Estilo utilitário futurista: tudo o que você precisa saber!

Já ouviu falar que “no futuro, teremos carros voadores”!? Pois se para alguns essa é a visão para os próximos anos, na moda o futurismo já é uma realidade.

Mas calma, não estamos falando de metaverso ou roupas espaciais, mas de ter um olhar mais funcional para o vestuário, a partir da tendência utilitária futurista.

Saiba tudo sobre o estilo utilitário futurista e participe da trend

Combinando praticidade e funcionalidade com elementos inovadores, o estilo utilitário futurista resulta em looks de vanguarda e extremamente eficientes. São looks que vão muito bem para o  dia todo de trabalho e ainda deixam você estilosa para um happy hour!

Bora conhecer mais dessa tendência e saber como incorporá-la ao seu guarda-roupa?

O que é o estilo utilitário futurista?

Podemos dizer que o estilo utilitário futurista é o resultado da fusão entre elementos funcionais e uma visão futurista, nascendo no imaginário dos apaixonados por moda, mas com um olhar de que a roupa deve ser “usável” e prática.

Tudo a ver com o gorpcore, outra estética que combina elementos do estilo urbano com peças práticas e funcionais. Esse estilo nasce da necessidade de termos peças mais resistentes e confortáveis, saindo um pouco do círculo de consumismo desenfreado.

Quais são as principais características dessa tendência?

O estilo utilitário futurista é caracterizado por uma variedade de elementos que trazem um ar contemporâneo e arrojado aos looks, como estampas manchadas, jeans destroyed, texturas, transparências e, claro, muitos bolsos e fivelas.

Calças cargo, macacões e jaquetas com aquele ar desgastado e industrial ganham espaço por aqui. Assim como cortes assimétricos e detalhes que remetem ao estilo boho.

Roupas com estampas manchadas

As estampas manchadas são uma característica marcante do estilo utilitário futurista, despertando aquela sensação lúdica de aventura.

Os vestidos e saias com essa estampa trazem ainda a leveza do tule, criando um look boho modernizado.

O famoso jeans destroyed

Elemento-chave de um look futurista, o jeans destroyed adiciona uma vibe urbana e descolada, especialmente em modelagens mais amplas.

Tricôs texturizados

Quem é fã do estilo boho nas roupas vai amar os tricôs. Além de dar bastante textura ao visual, as peças trazem padronagens e estampas elaboradas, sendo muitas vezes o ponto principal da produção.

Peças transparentes

As transparências adicionam um tom de ousadia e mistério ao estilo utilitário futurista. Ainda que os looks sejam práticos e funcionais, blusas e vestidos transparentes modernizam a tendência, especialmente compostos em looks com calça cargo ou jaqueta puffer.

Aposte em cintos e fivelas

Desempenhando um papel fundamental no look futurista, os cintos e as fivelas não trazem apenas um toque prático, mas também funcionam como aquele detalhe que faz toda a diferença.

Os cintos largos e as fivelas grandes e trabalhadas também se destacam quando usados com vestidos ou sobre casacos, acentuando a silhueta.

LEIA MAIS

#RennerCultural: a moda muito além das roupas

Preview Outono-Inverno 2024: autenticidade é tendência na Renner

Quais cores fazem parte do estilo utilitário futurista?

Para evocar aquela atmosfera quase cinematográfica que tem um quê rústico, a paleta de cores destaca principalmente os tons terrosos: marrom, verde oliva, bege e cinza são comuns por aqui, misturando naturalidade e simplicidade.

Agora, se você quer trazer um toque de cor, tons vibrantes e saturados também fazem sucesso e o laranja, o azul-cobalto e o vermelho-vivo são adicionados para trazer contraste e profundidade aos looks.

Quais peças escolher ao adotar o estilo utilitário futurista?

Existe uma variedade de peças para incorporar o estilo boho futurista, sendo opções que podem ser exploradas por completo ou apenas trazendo informação de moda para um look mais casual.

É importante ter atenção a duas características fundamentais desse estilo: a praticidade e a inovação – seja nos cortes, modelagens ou tecidos. Confira em quais apostar:

Minissaia

O comprimento mini vem fazendo sucesso há algumas temporadas nas semanas de moda e os looks com minissaia são democráticos e supercharmosos com combinações moderninhas.

Macacão

Escolha elegante e super funcional, o look com macacão tem tudo a ver com a tendência utilitária – os modelos com diversos bolsos fazem sucesso no street style.

Jaqueta puffer

Talvez uma das peças que mais representam a estética gorpcore e a tendência do utilitarismo, a jaqueta puffer esquenta na medida e é muito prática, sendo leve para usar no dia a dia ou levar na mala para uma viagem.

Para manter o estilo, a dica é compor com peças de modelagem mais reta, deixando o volume para o casaco estiloso.

Jaqueta aviador

Tudo a ver com o estilo futurista, a jaqueta aviador traz um perfume vintage para a produção – mas o material tecnológico e o caráter utilitário da peça, fazem dela um must have para quem quer incorporar essa estética.

A melhor combinação com essa peça? Jeans!

Bermuda cargo

Um look com bermuda cargo, além de superconfortável, traz informação de moda ao look. Combinada com sapatos esportivos e botas pesadas, você cria um visual bem urbano. Já compostas com scarpins ou sapatos mais delicados, são dignas de um editorial de moda contemporânea.

Calça cargo

Direto dos anos 2000, a calça cargo veio para ficar! Se a febre do Y2K nos fez amar a peça novamente, hoje a tendência se confirmou e mostra que ela é versátil e ótima combinada com blusas mais justinhas – ou um bom corset acinturado, para uma estética fashion e descontraída.

Wide leg

Looks com calças wide leg trazem fluidez para o outfit. Democrático, o modelo fica ótimo combinado a peças mais ajustadas ou tricôs amplos e mais trabalhados.

 

Os sapatos são importantes para compor um look boho futurista completo

Parte essencial do utilitário futurista, os sapatos complementam perfeitamente o visual de quem quer incorporar esse estilo.

Biker

As botas biker com sua sola tratorada dão o toque final para um look utilitário futurista. Além de confortáveis, em cores neutras criam uma estética bem urbana.

Botas western

As botas de cowboy são perfeitas para um look boho de inverno, trazendo um tom de rusticidade e sendo o toque final para um visual completo super fashionista.

LEIA MAIS

#RennerCultural: a moda muito além das roupas

Preview Outono-Inverno 2024: autenticidade é tendência na Renner

Com características bem marcantes, o estilo utilitário futurista é uma proposta ousada e inovadora, combinando elementos práticos e funcionais com uma visão moderna e imaginativa. 

Ele cria visuais impactantes, trazendo diversas possibilidades para brincar e adaptar ao seu estilo pessoal… E aí, vai aderir essa tendência? Se você gostou da ideia, a gente traz mais detalhes da moda futurista neste post!