Festa da firma: como curtir as confraternizações de fim de ano

Já recebeu o convite para o amigo secreto do escritório? Se não, pode se preparar. As festas da firma pegaram carona no retorno do trabalho presencial e devem voltar com força neste fim de ano. Se isso é bom ou ruim, cabe a você decidir. “Já tem muita empresa organizando. E tem um pessoal bastante animado, ansioso, com energia reprimida”, diz o criador do perfil de memes corporativos @festadafirma (ele prefere permanecer anônimo por motivo de… emprego). “Também tem aquela galera que não gosta, do tipo ‘que bode ter que voltar a socializar com as pessoas do trabalho fora do ambiente de trabalho’.”

E você, está com tudo pronto para as confraternizações de fim de ano? Para ajudar, a gente conversou com o pessoal do Instagram Festa da Firma e também com a editora de Carreira da Forbes Brasil, Fabiana Corrêa, sobre como aproveitar o “sextou” máximo do calendário corporativo sem medo de encarar a segunda-feira seguinte.

Lembre-se: é festa, mas é trabalho

“O básico é ir para se divertir, mas sabendo que você está em um lugar de trabalho”, diz Fabiana “Você está numa balada com gente da firma. Vão estar lá os colegas que são seus amigos próximos, mas também outros que não são tão próximos. E também chefes, o dono da empresa, o presidente ou a presidente, a vice-presidente…”

O tipo de festa varia, é claro, com o tipo de firma. E a forma como você se comporta nela (na festa ou na firma) também. “Soltar-se totalmente se a sua empresa é supercareta não vai dar certo”, diz Fabiana. Então, nas empresas mais informais está tudo liberado? “De qualquer maneira, não vale exagerar em nenhuma festa de firma, porque na segunda-feira está todo mundo lá trabalhando e a vida continua.”

Vista-se com moderação

Assim como tudo na festa da firma, a roupa acompanha o estilo da empresa. Quem pode se vestir como quiser no trabalho pode continuar se vestindo como quiser na confraternização. Já quem adota um visual profissional mais formal tem nas festinhas a chance de ousar. Sem pirar. “A roupa é diversão, mas não é para ser a mais maluca, a mais rasgada, a mais ousada. É uma versão do casual friday um pouquinho mais elaborada”, diz a editora da Forbes.

Aliás, tudo com moderação

Fabiana aconselha: “Beba com moderação e relacione-se com moderação, porque você está na empresa. Depois, quando você estiver com seus amigos, você se joga, se vira do avesso e faz o que quiser.”

Nas palavras do criador do Festa da Firma: “Tem que tomar cuidado para não passar dos limites, não avançar em nenhuma linha com ninguém. Até porque a sua imagem que está em jogo.” Ele diz que se comporta com parcimônia. “Dificilmente passo do ponto, mas também não sou aquela pessoa que parece que não está lá. Vou, visto a camisa, converso com todo mundo, tento não falar de trabalho, porque é uma hora de descompressão. O ideal é tentar jogar nesse meio-campo entre o lazer e o profissional. Agora, se alguém passar do ponto, pode apostar que eu estou reparando.”Pista liberada

Ok, você não está na balada (só) com os amigos. Mas também não precisa adotar um ar blasé para fazer tipo na festa da firma. Se o DJ toca música pra dançar, pode dançar à vontade. A gente está precisando mesmo.

Vai indo que eu não vou

Dá pra faltar na festa da firma? “Você tem razões para não ir no momento, como não querer aglomerar. Se não quiser ir, pode agradecer o convite e dar a sua desculpa, seja qual for”, diz Fabiana. Simples assim? “Depende do tamanho da empresa, né? Se for uma empresa de 15 pessoas, você vai ser muito percebido. Se for uma empresa de 1.000, nem tanto. E também depende do tipo de festa: se é uma baladona numa casa noturna, um jantar ou uma mesa de bar”. Tem ainda a modalidade churrasco na casa do chefe. “Aí eu recomendo ir. Pelo menos dá uma passadinha, leva um vinho, dá um oi. Marca presença.”

O que acontece na festa da firma não fica na festa da firma

Festa da firma é a ocasião perfeita para abastecer o cafezinho presencial e o WhatsApp de assunto nos próximos dias, semanas, meses — ou até a próxima festa da firma. Melhor que sejam boas histórias. Ou que rendam ideias para bons posts do Instagram como os do Festa da Firma.

E você, tudo pronto pra festa da firma? Ou já está com a cabeça nas férias? Se quiser dicas de viagem para antes, durante ou depois da época das festas, vale a pena conferir esta lista de praias pouco conhecidas para curtir o verão sem muvuca.