Look com alfaiataria: dicas para montar um visual casual

Quando pensamos em um look com alfaiataria, é comum que a primeira imagem que venha à mente seja de um visual com tons sóbrios, corte impecável e estilo super formal. Claro, esta impressão não é à toa. Esse tipo de costura, tradicionalmente associada ao status, teve origem na baixa idade média, quando a burguesia europeia começou a se vestir como a nobreza numa tentativa de ascensão social. 

Por outro lado, a moda é sobre reinventar e quebrar regras constantemente. Nesse contexto, já é passado pensar que um belo blazer ou uma linda calça de alfaiataria não funcionam em situações sociais. Aliás, combinar peças de alfaiataria com itens despojados oferece um resultado descolado e autêntico.

Ainda não tem certeza do potencial versátil de incorporar roupas de alfaiataria ao seu guarda-roupa? Então confira essa lista de dicas de looks de alfaiataria em propostas casuais!

Look com alfaiataria: montando um look casual para diferentes ocasiões

1. Look com blazer de alfaiataria

Para montar um look casual com blazer, comece escolhendo as camadas iniciais com uma proposta descontraída. O ideal é apostar em materiais leves, como algodão, viscose e linho, além de modelagens soltinhas que deixam o visual despojado e vão contrastar com o estilo estruturado da alfaiataria.

Se você tem um blazer preto clássico no seu guarda-roupa e quer vesti-lo para um evento casual, uma ótima ideia é se jogar no estilo rock, combinando com camisa de banda de cor contrastante, short jeans com puídos, tênis cano médio e óculos de sol. Vamos falar a verdade: é quase impossível passar despercebida com esse visual superestiloso e cheio de personalidade.

Mas, claro, não é necessário ir ao extremo do despojado para dar um toque casual à alfaiataria. Uma ótima opção é apostar em um blazer estampado e de cores claras, que quebram aquela formalidade convencional da peça. Para combinar, é só seguir a proposta de contrastar o estruturado com o soltinho. 

Por que não adicionar uma blusa em viscose com modelo de calça jeans wide leg, que, por si só, já dá uma cara bem descolada para qualquer look? Por fim, escolha uma bolsa de cor vibrante que combine com a paleta. Ah, o sapato loafer é uma escolha ótima por estar no limiar entre o formal e o casual.

2. Look com calça de alfaiataria

A calça de alfaiataria é uma das opções mais versáteis para adicionar ao seu guarda-roupa – afinal, o céu é o limite quando o assunto é combinar looks com esta peça. Seja para um visual hi-lo, cada vez mais em alta, ou para uma proposta um pouco mais formal, esse item é indispensável no armário de qualquer mulher cheia de estilo.

Assim como no caso dos blazers, para produzir bem um look casual com calça de alfaiataria, faz toda a diferença apostar nos acessórios certos e em peças despojadas para quebrar a formalidade do visual.

Se você deseja um look bem ousado e estiloso, sem medo de chamar a atenção, comece com uma calça de alfaiataria preta – uma boa ideia é apostar numa modelagem mais ampla, que dá uma cara mais moderna para a peça clássica. Adicione uma blusa estampada (por que não um animal print para dar aquele ponto de destaque?) e combine com botas chelsea pretas. De acessórios, um colar de corrente e uma bolsa transversal são ótimas escolhas para criar um visual  street style.

Claro, nem só de cores vibrantes vivem os looks com peças de alfaiataria. Outra proposta bem casual é apostar em cores pastel, se você deseja aquele visual bem delicado e romântico. Para isso, uma calça de alfaiataria em cores claras é uma ótima primeira camada, já que é uma peça fácil de ser combinada. 

A partir dela, comece a pensar em peças menos estruturadas como uma blusa cropped com volume para brincar com proporção, e um tênis com detalhes coloridos para dar aquele toque despojado ao visual. Por fim, uma bolsa com alça de corrente  para finalizar o  look.

Gostou das nossas dicas de look com alfaiataria em propostas casuais? Então também vai curtir essas dicas de conjunto de alfaiataria colorida que separamos para você se inspirar!