Como lavar o cabelo em casa: dicas para ter resultado de salão

A aparência física é nosso cartão de visita, e estar com um cabelo bonito e bem tratado faz com que a gente chame a atenção pelos motivos certos, mas saber como cuidar dele pode ser confuso para muitas pessoas. Se você souber como lavar o cabelo de forma adequada, é possível ter um resultado incrível sem sair de casa.

Quer ficar com aquele cabelão sedoso de comercial de shampoo? Então siga essas 5 dicas básicas que vão fazer toda a diferença para os seus fios. Pode apostar: esse passo a passo é tão simples que você pode começar a fazer agora mesmo!

3 dicas de como lavar o cabelo para ter um resultado de salão

Embora ter fios sedosos, brilhosos e macios seja o objetivo de boa parte das pessoas, muitas vezes, maus hábitos podem ser um obstáculo para conquistar o resultado perfeito. Para garantir um cabelo saudável e impecável, listamos 5 dicas simples que você pode adotar no cotidiano e que fazem toda a diferença.

  1. Lavar os cabelos com a frequência e temperatura adequadas

Lavar os cabelos todos os dias não é necessariamente algo prejudicial para os fios, desde que seja feito de forma adequada. O ideal é evitar a água quente, que resseca e agride o couro cabeludo, além de provocar a descamação da pele. A temperatura fria é a melhor opção, pois dá força e brilho para as madeixas.

Lembre-se: quem determina a frequência ideal de lavagem é você mesma, de acordo com suas necessidades. Na hora de lavar, as melhores dicas são aplicar um pouco de condicionador nas pontas e usar produtos específicos para seu tipo de cabelo. Ah, e um leave-in para finalizar dá aquele visual impecável.

 

  1. Apostar em produtos livres de sulfatos, petrolatos e parabenos

As informações contidas nas embalagens de shampoos são de extrema importância. Por isso, leia-os com atenção. 

Há uma variedade de opções de produtos disponíveis que contêm sulfatos, petrolatos e parabenos, substâncias que têm o objetivo de dar sensação de limpeza, mas podem retirar os óleos essenciais do cabelo, provocando ressecamento. Portanto, o melhor caminho é optar por shampoos e condicionadores sem estes ingredientes. Esta técnica é conhecida como low poo.

  1. Montar um cronograma capilar

Qualquer pessoa que já buscou “cuidados com o cabelo em casa” nos sites de busca ou redes sociais já deve ter se deparado com o conceito de cronograma capilar – que já faz parte do dia a dia de várias influenciadoras de beleza.

Como já abordamos anteriormente aqui no blog Estilo Renner, essa rotina de cuidado com os cabelos pode ser dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução – cada uma atua no tratamento capilar de forma específica e de acordo com as necessidades do momento. Basta marcar na sua agenda os dias específicos para fazer cada etapa.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo e o que muda de um para o outro é a sequência de tipos de máscaras utilizadas no dia do tratamento. Ah, e é fundamental fazer uma pausa de pelo menos 48 horas entre um tratamento e outro, para não sobrecarregar os fios e os ativos penetrarem efetivamente no cabelo.

Outros cuidados importantes para manter os cabelos saudáveis

  1. Pentear os cabelos molhados com delicadeza

Após o banho, o ideal é pentear os cabelos com muito cuidado, já que se tornam frágeis e propensos à quebra quando estão molhados. Portanto, delicadeza é lei nessa hora. E não se preocupe se você perceber um pouco de queda – perder entre 50 e 100 fios por dia é normal.

  1. Aparar regularmente para evitar as pontas duplas

Ninguém gosta de um cabelo com pontas duplas e danificadas, mas é normal que os fios se desgastem ao longo do tempo. Por isso, aparar as pontas a cada 6 ou 8 semanas é uma ótima forma de manter os cachos com aparência saudável e revitalizada, impedindo o surgimento das pontas duplas – cerca de 2,5 cm são o suficiente para não mudar radicalmente o visual.

  1. Usar protetores térmicos para secar e pranchar o cabelo

Se você não resiste a uma ferramenta de modelagem, como os secadores, babyliss e chapinhas, um item vai ser seu melhor aliado: o protetor térmico. Esse produto adiciona uma barreira entre o utensílio e o cabelo, selando a umidade e afastando o frizz. Ele também trabalha para suavizar a cutícula, deixando seu cabelo macio e sedoso. 

Viu como ter aquele resultado impecável nos cabelos não é um mistério? Seguindo esse passo a passo, você também pode conquistar aqueles fios sedosos e macios. Mas, se quer ainda mais sugestões de produtos para usar, confira essas dicas de como escolher a máscara de cabelo ideal para você.