Skin cycling: benefícios de variar o uso dos cremes de skincare

A gente tem uma mania de achar que quanto mais produto, melhor. Mas tem uma trend chamada “skin cycling” rolando aí para mostrar que não é bem assim. Não adianta escolher sérum só pela concentração dos ativos, esfoliar o rosto todos os dias em busca de uma pele mais lisa ou botar toneladas de creme para ficar mais hidratada. Quantidade certa e respeito ao tempo da nossa pele é o que de fato vai fazer a sua rotina funcionar.  

Só no TikTok, #skincycling, algo como, ciclo para pele, tem mais de 3 bilhões de visualizações e, na prática, significa que você pode rotacionar produtos de skincare com propostas diferentes ao longo da semana para não só ter ótimos resultados, mas também poupar a pele de ficar sensibilizada. Se você, como eu, é frequentadora assídua do consultório da sua dermatologista, sabe que, apesar de parecer novidade, a prática é bem comum entre os especialistas especialmente na rotina noturna. Isso significa que em vez de fazer dezenas de camadas de creminhos diferentes, você pode fazer um rodízio de formulações para dar descanso ao rosto.  

Skin cycling e o rodízio de produtos 

Um dos exemplos clássicos é alternar o uso de esfoliante, ácido renovador e tratamento reparador ao longo da semana. Eu curti essa receita aqui: no domingo (dia oficial do skincare sem pressa!) fiz uma esfoliação caprichada para retirar a células mortas e ganhar viço usando a Goma Esfoliante Facial 2.0, da Quintal Cosméticos, que é bem densa e tem partículas naturais de bambu e quartzo que ficam bem distribuídas pelo rosto todo. A fórmula ainda contém ativos cicatrizantes de babosa, para atenuar a abrasão. A sensação de pele macia e aveludada é uma delícia.  

Na noite seguinte, você pode usar um sérum com ácidos ou ativos que aceleram a renovação celular, contribuem com o estímulo da produção de colágeno e elastina e atenuam linhas e rugas. Na segunda-feira, na quarta e na sexta, fui de versão Retinol + Niacinamida da Océane: o retinol tem todos os benefícios que mencionei acima e a niacinamida é um super ingrediente para quem tem a pele oleosa porque consegue equilibrar a produção de sebo e, de quebra, ainda uniformiza a tonalidade do rosto.  

Nos dias restantes, terça, quinta, sábado e domingo, usei um hidratante com tratamento para sinais mais gentil, com foco na hidratação, pra deixar a pele se recuperar dos esfoliantes físicos e químicos. Escolhi o Revitalift Hialurônico noturno, de L’Oréal Paris, porque ele tem uma textura MUITO gostosa, cremosa e leve, e um perfume delicioso. Recheado de ácido hialurônico, promete preencher rugas e linhas. A pele fica linda no dia seguinte, viçosa e suculenta.  

Experimenta fazer um rodízio de creminhos por aí. Você vai ver como a pele fica menos reativa e mais bonita. A gente tem a vida toda pra usar produtos pro rosto, não precisa ser tudo de uma vez 😉 

 

Aproveite para conferir as dicas da Vânia sobre cuidados com cabelo. Ela testou e compartilhou aqui no blog o tratamento capilar com produtos sólidos. Vem ver!