por isso, apostar no uso regular do lip balm é super importante para manter a hidratação dos lábios em dia. 

Outra parte do rosto que não pode ser esquecida é a pele que fica embaixo dos olhos. Quando estamos muito cansados ou desidratados, podemos apresentar bolsas que deixam a aparência envelhecida e nada saudável. Por isso, um creme para olhos também precisa estar sempre na sua nécessaire durante o inverno. Massageie a região com um rolo de jade, que proporciona alívio imediato e melhora a circulação da pele.

8. Manteiga corporal para cuidados com a pele

Por fim, uma rotina completa de skincare não se limita somente ao rosto – é importante cuidar da pele inteira. Para manter em dia nossa barreira protetora no frio, um produto vai ser seu melhor amigo: a manteiga corporal, que contém óleos essenciais para deixar a pele macia e saudável. Como se trata de um produto concentrado, a hidratação é garantida. Aplique sempre após o banho, ainda com a pele úmida, para potencializar a absorção.

Agora, pode apostar que você vai estar pronta para encarar o inverno sem preocupações e com a pele linda. Confira o guia de skincare no inverno que preparamos especialmente para você para saber ainda mais sobre cuidados com a pele.