As férias passaram num piscar de olhos e, de repente, é hora de encarar a realidade outra vez. Bate aquela preguicinha de voltar à rotina? Normal! O corpo e a mente estavam acostumados ao descanso e ao ritmo desacelerado dos dias de folga.
Mas não se preocupe: retomar as atividades pode ser muito mais leve do que parece. Pequenos ajustes diários fazem toda a diferença para que esse retorno seja suave e sem estresse. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar, é só continuar a leitura!
O que fazer para voltar à rotina
A transição entre as férias e o dia a dia tende a ser um desafio. Afinal, quem não gostaria de esticar um pouco mais os dias de descanso, sem horários apertados e sem despertador tocando cedo?
Mas a realidade chama e voltar à rotina é inevitável. Para tirar de letra esse retorno, o segredo está em retomar os compromissos com equilíbrio, sem aquela pressão de querer dar conta de tudo de uma vez.
A verdade é que rotina e bem-estar podem – e devem – caminhar juntos! Então, confira nossas dicas para conseguir colocar essa ideia em prática:
Ajuste seus horários aos poucos
Se, durante as férias, o relógio ficou de lado e os horários, todos bagunçados, a volta ao normal, de uma vez, fica complicada. Para evitar noites mal dormidas e dias arrastados, tente regular seus horários gradualmente.
Vá ajustando a hora de dormir e acordar de forma progressiva, alguns minutos por dia, até alcançar o ritmo ideal. Isso evita aquele choque brusco do primeiro dia útil e melhora a disposição.
Leia também: Volta às aulas Renner.
Organize sua agenda
Nada pior do que iniciar a semana sem saber por onde começar com as obrigações. Para evitar esse caos, tenha um planejamento claro das suas atividades. Anote compromissos, prazos e metas para cada dia.
Criar um checklist é uma ótima forma de visualizar tudo o que precisa ser feito e evitar o acúmulo de tarefas. Outra dica de organização: reveja os itens da sua nécessaire feminina para garantir que você tenha tudo o que precisa para o dia a dia.