Alfaiataria desconstruída: looks para entender a tendência

Imagem com fundo marrom, com uma mulher usando uma calça de alfaiatariareta amarelo claro, umsa sandália de salto baixo e uma blisa de manga longa com detalhe de babado no punho na cor amarelo claro

Quando você pensa em uma combinação de blazer e calça estruturada, qual é a primeira proposta que vem à cabeça? É provável que tenha imaginado uma composição com uma pegada mais conservadora, como um look para escritório, mas a tendência de alfaiataria desconstruída veio para mostrar que esse conjunto de roupas pode ser muito mais descolado e criativo do que você imagina.

Se ainda não tem familiaridade com essa trend e está curiosa para saber o que é e como usar, esse é o seu momento! A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre os looks com alfaiataria em propostas nada óbvias e mostramos 4 combinações para se inspirar.

O que é alfaiataria desconstruída?

Embora seja popular ainda hoje, as peças de alfaiataria estão longe de ser novidade na moda. Enquanto este conceito surgiu no fim da Idade Média, os primeiros blazers – uma das roupas mais tradicionais do estilo – foram criados no século XIX, na Inglaterra, e se chamavam assim devido à sua coloração avermelhada, que remete à palavra “brasa”, no inglês.

A peça, que servia apenas para os homens, gradualmente se tornou mais democrática e foi incorporada no guarda-roupa feminino alguns anos depois, passando por várias combinações que definiram a história da moda, como os tailleurs (mistura de blazer e saia de alfaiataria).

Foi apenas na década de 1980, com a popularidade das peças oversized, graças ao sucesso da cena fashion do hip-hop, que as silhuetas de alfaiataria passaram por mudanças, e novos modelos começaram a surgir, como os blazers alongados. Atualmente, essas peças podem ser encontradas em uma variedade de modelos, como slim e cropped – o que chamamos de alfaiataria desconstruída.

4 looks femininos e masculinos com alfaiataria desconstruída para se inspirar

Se você curte peças de alfaiataria numa proposta um pouco mais despojada, pode se interessar pelas 4 combinações a seguir.

1. Camiseta estampada + calça de alfaiataria

Uma das formas mais fáceis de vestir um look de alfaiataria desconstruída é misturar elementos com uma pegada despojada para equilibrar a “sobriedade” do visual. Camisetas estampadas, como as de bandas de rock, colares de corrente e óculos de sol dão um toque descolado para uma combinação clássica com calça de alfaiataria e blazer oversized, mais contemporâneo e casual.

  1. Mix de estampas

Como as peças de alfaiataria são estruturadas, você também pode apostar no contraste entre silhuetas e adicionar uma peça fluida e com movimento, como uma blusa cropped em viscose. Mix de estampas, peças com modelagens modernas, como a calça pantalona, e tênis casuais também são ótimas sugestões para equilibrar o visual.

  1. Regata e bermuda

Os looks masculinos com alfaiataria desconstruída podem parecer mais minimalistas, mas dá para adicionar uma dose extra de estilo com algumas pequenas edições. Em vez da combinação clássica de paletó, calça e gravata, experimente a modelagem super slim do blazer, mais acinturada, exibindo uma regata branca por baixo (alerta tendência) e uma bermuda. Um tênis de cano médio também funciona bem nesta proposta.

  1. Camisa polo + calça de alfaiataria 

Para quem curte um look de alfaiataria desconstruída e colorida com uma pegada esportiva, outra sugestão é substituir a tradicional camisa por uma blusa polo e apostar numa calça com tecidos menos convencionais, como o viscolinho, que adiciona movimento ao visual. Para combinar, um par de mocassins e um relógio casual dão um resultado harmônico e descolado.

Gostou dessas sugestões de looks de alfaiataria desconstruída? Então temos outra dica que você vai curtir: misturar essas peças com calça jeans também funciona bem. Confira algumas sugestões de visuais no link!