Guarda-roupa sustentável: dicas de consumo consciente

Na última década, consumo consciente tem sido um dos grandes temas no mundo da moda, passando por todas as esferas da indústria. Não há dúvida de que cada vez mais pessoas querem viver de forma mais responsável, mas entender quais ações contribuem positivamente para o planeta pode parecer um pouco confuso para quem visa montar um guarda-roupa sustentável.

Felizmente, existem passos simples e práticos que você pode tomar hoje para tornar seu estilo de vida ainda mais ético e reduzir os impactos do seu consumo no meio ambiente. Pronta para reinventar seus hábitos? Confira nossa lista de 5 ações sustentáveis para adotar no seu dia a dia.

O que é um guarda-roupa sustentável?

Antes de compartilharmos nossas dicas para você transformar seu guarda-roupa em algo sustentável, é importante entendermos o que isso significa. Vamos lá? Um guarda-roupa sustentável envolve escolhas mais responsáveis de consumo e de matérias-primas. Parece intuitivo à primeira vista, mas, afinal, quais são as atitudes que fazem a diferença na hora de renovar o armário de forma consciente?

Se você não sabe por onde começar, aqui vão alguns direcionamentos: ao comprar peças atemporais de alta qualidade, cuidar das que você já possui e manter apenas as que você realmente usa, é possível conquistar um grande progresso na construção do seu próprio guarda-roupa sustentável

De forma resumida, um armário consciente e responsável é adaptável, versátil e aproveita a vida útil das peças ao máximo, fugindo da lógica de consumo e descarte desenfreados. 

Moda sustentável: 5 hábitos de consumo consciente para adotar no seu dia a dia

Para construir um guarda-roupa verdadeiramente sustentável e ético, existem passos simples que você pode começar a tomar agora. A seguir, listamos 5 ações conscientes e responsáveis para adotar no seu dia a dia.

1. Aposte em roupas atemporais de boa qualidade

Por possuírem materiais mais resistentes, peças de boa qualidade costumam ser mais duráveis. Além disso, apostar em roupas atemporais, que sempre funcionam e nunca saem de moda, não só garante maior longevidade no seu repertório, como também reduz os impactos do ciclo de consumo e descarte no meio ambiente.

2. Preste atenção na etiqueta

Com a moda sustentável se tornando cada vez mais popular, cada vez mais pessoas têm se atentado à necessidade de optar por peças menos impactantes para o meio ambiente. Mas, afinal, como escolher roupas sustentáveis? Um bom caminho é prestar atenção nas etiquetas.

Uma das iniciativas da Renner que demonstram nosso compromisso com o meio ambiente é o Selo Re – Moda Responsável, que identifica os produtos feitos com matérias-primas e/ou processos menos impactantes para o planeta.

3. Adquira peças que se adaptem por várias estações

Todos nós temos aquelas peças essenciais que usamos o ano todo. Esta é uma maneira fácil de se vestir de forma mais sustentável. Ao comprar roupas que combinam com qualquer época do ano, das férias ao escritório, você evita acumular itens desnecessários no fundo do guarda-roupa. Uma boa dica é montar um armário-cápsula com peças de cores neutras e modelagens atemporais, que nunca saem de moda, seja no estilo elegante ou casual.

4. Vista todas as peças que você já tem

Uma ótima dica para ajudar a construir um guarda-roupa sustentável é usar, amar e vestir – sem exceção. Usar todas as suas peças parece simples, mas todos nós temos roupas no fundo de nossos armários que nunca veem a luz do dia. Que tal reuni-las e pensar em formas de adaptá-las ao seu estilo atual, seja por meio de upcycling ou de combinações inéditas?

5. Opte por tecidos sustentáveis

Claro, quando o assunto é sustentabilidade, nada mais intuitivo do que optar por matérias-primas menos impactantes para o meio ambiente. A boa notícia é que existe uma variedade grande de materiais responsáveis que podem te ajudar a montar um guarda-roupa sustentável e cheio de estilo, como o liocel, o modal, a poliamida biodegradável, bem como o algodão e a viscose responsáveis.

Viu como montar um guarda-roupa sustentável é mais simples do que parece? A propósito, aproveite para conhecer os nossos compromissos de sustentabilidade!