Fios saudáveis no frio: Como cuidar dos cabelos no inverno

Não é difícil entender por que a estação mais fria do ano tem seus fãs assíduos. Afinal, é verdade que a gente tende a se vestir melhor nos dias de baixas temperaturas. Além disso, num país tropical, um hiato do calor intenso dá uma sensação de alívio, não é mesmo? Por outro lado, a típica baixa umidade combinada com os ventos gelados torna necessário entender como cuidar dos cabelos no inverno.

Felizmente, com algumas dicas práticas que podem ser adotadas facilmente no dia a dia, é possível manter aquele cabelão de comercial de shampoo e desviar dos danos que o frio pode trazer às madeixas. Por isso, listamos 8 dicas para cuidar do cabelo no inverno e manter brilho e maciez nos fios. Vem ver!

Cabelo saudável no frio: 8 dicas para cuidar do cabelo no inverno

1. Use uma proteção para os cabelos

Não é só a pele que precisa de proteção contra o frio no inverno. Na estação, os ventos gélidos podem retirar a umidade dos fios, por isso, cogite cobri-los com alguma peça protetora, como um chapéu ou um gorro. Dessa forma, é mais fácil evitar que os fios fiquem secos e quebradiços.

2. Apare as pontas regularmente

Mesmo que você queira deixar o cabelo crescer, é ideal dar uma aparadinha nas pontas a cada quatro a oito semanas. Isto é útil para se livrar das pontas duplas e secas e ajuda a manter os fios com aquela aparência saudável e impecável por todo o comprimento

 

3. Tome banho frio ou morno

Tudo bem, a gente entende: é relaxante e intuitivo querer se jogar num banho quente que mais parece uma sauna naqueles dias bastante frios. Mas, mesmo que um chuveiro escaldante pareça uma boa opção, a água em altas temperaturas elimina a umidade do cabelo – o que o torna quebradiço e frágil. Por isso, a melhor sugestão é lavar os cabelos com água morna e enxaguá-los com água fria.

 

4. Tenha cuidado com os modeladores de calor

Quando o assunto é cuidar do cabelo no inverno, manter a umidade dos fios é a regra primordial. Por isso, evitar o uso de secadores e chapinhas, que podem ressecar as madeixas, é sempre um bom caminho. Não é necessário abandoná-los completamente, no entanto. Uma boa dica é esperar que os cabelos fiquem úmidos antes de usar esses utensílios, para que o tempo de exposição ao calor seja o menor possível. Ah! Um produto com proteção térmica faz toda a diferença também.

5. Evite sair de casa com o cabelo molhado

O cabelo molhado é mais vulnerável a danos do que o cabelo seco. Andar ao ar livre no inverno com a cabeça molhada pode fazer com que os fios fiquem quebradiços num piscar de olhos. Embora a secagem natural seja melhor, é melhor usar um secador do que sair ao ar livre e correr o risco de deixar os cabelos danificados.

 

6. Evite lavagens frequentes

Se você é daquelas que lavam o cabelo todos os dias, talvez seja hora de reavaliar sua rotina. Lavar demais o cabelo retira os óleos naturais que ajudam a mantê-lo hidratado e protegido – e isto é especialmente ruim no inverno, quando essas substâncias são muito necessárias. Outra dica de ouro é substituir os shampoos e condicionadores convencionais pelas opções livres de sulfatos, parabenos e petrolatos, como o shampoo em barra, e finalizar com um leave-in.

Uma boa sugestão é tentar estender o tempo entre as lavagens o máximo possível. Em outras palavras, lave apenas quando julgar necessário. O ideal é testar diferentes intervalos e observar qual frequência funciona melhor para o seu tipo de cabelo. Para ajudar nessa tarefa, um shampoo a seco é um ótimo aliado, pois dá aquele “truque” para manter a boa aparência e a higiene dos fios.

7. Aposte em um umidificador de ar

Pode até parecer uma dica peculiar, mas manter por perto um umidificador de ar faz toda a diferença na saúde dos fios – afinal esse utensílio é um braço direito para evitar que os cabelos fiquem secos. Os umidificadores ajudam a reidratar o ar para manter suas madeixas brilhantes e sedosas.

8. Faça um cronograma capilar

Qualquer pessoa que já buscou “cuidados com o cabelo em casa” nos sites de busca ou redes sociais já deve ter se deparado com o conceito de cronograma capilar – que já faz parte do dia a dia de várias influenciadoras de beleza.

Como já abordamos anteriormente aqui no blog Estilo Renner, essa rotina de cuidado com os cabelos pode ser dividida em três etapas: hidratação capilar (repõe água), nutrição (repõe os nutrientes) e reconstrução (restaura a fibra capilar e fortalece o fio) – cada uma atua no tratamento capilar de forma específica e de acordo com as necessidades do momento. Basta marcar na sua agenda os dias específicos para fazer cada fase.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, do liso ao cacheado, e o que muda de um para o outro é a sequência de tipos de máscaras utilizadas no dia do tratamento. Ah, e é fundamental fazer uma pausa de pelo menos 48 horas entre um tratamento e outro, para não sobrecarregar os fios e os ativos penetrarem efetivamente no cabelo.

Por falar em cronograma capilar, escolher os produtos ideais para suas necessidades é ideal para entender como cuidar dos cabelos no inverno. Que tal conferir essas dicas para escolher a máscara certa?