De volta à rotina: dicas de saúde que ajudam a ter disposição

Mulher usando um tópmde academia verde militar bebendo água em uma garrafinha branca

Não há nada melhor do que alguns dias de descanso para relaxar a mente e o corpo, depois de um período cansativo, né? Quer você tenha viajado, para aproveitar ao máximo a sua folga, ou apenas ficado em casa, colocando as suas séries em dia, sempre chega o momento em que precisamos estar de volta à rotina, revigorados e com força total.

E aí que vem aquele baque: quem tem o hábito de se exercitar, se alimentar bem e cuidar da pele pode ter um pouco de dificuldade de retornar a um estilo de vida saudável, depois de um período de repouso.

Para você não pensar “que preguiça de voltar à rotina”, trazemos algumas dicas de autocuidados simples e práticos para que o seu retorno seja mais tranquilo e eficiente. Levanta da cama, sacode a poeira e vem com a gente!

Como voltar aos cuidados essenciais com a pele do rosto?

Depois de alguns dias de folga da sua rotina de skincare, é comum sentir que a pele ficou mais ressecada ou mais oleosa, por exemplo, especialmente se exagerou na bebida e em alimentos gordurosos.

A boa notícia é que, se você já tem uma seleção de produtos que funcionam bem, pular os seus autocuidados por alguns dias não é um problema, e você pode retornar à rotina de sempre. Ainda não sabe por onde começar, mas quer cuidar da sua pele? Confira este tutorial de skincare para iniciantes!

De volta à rotina: dicas para hidratar-se adequadamente

Manter o corpo hidratado é um dos mais eficientes cuidados com a saúde, mas, depois de um curto período de descanso, estar de volta à rotina pode parecer um desafio. As dicas a seguir vão te ajudar a se hidratar com mais praticidade.

Fracionar a quantidade de água

Provavelmente você já ouviu que precisa beber de 2 a 4 litros de água por dia. Mas, depois de um tempinho desregrado, parece difícil conseguir ingerir essa quantidade diariamente, né? Uma ótima dica é fracioná-la em porções menores para dar “check” neste objetivo, como em quatro a oito garrafas de 500ml cada. Ah! É ainda melhor concentrar a hidratação durante o dia para evitar visitas frequentes ao banheiro durante o sono.

Alimentação também é hidratação

A maioria das frutas e legumes tem um alto teor de água. Melancias e pepinos, por exemplo, contêm pelo menos 90% do líquido. Sucos naturais também são uma ótima alternativa saudável durante as refeições. Portanto, quando for preparar o seu cardápio da semana, adicionar alguns desses itens, naturalmente, faz com que seu corpo fique mais hidratado. 

Mulher bebendo suco verde em um copo de vidro e com canudo e na imagem escrito a palavra "hidrata-se".

Faça metas graduais

Quem tem um espírito competitivo sabe que vencer um desafio é muito gratificante. Mas, em vez de competir com outras pessoas, você pode estabelecer metas graduais para superar suas próprias marcas, enquanto se acostuma novamente  com a sua rotina de hidratação. Se na semana anterior você conseguiu ingerir 2 litros de água por dia, tente aumentar para 3 nesta, e mantenha o progresso até se sentir confortável e satisfeito.

Como voltar à rotina de treinos: dicas para ter mais disposição

Se você entende como cuidar bem do corpo, sabe que manter uma rotina de treinos faz toda a diferença para as saúdes física e mental, mas alguns dias de sedentarismo podem fazer com que você tenha menos disposição. Quer saber como ter mais energia e bem-estar? Veja algumas dicas para voltar a se movimentar com força total.

Mulher vestindo um top de academia branco com estampa e uma calça legging preta, e na imagem esta escrito a palavra "exercita-se".

Comece com algo fácil

Esta vai para a galera que pega pesado na academia ou pratica atividades de alta intensidade: se você passou um período em hiato, não é uma boa ideia tentar retornar à sua rotina de treinos de sempre no mesmo ritmo, pois o corpo pode ficar sobrecarregado.

Por isso, comece com algo mais fácil para voltar ao seu ritmo  gradualmente. Alguns exercícios aeróbicos simples, como uma corrida leve, podem ajudar neste momento inicial. O ideal é testar os seus novos limites até se acostumar com os antigos.

Experimente a regra dos cinco minutos

Muitas vezes, quando você está apenas voltando ao seu ritmo, a ideia de fazer um treino completo de 30 minutos ou uma hora pode ser um grande desafio, o que leva algumas pessoas a desistirem do retorno.

Se um treino completo parecer difícil demais, experimente manter a intensidade de sempre por apenas cinco minutos. Avalie como se sente depois – se ainda tiver energia, pode fazer uma rápida pausa e ir para a próxima rodada. 

Marque um horário na sua agenda

Sabe quando a gente está procurando uma desculpa para não treinar e, de repente, surge aquele imprevisto para justificar pular os exercícios do dia? Quando você está de volta à rotina, não ter um horário certo para treinar abre brechas para não se comprometer totalmente. Por isso, é importante reservar um tempo na sua agenda só para as suas atividades físicas diárias, livre de distrações.

Prepare-se na noite anterior

Treinar pela manhã costumava fazer parte da sua rotina, mas, voltando à rotina, acordar cedo se tornou uma luta diária? O segredo para se comprometer é se preparar na noite anterior. Tente arrumar a sua bolsa de academia e colocá-la ao lado da cama junto com todos os itens que você precisa recolher antes de sair de casa. Assim, levantar da cama vai parecer menos desafiador.

Se você tem filhos, este momento de volta à rotina também tem tudo a ver com os pequenos. Afinal, depois das férias, retornar aos estudos também é um período de novidades. Por isso, preparamos dicas de roupas e acessórios para a volta às aulas. Confira!