Não é tudo igual: confira os tipos de escova de cabelo e suas funções

tipos-de-escova-capa-interno

Escolher a escova de cabelo parece um detalhe, mas acredite, usar a opção certa para o seu tipo de fio faz toda a diferença na rotina de haircare. Afinal, cada tipo de escova foi criado com uma função específica e entender essas características ajuda na missão de ter um cabelo saudável e sempre lindo. 

Você já sabe qual é a escova ideal para o seu cabelo? Se respondeu ‘não’, está na hora de descobrir! A seguir, nós contamos tudo!. 

Tipo de escova e funções

Você já ouviu alguém reclamar da dificuldade em desembaraçar os cabelos? Ou talvez já tenha passado por aquele drama de quebrar os fios e não saber como? Pois é, às vezes a resposta para esses problemas pode ser bem simples: escolher o tipo certo de escova de cabelo.

Cada escova tem uma função específica e, ao escolher a ideal, a gente consegue resultados bem melhores e sem drama. Mas, antes de qualquer coisa, você precisa descobrir qual o tipo de fio do seu cabelo. Eles podem ser:

  • Cabelos lisos – São os mais fáceis de manejar, mas também precisam de cuidados para não ficarem sem vida ou oleosos;
  • Cabelos ondulados – Têm um movimento natural e podem ser mais propensos ao frizz, o que exige escovas que ajudem a controlar esse efeito;
  • Cabelos cacheados – São cheios de personalidade, e exigem uma escova que desembarace sem perder a forma dos cachos;
  • Cabelos crespos – Necessitam de muita hidratação e escovas que permitam evitar o frizz, mantendo a definição dos fios.

E aí, conseguiu identificar o seu? A seguir, separamos os principais tipos de escova de cabelo e mostramos como elas podem transformar sua rotina de cuidados e deixar seus fios maravilhosos, sem mistério: 

Escova raquete

Se você tem cabelos lisos ou longos e quer desembaraçá-los sem causar danos, a escova raquete é a sua melhor amiga. Graças ao formato largo e às cerdas acolchoadas, ela consegue pentear grandes mechas de uma só vez, reduzindo o tempo e minimizando a quebra dos fios.

Escova térmica

Quem adora um bom escovado precisa conhecer a escova térmica. Com um cilindro revestido de metal ou cerâmica, ela aquece ao ser usada com o secador, facilitando a modelagem dos fios. Esse tipo de escova é perfeito para criar volume, ondas ou deixar o cabelo liso e polido, com acabamento digno de salão.

Escova redonda de cerdas naturais

Para brilho e movimento natural, as escovas redondas de cerdas naturais são ideais. Além de distribuírem a oleosidade natural do couro cabeludo pelos fios, deixam o cabelo macio e hidratado. Use-as para finalizar penteados ou criar ondas suaves e elegantes.

tipos-de-escova-interno-01

Escova desembaraçadora

Quem nunca sofreu com fios embaraçados sem sofrimento? A escova desembaraçadora é a solução! Com cerdas flexíveis, ela desliza pelos cabelos suavemente, desfazendo nós sem quebrar os fios. É indicada para todos os tipos de cabelo, especialmente os mais frágeis e propensos a embaraçar, como é o caso dos cabelos crespos e cacheados

Escova ventilada

Se a pressa é sua realidade, a escova ventilada é bem interessante. Suas aberturas entre as cerdas permitem que o ar do secador passe diretamente pelos fios, acelerando a secagem. Esse modelo é perfeito para quem busca praticidade e um visual com mais leveza, e não abre mão de secar os fios com secador.

Escova alisadora 

Praticidade e cabelos lisos andam juntos com a escova alisadora elétrica. Com placas de aquecimento e cerdas que desembaraçam e alisam ao mesmo tempo, ela é ideal para quem tem uma rotina corrida, mas não abre mão de fios alinhados.

Leia também: Cuidados com a pele no verão: 4 produtos essenciais

Como escolher a escova ideal?

Agora que você já conhece os tipos de escovas de cabelo e suas funções, escolher a escova certa fica bem mais fácil, não é? Mas, para te ajudar ainda mais, aqui vão algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Primeiro, pense no seu tipo de cabelo. Se você tem fios cacheados, por exemplo, é legal investir em escovas para cabelos cacheados. Escovas desembaraçadoras ou de cerdas naturais são ótimas, porque ajudam a preservar a definição dos cachos, sem perder o volume.

tipos-de-escova-interno-02

Depois, defina o que você quer alcançar com a escova. Se a ideia é praticidade no dia a dia, a escova alisadora ou a escova ventilada são superpráticas. Mas, se você está buscando um acabamento mais elaborado, uma escova térmica ou escova redonda podem ser suas melhores amigas. 

E claro, não tenha medo de testar! Às vezes, a gente só encontra o modelo ideal quando coloca a mão na massa. E por que não combinar diferentes tipos de escova na sua rotina? Assim, você consegue resultados ainda melhores!

Leia também: Dicas para uma pele bronzeada e saudável

No fim das contas, escolher a escova certa é sobre otimizar seu tempo e valorizar a beleza dos seus fios. Agora é só colocar essas dicas em prática e arrasar por aí!

Platinou? Veja cuidados com o cabelo loiro aqui no blog da Renner e curta a estação mais quente do ano com o haircare em dia!