Semanas de moda: conheça o estilo das fashionistas de NY, Londres, Milão e Paris

Quem trabalha com/ama/acompanha moda sabe que os meses de setembro e outubro são especiais. Isso porque neles ocorrem as principais semanas de moda do mundo – que, acredite, influenciarão muito do que iremos vestir nos próximos tempos. Inspirações de modelagem, styling e comportamento vêm tanto de dentro das passarelas quanto das portas dos desfiles.

Sim, senhoras e senhores, o street style segue em alta, mais importante do que nunca ao mostrar nas ruas o que as telas das redes sociais já anunciam há tempos. Sobretudo neste período pós-pandêmico, ficar de olho no que as fashionistas estão vestindo por aí diz muito sobre o que esperar das tendências daqui em diante. Abaixo, compartilhamos um calendário dos desfiles e, também, um pouco do estilo das fashionistas das capitais da moda para você se inspirar. Vem conferir!

Mas qual o calendário das semanas de moda?

A Semana de Moda de Copenhague, nova no calendário, foi a primeira, e aconteceu de 8 a 12 de agosto. Agora, as fashionistas acabam de deixar a Semana de Moda de Nova York Verão 2023, que ocorreu de 8 a 11 de setembro. Na sequência, vamos acompanhar as marcas disruptivas da fashion week de Londres, de 16 a 20 de setembro. Depois, é a vez da sofisticação da semana de Milão, de 20 a 26 de setembro. Por fim, rola a fashion week mais festejada, a de Paris, de 26 de setembro a 4 de outubro.

Como se vestem as fashionistas nas semanas de moda?

É claro que não dá para generalizar, mas por causa das marcas presentes, do clima, da topografia dos locais, dá para dizer que influencers, modelos e fashionistas em geral usam tipos de looks diferentes em cidades diferentes. E quais são esses estilos? Esses aqui a seguir.

Copenhague: a garota dinamarquesa

Faz poucos anos que a fashion week de Copenhague entrou no radar mundial das semanas de moda, muito graças a seu street style, totalmente despretensioso. As dinamarquesas inauguraram a onda dos vestidões no estilo nap dress com tênis esportivos e da alfaiataria com chinelo de dedo, por exemplo.

Nova York: urbana & cool

A vibe efervescente e superurbana de NY se reflete nas roupas escolhidas pelas mulheres na semana de moda da cidade. Pense em jeans, pele à mostra com a tendência cut-out (em forma de decotes ou tops cropped – o corset é tendência absoluta), sobreposições inusitadas. Nos pés? A fashionista raiz usa tênis ou sapatos baixos, já que pega-se muito metrô entre um desfile e outro.

 

Londres: weird girl aesthetic na vanguarda

Você já leu aqui, no blog Estilo Renner, sobre a tendência weird girl aesthetic, que, em linhas gerais, defende looks cheios de camadas, texturas e misturas que, à primeira vista, não combinam tanto assim. Mas basta certa dose de confiança e estilo para que tudo funcione em harmonia. Em Londres rola a fashion week mais vanguardista em termos de novos designers e tecnologias e os looks do público, claro, acompanham.

 

Milão: sexy lady

Estilo elegante com uma pitada (grande) de sex appeal. Essa é uma forma de descrever as marcas presentes na semana de moda de Milão e também o visual das fashionistas que acompanham os desfiles.

 

Paris: effortless chic

Clichês são clichês por um motivo e, nesse caso, a parisiense realmente é chique sem esforço. Opta por poucos e bons, básicos capazes de marcar sem exagero. Funciona bem para a fila A dos desfiles das mais importantes semanas de moda do mundo!