Dia do Consumo Consciente

Hoje é o Dia do Consumo Consciente, e o Brasil completa 10 anos dessa data que o Ministério do Meio Ambiente propõe para que eu e você possamos pôr as cartas na mesa e falar sobre a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. É uma data simbólica para lembrar que a nossa rotina pode ser ambientalmente mais amigável e que é importante avaliar nossos níveis de desperdício.

Existe uma quantidade “X” de recursos naturais necessários pra manter nosso consumo de comida, transporte, moradia e roupas. Essa pegada ecológica é a marca que estamos deixando para as futuras gerações. Desde a década de 1980, passamos a consumir mais do que o planeta naturalmente oferece, e estamos demandando mais, ano após ano. Nos dias atuais, a população humana da Terra consome o equivalente a 1,6 planeta por ano para suprir seu estilo de vida. Neste mesmo ritmo até 2050, calcula-se que o índice suba para 2,9. Acontece que temos apenas um planeta e ele não está tendo tempo suficiente para se regenerar. Repensar hábitos de consumo e adotar uma postura mais consciente é mais do que urgente!

As escolhas têm poder, e um grande primeiro passo é consumir de empresas idôneas, que atuem formalmente e tenham um compromisso transparente com boas práticas socioambientais. Enquanto você está lendo este post, a Renner segue ampliando seu compromisso com a moda responsável por meio de estratégias cada vez mais sólidas. A gente faz isso ampliando o número de roupas e acessórios feitos com matérias-primas menos impactantes e, também, melhorando nossa própria eficiência enquanto empresa para reduzir impactos – diminuindo o consumo de energia e água, buscando fontes renováveis, compensando nossas emissões de carbono e oferecendo o serviço de logística reversa a nossos clientes.

Todos esses são compromissos públicos com metas e índices publicados em nosso relatório anual, que você pode consultar aqui!

Mas muito além de dados e planilhas, nossas diretrizes de moda responsável se materializam na loja, com inúmeros produtos que respondem a essa demanda por um consumo mais consciente e justo. Veja as ideias abaixo e pratique a moda responsável hoje e sempre!