A jornalista Luiza Souza mostra que é possível combinar conforto e estilo nos looks de maternidade

A descoberta da gravidez traz muitas alegrias e, com o passar das semanas, um novo corpo vai nascendo junto com o bebezinho dentro da barriga. E ahhh, a barriga!! Principalmente na primeira gestação, ela costuma demorar para aparecer – o que não é o caso do quadril e outras curvas, que vão ganhando mais volume, fazendo com que as nossas calças e saias de fiquem pequenas num piscar de olhos.

Como fazer para que o outfit durante a gravidez não vire uma repetição de legging?

Sim, as leggings são ótimas e versáteis, mas não são a única possibilidade durante este período. Para dar mais charme aos looks, procure mesclá-la com duas peças: uma camiseta ou regata que molde o corpo e, por cima, uma camisa, quimono ou parka.

Aliás, essas últimas peças funcionam por cima de vestidos de viscose ou canelado, bem colado ao corpo, ótimo para valorizar a barriga e ao mesmo tempo te deixar confortável. Com certeza foi um dos truques que durante as minhas gravidezes eu mais lancei mão. Pegar uma camisa de um número maior era um truque recorrente, usava a jogando em cima de legging e camiseta e os amados vestidos canelados.

As calças jogging, com elástico na cintura, também são boas opções, fazendo um estilo mais esportivo super em voga no momento.

Para quem ama fazer a barriga brilhar

Se sua ideia é botar o barrigão de fora com conforto e estilo, pode o fazer de diversas maneiras. Invista em um top bem confortável ou cropped (se você tiver uma camiseta justinha de manga longa pode enrolá-la abaixo do peito) e combine-o com uma calça tipo pijama ou boyfriend jeans.

Vestido longo para usar além da gravidez

Se você quer investir na compra de uma peça que vai poder usar – e muito – mesmo depois que seu bebê nascer, eu recomendaria um vestido longo, fluido e soltinho. Isso pois ele vai tendo “espaço” conforme as semanas vão passando e a barriga crescendo (o meu usei até o finzinho da gravidez, mesmo quando o clima do outono estava mais ameno, combinando-o com quimono por cima). Aqui, a dica é investir numa cor ou estampa, algo que te dê energia e alegria na hora de vestir. Uma peça tão especial quanto o seu momento.

Amamentação: praticidade como palavra-chave

Estamos no alto inverno e eu no auge na amamentação da minha filha mais nova, Sophie, de quase dois anos. Morro de frio em casa, mas não posso pensar em usar uma malha de gola alta, por exemplo. Seria pouquíssimo prático – e a prioridade aqui é com que ela se alimente bem, com calma, e que eu esteja confortável.

Sutiãs e regatas próprias para a amamentação são itens básicos – e a minha dica é tê-los em boa quantidade, para que nunca falte. O leite vaza com frequência e as roupas sujam mesmo, então é bom ter pelo menos uns quatro sutiãs.