Skincare: passo a passo em 4 etapas para iniciantes

Qualquer pessoa com acesso às redes sociais certamente já se deparou com o termo skincare pelo menos uma vez. A propósito, é muito provável que você tenha visto essa palavra pipocar cada vez mais na sua timeline do início da pandemia para cá, já que as buscas por esse termo atingiram seu ápice em 2020 e se mantêm em alta desde então.

Para quem não é familiarizado com esse conceito, explicamos: o skincare é uma série de cuidados com a pele no dia a dia que apoiam sua integridade, melhoram sua aparência e aliviam algumas condições específicas, como acne e oleosidade. 

A popularização do skincare nos últimos anos se dá por uma série de fatores, como a procura cada vez maior por saúde e autocuidado, o crescente interesse por rituais de beleza, a rápida disseminação em massa de informações nas mídias

sociais e das estratégias de comunicação humanizada, adotadas pelas marcas de cosméticos.

Mas se você tem a sensação de que piscou e, do nada, todo mundo estava aplicando uma infinidade de produtos na pele, pode parecer muito complicado entender como começar a adotar uma rotina de skincare. Pensando nisso, fizemos um passo a passo descomplicado com 4 etapas para quem quer começar no skincare. Confira abaixo!

1 – Limpeza da pele é regra na skincare

Se você não sabe por onde começar, a limpeza facial é sempre uma boa primeira etapa. A regra básica é que você precisa limpar sua pele duas vezes todos os dias – uma vez de manhã e outra à noite. A limpeza depois de acordar ajuda a remover aqueles acúmulos de suor ou de oleosidade que acontecem durante o sono. Quem tem pele seca pode pular essa etapa e substituir o limpador facial pela água pura para dar aquela hidratada necessária.

Já a limpeza noturna é essencial, pois não só remove os produtos utilizados, como maquiagem, mas também as células mortas e outros detritos que se acumulam ao longo do dia. E é bom encostar a cabeça no travesseiro com o rosto limpinho, não é mesmo?

Escolher o melhor produto de limpeza facial não tem segredo: qualquer pele combina com um limpador que também seja hidratante suave. Então, se você ainda não tem um produto queridinho, aposte neste tipo. O sabonete facial é uma boa alternativa.

Além disso, uma boa dica é optar por algum que não tenha fragrância e contenha ceramidas e glicerina para restaurar e manter a camada superficial da pele bem cuidada. Ah, e para remover maquiagem, aposte em demaquilante ou água micelar.

 

2 – Hidratação da pele

Pronto! Pele limpa, hora da próxima etapa: a hidratação. Para iniciantes no skincare, as opções mais recomendadas são produtos hidratantes sem óleo e sem fragrância porque funcionam em todos os tipos de pele, das mais sensíveis às propensas a acne. Além desse critério, você também pode refletir sobre quais são as necessidades específicas do seu tipo de pele e procurar um produto que atenda a essa demanda. 

Existe uma infinidade de hidratantes com diversos ingredientes, mas, para começar, 3 opções que vão entregar um bom resultado são:

  • Ácido hialurônico: preenche a pele e restaura a hidratação perdida; 
  • Ceramidas: protegem a camada superficial e a saúde geral da pele (especialmente importante para quem tem pele seca); 
  • Vitamina C: fornece proteção antioxidante e clareamento geral da pele.

Pessoas que têm pele oleosa, não temam: vocês também podem (e devem) usar hidratantes diariamente. Afinal, lavar a pele em excesso sem produtos apropriados para seu tipo pode desencadear uma superprodução de óleo – exatamente o contrário do que você deseja, certo?

Então, sem pânico, já que mesmo a mais oleosa e acneica das peles fica seca sem reidratação – e pele seca é sinônimo de irritação. O segredo aqui é apostar nos hidratantes não comedogênicos, ou seja, aqueles que não bloqueiam os poros, causando mais erupções cutâneas. 

3 – Proteção da pele

Depois da limpeza e da hidratação, chegou a vez da terceira etapa do skincare: a proteção da pele. Sobretudo em um país tropical como o nosso, o protetor solar é o produto essencial  de cada dia, já que é nossa primeira linha de defesa contra o câncer e o envelhecimento precoce da pele. Mesmo se skincare não é a sua praia, o protetor solar é indispensável.

Lembre-se: escolha sempre um protetor solar com FPS 30 ou superior e aplique-o todos os dias como o último passo da sua rotina de skincare – mesmo quando não está ensolarado, hein! 

Quando o assunto é protetor solar, existem dois caminhos possíveis: os químicos e os de base mineral (em alguns casos, ambos são combinados). O primeiro tipo protege a pele absorvendo os raios UV e transformando-os em radiação de baixa energia. Já o segundo funciona como um “escudo”, refletindo os raios solares e impedindo que penetrem na pele.

4 – Cuidados extras com a pele

Agora que você já aprendeu uma rotina de skincare básica para iniciantes, já pode começar a adicionar etapas extras de acordo com a sua preferência e as suas necessidades. Não tem mistério: comece a testar outros produtos e veja o que funciona para você (essa é a parte divertida do autocuidado).

Uma boa opção para começar é uma esfoliação adicional, incorporando essa etapa uma ou duas vezes por semana com um alfa-hidroxiácido (AHA) ou beta-hidroxiácido (BHA), que uniformizam e renovam a pele

Outras etapas que você pode adicionar incluem sérums e máscaras. Os sérums faciais são cosméticos leves e de alta potência, formulados com uma concentração mais alta de ingredientes ativos – como vitamina C e ácido hialurônico – para atender a problemas de pele mais específicos. Eles devem ser colocados antes do hidratante – uma regra geral é aplicar produtos com uma consistência mais fina sob os mais grossos, como hidratantes e óleos.

As máscaras faciais também são alternativas muito procuradas, mas é recomendado que não sejam usadas mais de duas vezes por semana. A dica é procurar uma que trate necessidades específicas do seu tipo de pele e aplicar sempre com a pele seca. Algumas opções disponíveis no mercado são máscaras hidratantes, clareadoras e calmantes.

Pronto! Agora você já sabe por onde começar a sua rotina de cuidados com a pele. Mas, antes de sair comprando vários produtos, é bom ter um lugar adequado para armazená-los. Já ouviu falar em geladeira de skincare?Então, vem ver essa dica que a gente preparou para essa ocasião.