
Ela é romântica, delicada, estilosa e, ao mesmo tempo, cheia de atitude. A blusa de renda atravessa gerações e tendências, conquistando espaço em composições que vão do estilo boho ao Y2K, do casual chic ao visual de festa.
Seja com jeans, alfaiataria, PU ou por baixo de sobreposições criativas, o look com blusa de renda pode ter mil e uma versões. Ficou curiosa para saber como criar composições para o dia a dia, eventos especiais ou até mesmo nos dias frios?
Continue sua leitura, este é o momento perfeito para atualizar seu styling com essa peça atemporal.
Como usar blusa de renda no dia a dia
A blusa de renda não precisa ficar reservada só para ocasiões especiais. Com as combinações certas, ela pode brilhar também nos looks do dia a dia. A ideia é equilibrar a delicadeza da renda com peças mais despojadas e práticas. Confira nossas sugestões:
Casual chic: jeans + renda
Sabemos que você pode estar com a dúvida: “afinal, a blusa de renda combina com o quê?”.
Bom, a combinação jeans e blusa de renda não tem erro. Uma calça ou short jeans de corte reto ganha um toque superfeminino, quando usado com uma blusa de renda branca.
Vale investir em modelos com manga bufante, babados ou transparência leve para deixar o visual ainda mais interessante. Nos pés, tênis no modelo chuteira ou uma botinha de cano baixo dão o tom da produção, de acordo com a sua vibe do dia.
Mix de texturas: PU + renda
Sua ideia é ousar um pouco mais no look com blusa de renda sem perder a delicadeza? Então, misture-a com peças de PU. A textura mais pesada do PU faz um ótimo contraste com a leveza da renda, resultando em um look estiloso e com uma pegada fashionista atual.

Aposte, por exemplo, em uma saia curta de PU com uma blusa de renda cropped, ambos pretos. Essa combinação tem um toque sensual na medida certa, com um equilíbrio interessante entre o rocker e o romântico, perfeito para uma saída à noite ou um evento descontraído com muito estilo.
Quer deixar o estilo rocker ainda mais marcado? Escolha um coturno e um colar choker. Você também pode acrescentar uma meia-calça escura ao visual.
Noite de festa
Se tem um momento em que o look com blusa de renda brilha com força total é nas produções noturnas. Afinal, essa peça tem o poder de trazer sofisticação e sensualidade, adaptando-se a diversos moods e ocasiões.
Precisa ir a um jantar elegante? Uma blusa branca de renda de manga longa, com sua delicadeza e transparência controlada, cria um contraste interessante com a calça pantalona em alfaiataria marrom. Essa combinação é a cara do quiet luxury, unindo a leveza da renda à fluidez e estrutura da calça.
Nos pés, um scarpin preto clássico de salto fino é a pedida para quem quer adicionar elegância extra. Quanto aos acessórios, a aposta é na delicadeza: joias minimalistas, como brincos pequenos de pérola e um colar fino com um ponto de luz discreto, complementam o visual sem competir com a blusa.

Já no look para noite em festas e baladas, a energia muda, e a renda se transforma! Pode apostar em uma blusa de renda tomara que caia vermelha com barra assimétrica. Para equilibrar essa peça statement, a minissaia em PU é uma alternativa. Uma sandália em tiras finaliza com um toque especial que amamos.
Para os complementos, ouse mais — que tal um mix de anéis robustos para marcar sua personalidade? E uma bolsa baguete western também traz toda uma informação de moda diferenciada.
Você pode curtir também: Maximalismo: tudo sobre o estilo em que mais é mais
Combinações de inverno
A chegada do frio não é motivo para aposentar os looks com blusa de renda. Muito pelo contrário, essa peça pode ser a protagonista de looks de inverno criativos, estilosos e nada óbvios. A dica é investir em sobreposições que valorizam a textura da renda, principalmente nas golas, mangas ou punhos.
Um truque certeiro é usar a blusa de renda embaixo de um suéter de tricô ou moletom mais larguinho, deixando apenas os detalhes da renda aparecerem. Se quiser um toque mais sofisticado, aposte na blusa de renda como base e finalize com blazer oversized.
Outra opção criativa é o duo blusa de renda + camiseta, em que a renda aparece por baixo da t-shirt branca ou estampada, criando um look Y2K e cheio de estilo. O visual funciona bem com calça cargo, saia plissada ou shorts com meia-calça.
Leia também: Looks de inverno: peças essenciais para o seu guarda-roupa
Gostou das ideias? Agora é só abrir o guarda-roupa, tirar aquela peça tão amada do fundo da gaveta e começar a montar produções que têm tudo a ver com o seu mood. Do boho ao Y2K, os looks com blusa de renda provam que estilo e versatilidade andam lado a lado.
Continue navegando pelo blog da Renner e conheça os tipos de mangas que as blusas podem ter!