Se você é uma praticante apaixonada de yoga, provavelmente já notou os benefícios desta prática milenar – sua qualidade de vida pode estar muito melhor. Entretanto, se é uma pessoa curiosa sobre os benefícios da yoga para iniciantes, deve ter percebido que justificativas como “aumentar o fluxo de prana” ou “trazer energia pela espinha” podem não ser tão convincentes.
A prática da yoga demanda uma quantidade significativa de tempo se concentrando na respiração e alongando o corpo intencionalmente, o que permite que você relaxe. Algumas pessoas procuram a atividade para aliviar o estresse geral. Outras querem uma atividade poderosa que aumenta a força, a resistência e a flexibilidade.
Seja qual for a motivação, a ciência já relata que as vantagens de praticar yoga são inúmeras e podem ser percebidas logo após as primeiras aulas, mesmo entre os níveis mais básicos, proporcionando um bem-estar sem igual. Por isso, listamos 5 benefícios da yoga simples de entender, além de dicas para começar e como se vestir para esta atividade. Vem ver!
Yoga para iniciantes: 5 benefícios da atividade para corpo e mente
Fazer yoga é uma forma de autocuidado que oferece diversos benefícios para o corpo e a mente em pessoas de todas as idades, especialmente as que estiverem com dor nas costas ou outras condições específicas. Conheça 5 benefícios da yoga abaixo:
1. Aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e a força do corpo
Não é novidade que as posições da yoga alongam os músculos. As posturas em pé tonificam a parte inferior do corpo. Já as inversões fortalecem a parte superior – e, claro, todas exigem bastante equilíbrio.
2. Melhora a postura do corpo
Diversas posições de yoga ajudam a fortalecer os músculos centrais do abdômen e das costas, proporcionando uma melhor postura – o que, na prática, significa evitar dores e outras complicações.
3. Alivia o estresse e a ansiedade
Yoga envolve exercícios respiratórios que forçam você a prestar atenção à sua respiração. A respiração profunda pode ajudá-lo a relaxar quase instantaneamente, o que pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.
4. Previne dores na lombar
Se você quer enriquecer sua qualidade de vida, a yoga é a prática que falta no seu dia a dia. Afinal, praticá-la por vários meses pode aliviar dores crônicas na lombar, melhorando o seu funcionamento.
5. Melhora a rotina de sono
Já é fato para a ciência que a yoga é muito eficiente para melhorar a rotina de sono, especialmente idosos, pessoas com artrite e gestantes. E, claro, dormir melhor é fundamental para viver com bem-estar.
Como começar a praticar yoga?
Antes de mais nada, é preciso entender que existem muitos estilos diferentes de yoga, como hatha, vinyasa e ashtanga – cada qual com seu propósito. Mas, se você é nova na prática, uma aula de hatha pode ser uma boa sugestão, já que é suave e ensina poses simples, que são a base para outras modalidades.
Se você não tem certeza por onde começar, fazer aulas de yoga experimentais para se familiarizar com os diferentes tipos de práticas pode ser uma ótima opção, seja para praticar em casa ou presencialmente. De qualquer forma, esta aula deve introduzir o passo a passo das posições de yoga para iniciantes. Assim que estiver confortável com essa primeira etapa, pode avançar o nível da atividade.
No início, você não apenas aprenderá termos comuns em sânscrito e o que significam, mas também se familiarizará com técnicas de respiração e o uso de itens como blocos e cinto.
Se possível, cogite agendar uma sessão individual com uma professora de yoga certificada, pois ela é capaz de ajudá-la a adaptar as poses às suas necessidades e objetivos específicos. Um tutor é treinado para perceber desequilíbrios em seu corpo e fazer recomendações sobre onde você deve concentrar mais equilíbrio e força.
Quanto à frequência, não há resposta certa – depende do seu cronograma de exercícios e objetivos. Praticar uma vez por semana é o suficiente para obter benefícios, mas, caso queira ser mais avançada na atividade, praticar duas ou três vezes por semana pode ser uma boa ideia.