Quando o assunto é moda, os anos 2020, até agora, parecem ser um mosaico de tendências que já fizeram sucesso no passado e estão de volta com novas caras. A nova coleção da Renner, de outono inverno, abraça muitas dessas, o estilo preppy e o minimalismo, que definiram os anos 1990, o futurismo sessentista e o gótico oitentista, que ganharam novas interpretações, mais modernas e irresistíveis. Mais um mood de agora é o estilo boho, que ressurge na onda de nostalgia à estética Y2K.
Quem se lembra bem das tendências da década de 2000 pode ter algumas memórias de que roupas com franjas, estampas étnicas, botas western (estilo cowboy) e vestidos esvoaçantes foram um verdadeiro momento fashion. Mas se você não pegou essas referências, não se preocupe: a seguir, contamos o que precisa saber sobre a moda boho e mostramos 4 looks para quem quer começar a usar o estilo boho. Vem com a gente!
Uma breve linha do tempo do estilo boho
É difícil identificar a origem exata do estilo boho, já que ele tem mais de 200 anos de história. Alguns acreditam que a estética boêmia surgiu como uma contracultura no final do século XVIII, após a Revolução Francesa, quando muitos criativos caíram na pobreza. Há quem diga que a palavra francesa bohémien, que dá origem ao nome do estilo, era uma ofensa aos romani (ou ciganos) da época.
De qualquer forma, esse termo era usado para descrever uma parte da sociedade que adotava um estilo de vida, digamos, não convencional e muitas vezes nômade, o que se refletia na sua estética. Tecidos fluidos dominavam com padronagens e cortes inspirados em roupas históricas e artesãos europeus.
Por ser uma tendência que evoluiu constantemente, o século XX estreou um novo tipo de estilo boho durante as décadas de 1960 e 1970, quando ele se fundiu com o movimento hippie, que levantava bandeiras como autoexpressão, paz e amor. O famoso festival Woodstock, em 1969, foi um divisor de águas que, sem dúvida, deu uma bela repaginada na estética. Vestidos florais e arejados marcaram presença, mas também silhuetas evasê, bordados, ponchos, mocassins, mangas balão e franjas.
Em meados dos anos 2000, uma estilista e uma supermodelo renomadas desfilaram por aí em looks que definiram a era e passaram a ser chamados de boho chic. Este era o auge da moda entre 2004 e 2007 – não sobrou uma fashionista que não se vestisse assim, especialmente em festivais de música.
Pulando para o momento atual, o estilo boho voltou para os holofotes nas passarelas internacionais e na coleção de outono inverno da Renner. Tie-dyes, macramês, kaftans, coletes, padronagens coloridas, crochê e tricô, desta vez, tomaram uma forma mais sofisticada, sem abrir mão da essência da estética.
Moda boho: 4 looks para quem quer se aventurar pela tendência
Se você precisa de algumas inspirações para explorar o estilo boho nesta estação, comece pelos 4 looks a seguir.
1. Padronagens coloridas
É claro que a gente não poderia começar esta lista com outra tendência senão a de padronagens coloridas, que são a cara do visual boho. Apostar na combinação de blusa cropped e saia mídi, com sobreposição de jaqueta jeans com bordados florais e bota country, é como dizer que você fez a lição de casa e entendeu direitinho.