Pincéis de maquiagem: guia prático para limpar os seus

Aplicar a make e ostentar aquele visual maravilhoso é a parte mais divertida e gratificante de se maquiar. E limpar pincéis de maquiagem é uma tarefa indispensável, já que não cuidar bem das suas ferramentas pode ser um obstáculo para ter bons resultados, além de ser prejudicial à saúde.

Mas, vamos falar a verdade: higienizar seus pincéis é quase como frequentar a academia – é necessário ter força de vontade, mas, depois de terminar a tarefa, vem aquela satisfação por ter cumprido esse dever. E, claro, é necessário usar as técnicas corretas para garantir o melhor resultado.

Se você ainda não sabe qual é o jeito certo de limpar seus pincéis de make, não se preocupe: separamos dicas simples para que seu kit fique novo em folha, após uma boa higienização. Confira a seguir!

Por que precisamos limpar os pincéis de maquiagem?

Antes de mais nada, é preciso entender por que a limpeza dos pincéis de maquiagem é necessária. Quando sujos, eles podem causar danos à sua pele, pois o uso diário acumula sebo, impurezas, poluição, poeira, acúmulo de produtos e células mortas da pele que podem incluir bactérias nocivas para a saúde – não há skincare que dê jeito.

Além disso, você pode até ter os melhores pincéis mas, se eles estiverem sujos e com resíduos de maquiagem, o resultado final será comprometido, já que o acúmulo de produto pode afetar o formato do pincel, bem como sua capacidade de absorver e depositar pigmentos na pele. Não limpá-los regularmente afeta a qualidade de aplicação da make.

Pense da seguinte forma: cuidar dos pincéis de maquiagem é como investir em um bom conjunto de facas de cozinha. Ou seja, conservar bem suas ferramentas faz com que elas durem mais e sejam mais eficientes.

 

Pincéis de maquiagem: como limpar corretamente?

Embora as formas de higienizar seus pincéis sejam simples e sem mistérios, é comum que haja dúvidas sobre o processo. Portanto, algumas dicas simples fazem toda a diferença para garantir que suas makes continuem impecáveis e sua pele fique saudável. Vem ver!

1. Limpeza profunda de pincéis com sabonete e shampoo neutro

Crie uma mistura de um pouco de sabonete líquido antibacteriano, com shampoo neutro e água fria ou morna (também é possível usar detergente). Uma dica interessante é incluir um pouco de azeite nesta mescla para ajudar a dissolver as impurezas mais facilmente – mas sem exageros na quantidade.

Agite levemente o pincel molhado na mistura, enxaguando e mergulhando novamente até que as cerdas estejam totalmente limpas. Depois, enxágue com água corrente e tire o excesso cuidadosamente para não puxar as cerdas.

Antes de secar, uma boa dica é remodelar seus pincéis usando a palma da mão e os dedos para que volte à sua forma original. Para facilitar o processo, é recomendável deixá-los em um ambiente com baixa umidade. Portanto, o banheiro não é a melhor escola.

2. Limpeza rápida com higienizador de pincéis

Caso você tenha pouco tempo entre uma utilização e outra dos seus pincéis, a dica de ouro é aplicar um limpador específico para esterilizaras cerdas e se livrar dos resíduos de maquiagem (até durante a mesma make). É só borrifar um pouco e esfregar o objeto suavemente em um lenço de papel, removendo o excesso de produto. Depois, deixe o pincel secar sobre uma toalha limpa.

 

3. Higienize as esponjinhas também

Claro, não são só os pincéis que precisam ser higienizados – as esponjas também merecem atenção. Para limpá-las, esprema suavemente sua esponja em água corrente até que esteja totalmente molhada. Se você estiver usando um sabonete em barra, basta esfregá-las na mão até fazer espuma. Já para quem prefere usar sabonete líquido ou shampoo neutro, aplique uma pequena quantidade diretamente na esponja e esfregue-a com as mãos. Depois, esprema e enxágue bem até que a esponja esteja limpa. Em seguida, deixe secar naturalmente.

Erros comuns para evitar na hora de limpar os pincéis de maquiagem

1. Mergulhar os pincéis na água

Encharcar os cabos danifica e dissolve a cola usada entre eles e as cerdas, podendo prejudicar a durabilidade do item.

 2. Usar água fervente

A água muito quente também pode afetar a ligação entre as cerdas e o cabo e causar descolamento. Portanto, água morna sempre é a melhor opção.

3. Secar de forma inadequada

Evite secadores de cabelo e dê tempo suficiente para que seus pincéis sequem naturalmente. As cerdas maiores, em especial, nem sempre secam durante a noite quando faz frio.

4. Não ter uma rotina regular para limpar seus pincéis de maquiagem

A limpeza de seus pincéis deve acontecer, no mínimo, uma vez por semana. Para os principais (aplicadores de base, pó e blush por exemplo), o ideal limpá-los a cada 2 ou 4 dias. 

Quando você limpa regularmente, seus pincéis serão muito mais fáceis e rápidos de limpar – e sua pele também agradecerá.

Seguindo essas dicas, pode ter certeza de que sua rotina de maquiagem será muito mais eficaz – e os resultados, ainda melhores. A propósito, confira nosso passo a passo para fazer uma make clean para o dia a dia.