Qualquer pessoa com acesso às redes sociais certamente já se deparou com o termo skincare pelo menos uma vez. A propósito, é muito provável que você tenha visto essa palavra pipocar cada vez mais na sua timeline do início da pandemia para cá, já que as buscas por esse termo atingiram seu ápice em 2020 e se mantêm em alta desde então.
Para quem não é familiarizado com esse conceito, explicamos: o skincare é uma série de cuidados com a pele no dia a dia que apoiam sua integridade, melhoram sua aparência e aliviam algumas condições específicas, como acne e oleosidade.
A popularização do skincare nos últimos anos se dá por uma série de fatores, como a procura cada vez maior por saúde e autocuidado, o crescente interesse por rituais de beleza, a rápida disseminação em massa de informações nas mídias
sociais e das estratégias de comunicação humanizada, adotadas pelas marcas de cosméticos.
Mas se você tem a sensação de que piscou e, do nada, todo mundo estava aplicando uma infinidade de produtos na pele, pode parecer muito complicado entender como começar a adotar uma rotina de skincare. Pensando nisso, fizemos um passo a passo descomplicado com 4 etapas para quem quer começar no skincare. Confira abaixo!
1 – Limpeza da pele é regra na skincare
Se você não sabe por onde começar, a limpeza facial é sempre uma boa primeira etapa. A regra básica é que você precisa limpar sua pele duas vezes todos os dias – uma vez de manhã e outra à noite. A limpeza depois de acordar ajuda a remover aqueles acúmulos de suor ou de oleosidade que acontecem durante o sono. Quem tem pele seca pode pular essa etapa e substituir o limpador facial pela água pura para dar aquela hidratada necessária.
Já a limpeza noturna é essencial, pois não só remove os produtos utilizados, como maquiagem, mas também as células mortas e outros detritos que se acumulam ao longo do dia. E é bom encostar a cabeça no travesseiro com o rosto limpinho, não é mesmo?
Escolher o melhor produto de limpeza facial não tem segredo: qualquer pele combina com um limpador que também seja hidratante suave. Então, se você ainda não tem um produto queridinho, aposte neste tipo. O sabonete facial é uma boa alternativa.