De volta à rotina: dicas para um retorno tranquilo pós-férias

Mulher descansando depois de volta a rotina

As férias acabaram, e chegou a hora de voltar à rotina. Para muitas pessoas, este momento de retorno pode ser um pouco turbulento, principalmente porque nossa mente e nosso corpo acostumam com o ritmo tranquilo dos dias de descanso, né? 

É preciso se adaptar novamente aos horários, às responsabilidades e ao ritmo de trabalho ou estudos. Para tornar essa volta à rotina mais tranquila, é importante seguir algumas dicas. Confira a seguir:

O que fazer para voltar à rotina

Férias, feriados prolongados ou dias de folga são excelentes oportunidades de descansar e esvaziar a cabeça. Mas voltar à rotina também é muito bom. 

Veja como criar uma rotina de trabalho e/ou estudos mais eficaz e prazerosa.

Ajuste seus horários aos poucos

Não tente voltar à rotina de uma hora para outra. Sim, você quer recuperar o tempo perdido, mas descansar é muito importante. 

Se você deixar pra fazer tudo de uma vez, pode acabar se sobrecarregando demais e se frustrando por estar com um ritmo diferente. 

Por isso, comece ajustando os seus horários aos poucos, aumentando gradualmente o tempo que você passa acordado, trabalhando ou estudando.

Organize sua agenda

Quando se tem organização e planejamento, fica mais agradável retomar a rotina. Reserve um tempo para organizar sua agenda, incluindo as atividades que você precisa realizar durante a semana. 

Assim, você se planeja e evita o estresse. Vale até riscar da agenda as tarefas concluídas, para sentir aquela sensação boa de dever cumprido!

Planner de volta a rotina

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são ótimos para aliviar o estresse e melhorar o humor. É importante fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao ar livre com frequência (três vezes na semana já é um começo!).

Se você está mais para o lado do sedentarismo, sem praticar nenhuma atividade física, volte a se movimentar um pouco por dia. A prática ajuda na volta ao trabalho, trazendo mais pique.

Dica para começar bem o dia: alongar-se logo pela manhã é uma maneira eficaz de mandar a preguiça embora.

Praticar exercecicíos de volta a rotina

Respeite o seu ritmo

Este é um ponto primordial para ter um bom retorno de férias. Se você tem o perfil mais calmo, não queira voltar ligada no 220V — vai acabar prejudicando o seu rendimento. 

Vá com calma, respire e defina suas prioridades do dia. Não tente fazer tudo de uma vez só. Respeite o seu ritmo e vá aos poucos.

LEIA MAIS

De volta à rotina: estas dicas de saúde vão ajudar você a ter mais disposição

Confira nossas 10 ideias de atividades ao ar livre

Como se organizar no trabalho: temos ideias ótimas pra você

Faça pequenas pausas durante o dia

Um autocuidado muito importante é fazer pequenas pausas durante o dia para descansar e relaxar. Levante-se da cadeira, caminhe um pouco, contemple a vista da janela ou, simplesmente, feche os olhos por alguns minutos.

Essa é uma maneira de relaxar, oxigenar o cérebro e também aumentar a sua produtividade.

Leitura de volta a rotina

Não se culpe se deixar de fazer algo

É normal não conseguir fazer tudo o que você planejou quando está voltando à rotina. Não se culpe se precisar deixar de fazer algo. Tem dias que a gente não rende como gostaria, e está tudo bem.

Faça uma programação divertida fora do trabalho/faculdade

Partiu reservar um tempo para relaxar e se divertir? Faça uma programação divertida fora do trabalho ou faculdade para aliviar o estresse.

Ao seguir essas dicas, você vai tornar o seu retorno à rotina mais tranquilo e menos estressante. 

E, para saber como criar uma rotina de trabalho saudável, que tal começar com estratégias de como otimizar o tempo. Nosso post tem ótimas ideias!