Destinos de verão: pequenas descobertas para curtir sem muvuca

Buscando um paraíso particular (ou quase) para chamar de seu? Então esqueça os lugares gourmetizados onde todo mundo vai e siga nossa trilha de praias brasileiras ainda pouco conhecidas (Oi, Icaraí de Amontada! Oi, Serra Grande! Oi, Aventureiro!) para aproveitar a estação mais quente do ano longe das aglomerações.

 

Icaraizinho de Amontada, no Ceará

Jericoacoara e Fortaleza todo mundo conhece. Icaraí de Amontada — ou Icaraizinho, para os íntimos — fica entre um e outro, na Rota do Sol Poente, no litoral oeste cearense. A vila de pescadores ainda mantém aquele ar rústico que um dia Jeri já teve. Tem também dunas, calor o ano todo, rio e lagoas no arredores, vento para a turma do kite e muita calma pra quem só quer relaxar na praia.

Miriri, na Paraíba

Banho de mar ou banho de rio? A praia na foz do rio Miriri resolve a questão, com um pouco (ou muito) dos dois, e ainda adiciona uma vista para falésias coloridas. Parte do município de Rio Tinto, fica em uma área de proteção ambiental que ajuda a preservar peixes-bois e tartarugas marinhas e tem acesso não recomendado para carros de passeio: melhor ir de buggy ou 4X4.

Aventureiro, no Rio de Janeiro

Até o coqueiro resolveu deitar nesta praia da Ilha Grande. A árvore torta, símbolo do local, combina mesmo com a tranquilidade do vilarejo de cerca de 100 habitantes que fica em uma das paisagens mais espetaculares desta ilha de paisagens espetaculares. Chega-se de barco ou por trilha; hospedagem, só em camping ou em quartos alugados por moradores locais.

Serra Grande, na Bahia

O distrito de Uruçuca se mantém discreto entre Ilhéus e Itacaré. Mas quem descobre essa parada na Rota do Cacau, no Sul da Bahia, fica até sem entender como as areias brancas, os coqueiros e as ondas da praia do Pé de Serra conseguem permanecer como ilustres desconhecidos para tanta gente. Destaque também para o mirante com vista para o mar, a praia e a mata.

Gravatá, em Santa Catarina

Acessível por uma trilha de cerca de meia hora a partir da Praia Mole, essa pequena baía escondida no costão de Florianópolis é quase o oposto da badalação da vizinha. Ideal para quando bater uma vontade de curtir um dia de sossego em Floripa. 

Sibaúma, no Rio Grande do Norte

O vilarejo do município de Tibau do Sul fica pertinho (11 km) da Praia da Pipa e abriga uma comunidade quilombola que teria surgido há mais de 400 anos com o naufrágio de um navio negreiro. Pra quem quer pegar uma praia, a pedida é aproveitar a faixa de areia entre a água doce e a salgada perto da foz do rio Catu, observar as falésias ou, na maré baixa, tomar banho nas piscinas naturais que se formam na barreira de corais.

Brava do Camburi, em São Paulo

Ainda tem praia deserta (ou quase) no litoral paulista? Ô se tem. Nesta, em Ubatuba, perto da fronteira com o Rio, se chega por uma trilha de uns 30 minutos de caminhada que sai do km 5 da Rio-Santos. Espere encontrar areia branca, Mata Atlântica preservada, costão rochoso, mar com ondas, talvez alguns surfistas e nenhuma estrutura turística (mas as árvores criam uma sombrinha boa).

Então, já escolheu uma praia para chamar de sua nesta temporada? Seja qual for o destino, melhor chegar com calma e contribuir para que esses lugares incríveis continuem assim nos próximos verões. E se você, como a gente, é do tipo que adora colocar o pé na estrada, vale a pena conferir também esta lista de hacks para viajar como um profissional.