Bolsos por todo lado: o utilitário está na alfaiataria clássica

Tinha acabado de tirar as fotos que ilustram esta coluna quando fui almoçar com amigas, num dia qualquer, em São Paulo. Eu apareci usando a saia mídi cargo que abre a reportagem. Maria Carol, fotógrafa responsável pelos cliques, estava de calça parachute – aquela bem esportiva, que lembra o traje de paraquedista, sabe? Eis que chega Juju, a stylist da turma, com uma versão mais sequinha da mesma calça. Pois é, gente, os bolsos vieram para ficar – estão nas vitrines, nas prateleiras, nas mesas de almoço, sobrevivendo à troca de estações e servindo looks que vão do encontro de amigos ao escritório. O quê? Peças cargo no escritório? Como assim?

Utilitário elevado

Saia midi cargo de alfaiataria: por essa você não esperava. Nem eu! Por isso pirei quando entrei no site da Renner e vi essa peça que une o sofisticado e o cool, o clássico e o esportivo. Quando falei para a equipe do blog que queria escrever sobre este mood na minha coluna aqui, soube que eles tem o nome perfeito para ele – utilitário elevado. É exatamente isso. Historicamente, o utilitário origina-se dos trajes militares mas, ao longo dos anos, ganhou as ruas como elemento-chave da moda street e casual. Exatamente por unir forma (estilo de sobra), conforto (elásticos e shapes amplos) e função (afinal, os bolsos têm utilidade, né?). 

Sua versão, digamos, mais formal, surge para trazer o coolness do street a looks que funcionam perfeitamente em situações zero casuais. A saia midi cargo em alfaiataria vai numa boa ao escritório se usada com camisa sequinha por dentro e escarpins de salto grosso. Muito sóbrio, muito chique e muito diferente do lugar comum, bem do jeito que amamos. Bom, como eu trabalho com moda e não em escritório, optei por uma combinação mais fora da caixa: a regata sequinha mantém a ideia do “elevado”, já que é de tricô com golinha; nos pés, a combinação de sapato tratorado com salto e meias pretas dá o toque fashionista e passa a impressão que você se preocupou com cada detalhe da imagem que quer passar.

Minissaia & camisa

Sabe a camisa que faria par perfeito com a saia mídi acima? Então, na minha cartilha, ela faz o contraponto ideal para a minissaia, também com bolsos e de alfaiataria. Aqui, o jogo é de proporções – a modelagem mais ampla de cima equilibra as pernocas à mostra. Para tirar o ar super sexy da sainha, nada de saltos: a sapatilha flat faz tudo e entrega tendência. Ainda sexy? Sim! Mas de um jeito menos óbvio, né?

Para completar, a bolsinha dos sonhos, meio artsy, meio fun, super chique. Quem disse que o míni não pode ser sóbrio, que o cargo não pode ser formal, que o alfaiatado não pode ser despojado? Bora quebrar as tais regras-clichê da moda para encontrar nosso próprio estilo, nosso próprio jeito de expressão. É muito mais legal e transformador assim!