Cuidados com a pele: dicas de skincare para iniciantes

Quem é amante de skincare entende que a sensação de acordar com o rosto bem cuidado não tem preço. Por isso, a técnica tem atraído cada vez mais adeptos. Mas, assim como qualquer rotina de beleza, os iniciantes podem se deparar com algumas dúvidas comuns, como identificar o seu tipo de pele e entender a ordem de cada produto.

Se você está dando os seus primeiros passos no skincare e se identificou com essas dúvidas, venha com a gente! A seguir, contamos tudo o que você precisa saber para se cuidar  sem dificuldades, dos produtos para a pele aos hábitos que fazem toda a diferença.

Como saber meu tipo de pele?

Antes de se apressar e sair comprando qualquer produto com ácido hialurônico que suas amigas recomendaram, é fundamental entender qual é o seu tipo de pele. Basta observar o brilho natural do rosto, a textura e a presença de poros dilatados. Basicamente, há três tipos de pele mais comuns:

  • Pele oleosa: costuma ter um brilho excessivo, poros abertos e textura espessa.
  • Pele seca: quem tem este tipo pode sentir o rosto repuxando e descamando em algumas áreas.
  • Pele mista: como o nome sugere, tem algumas áreas oleosas e outras secas. 

Além das categorias de acordo com o nível de oleosidade, a sua pele também pode ser considerada sensível quando é propensa a sintomas como coceira, vermelhidão e irritações.

Cuidados com a pele: passo a passo de skincare

Você sabia que aplicar os produtos na ordem correta do skincare é tão importante quanto entender as suas necessidades específicas? Afinal, cada produto tem uma função e elas se complementam como um quebra-cabeça. A seguir, explicamos o passo a passo.

Passo 1: limpeza

Antes de aplicar qualquer produto de skincare, a pele precisa estar bem limpa, já que é importante retirar as impurezas acumuladas ao longo do dia, como suor e poluição. Além disso, a limpeza ajuda a manter os poros bem cuidados, o que evita o surgimento de cravos e espinhas. 

Para isso, aposte no uso de produtos adequados para o seu tipo de pele, como um sabonete facial, um gel de limpeza ou água micelar, e lave o rosto duas vezes ao dia, depois de acordar e antes de dormir.

Passo 2: tonificação

Depois da limpeza, alguns resíduos de sujeira podem permanecer na pele. Por isso, a próxima etapa é a tonificação, que prepara o rosto para receber os próximos produtos. É fácil: deposite o tônico facial em um algodão e dê leves batidinhas na pele.

Passo 3: tratamento 

Depois da tonificação, chega a hora de dar atenção a alguns cuidados com a pele do rosto específicos, como manchas, rugas ou acne, por exemplo. Aplique um produto adequado – pode ser um sérum, um gel ou qualquer outro que atenda às suas necessidades – e siga as instruções do rótulo.

Passo 4: hidratação

A hidratação é indispensável para ficar com aquela pele incrível e radiante. Esta etapa auxilia na umidade natural do rosto, prevenindo o ressecamento e o envelhecimento precoce. Aplique em toda a região um hidratante facial adequado para o seu tipo de pele, dando leves batidinhas para que o produto seja bem absorvido.

Passo 5: proteção solar

Por último, mas não menos importante, chegou a hora de aplicar o seu principalaliado nos cuidados com a pele: o filtro solar. Os filtros  são essenciais para proteger o rosto (e o resto do corpo, é claro) dos raios UVA e UVB, que podem causar danos, como manchas, rugas e até mesmo câncer de pele.

Escolha um protetor solar com FPS 30 ou superior e aplique em todo o rosto e o pescoço, pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Ah! Vale lembrar que ele deve ser reaplicado ao longo do dia a cada duas horas ou quando houver muita transpiração.

Protetor solar

Hábitos que ajudam a manter a pele saudável

Para finalizar a rotina de cuidado com a pele, vale a pena conhecer algumas boas práticas além do skincare que podem fazer toda a diferença no resultado.. 

Não mexer nas espinhas

Sabemos que é difícil, ainda mais quando elas aparecem em dias inoportunos, mas cutucar espinhas pode piorar a inflamação e provocar o surgimento de marcas e cicatrizes na pele.

Não tocar o rosto com as mãos sujas

Pode parecer um cuidado com a pele desnecessário, mas tocar o rosto com as mãos sujas aumenta a proliferação de germes e bactérias na região, o que pode causar acne e outras infecções.

Beber água e dormir bem

Os nossos hábitos têm tudo a ver com a saúde da nossa pele. Por isso, não esqueça de beber bastante água e manter uma rotina de sono saudável, que auxiliam na renovação das células e na reparação da pele.

Lavar o rosto com água fria ou morna

Por fim, evite usar água quente para lavar o rosto, pois ela pode ressecar a pele e retirar a camada protetora natural, provocando sensibilidade e irritações. Na dúvida, é melhor apostar na água fria ou morna.

E aí, gostou das dicas de cuidados com a pele? Seguindo essas orientações básicas, você já vai estar no caminho certo para ter uma aparência de milhões. E lembre-se de consultar um dermatologista para descobrir quais os produtos mais indicados para você. Por falar em pele saudável, uma técnica que deixa a rotina mais prática é o skin cycling. Confira mais!