Andreza Ramos ensina como ter um armário cápsula

Já ouviu falar em armário cápsula? Não tem nada a ver com mobiliário, mas, sim, com um um número reduzido – e funcional – de peças dentro dele. Nadando contra a maré do consumo excessivo, esta estratégia entrega praticidade e sustentabilidade. Trata-se de uma forma de organização que propõe a utilização de um número reduzido de peças, que, sempre versáteis, podem se repetir em looks diferentes no cotidiano. E como escolher tais peças? Pense que elas devem ser curingas, atemporais e conversarem com seu estilo de vida.

E quantas peças compõem um armário cápsula?

Não há um número fechado, mas é interessante ser entre 40 ou 50 peças e que você consiga visualizar opções para dias quentes e frios, ambientes formais e casuais. Preste muita atenção também na qualidade. É ela que vai garantir a durabilidade do seu guarda-roupas. Mas como montar um armário cápsula sem cair no mesmo? Seguem algumas dicas.

Tecidos e modelagens como aliados

Ao trabalhar com cores neutras ou peças clássicas, que são essenciais pra esse tipo de projeto, tente variar na composição de tecidos para um look mais elaborado. Se você tem um estilo moderno pode trocar a skinny jeans pretinha, por uma de couro sintético e passar uma imagem ainda mais estilosa.

Você pode substituir ainda a malha pelo crepe, garantindo um look básico com toque de sofisticação ou trocar a camisa branca normal, por uma levemente mais bufante, se a criatividade for a sua cara. Assim você mantem a versatilidade do closet, mas longe do básico, com composições mais intencionais.

Tem cor, sim senhor!

Quando pensamos em um guarda-roupas compacto, a primeira coisa que imaginamos cortar é a cor, mas não precisa ser assim. Definir uma paleta de cores com neutros e coloridos pontuais pode ajudar a diversificar seu closet cápsula. Contudo, certifique-se de escolher cores que harmonizem com preto ou branco e que transmitam uma mensagem que faça sentido para sua imagem. Quanto mais escuro este colorido for, mais maduro e séria será seu visual, e quanto mais clara e intensa for a cor, mais leve e criativa você tende a parecer.

Uma estampa para chamar de sua

Seu novo guarda-roupas compacto pode ser composto por peças lisas e até mesmo estampadas, se fizer sentido para o seu estilo. A principal dica aqui é apostar em estampas com cores de fundos de fácil combinação, a exemplo de marrom, preto e branco.

Garanta também que você tenha pelo menos 5 peças no seu guarda-roupas com cores em comum às cores das estampas. Se não for possível criar pelo menos 5 looks com essa nova estampa, é provável que a peça não seja tão versátil assim, o que pode prejudicar seu projeto. Estampas clássicas podem ser uma fórmula sem erro: listras, poás, xadrezes e até oncinhas são bem-vindas aqui, desde que já conversem bem com suas peças atuais (5 looks, hein!)

Na prática

Ainda em dúvida de no que investir? Tudo bem, listei algumas peças que podem te ajudar no projeto de ter um cápsula para chamar de seu:

– Calças com pelo menos duas propostas diferentes como skinny e retas

– T-shirts e opções para frio como jaquetas, blazers, cardigans e suéteres

– Vestidos ou macacões para diversificar o guarda-roupas

– Acessórios em metais são sempre versáteis e bolsas lisas também

– Peças para práticas esportivas não entram na conta

Em suma, leve em consideração seu estilo pessoal, os compromissos diários e não tenha medo! Um armário cápsula pode ser incrível quando temos em mãos duas coisas: informação e peças corretas, tudo o que a Renner tem para oferecer. Divirta-se!