Batom vermelho: 6 dicas para uma aplicação perfeita

A mulher moderna pode até ter uma variedade de produtos e cores em sua nécessaire, mas, o batom vermelho é aquela escolha atemporal, à qual sempre recorremos ao longo da vida. Os lábios avermelhados têm o potencial de deixar o visual muito mais elegante.

O item carrega uma história colorida e complexa, acumulando significados ao longo dos séculos. Muitos historiadores reconhecem que o primeiro batom vermelho pode ter surgido em 3500 aC, na Mesopotâmia, onde se pintava os lábios esmagando pedras vermelhas e produzindo um pó colorante. No entanto, foi somente nos anos 1920, na Inglaterra, que essa prática passou a fazer parte do dia a dia de grande parte das mulheres. 

Independentemente de sua origem, usar batom vermelho sempre foi um símbolo impactante, seja de sensualidade, status social, riqueza ou confiança – é chique e ousado, mas também delicado e poderoso.

 

Maquiagem com batom vermelho: 6 dicas para uma aplicação sem erros

Por outro lado, é necessário saber como usar o batom vermelho, pois, quando mal aplicado, pode comprometer o resultado final da sua maquiagem.

Para ajudar você a criar aquela maquiagem chique e bem-acabada com essa clássica cor de batom, preparamos um passo a passo com 6 dicas para aplicar batom vermelho como profissional. Portanto, pegue seu kit de maquiagem e confira essas sugestões!

 

1. Combine com o tom da sua pele

Para identificar os tons de sua pele, basta verificar seu pulso. Se suas veias parecem mais roxas, você tem tons frios. Se parecem mais verdes, são quentes.

Assim como a pele, o batom também tem tons. Um batom de cor quente geralmente é vermelho-alaranjado, enquanto um frio tem uma cor mais azulada, como um tom de rosa profundo.

Agora, existem duas opções: se você quer se destacar,  escolha um batom com tons que sejam o oposto da sua pele. Caso queira um lábio vermelho que pareça discretamente chique, é melhor combinar com a tonalidade mais indicada para a sua própria cor. 

2. Os lápis labiais são seus aliados

Já se foi a época em que era necessário se preocupar em retocar os lábios constantemente para não ficar com o batom borrado. Os lápis labiais são o truque ideal para garantir a permanência e a precisão da maquiagem. Basta contornar seus lábios e esfumar a cor para dentro com os dedos ou com um pincel de maquiagem antes de aplicar a camada de batom. 

3. Pense no resto da sua maquiagem

Levar em consideração toda a maquiagem é indispensável para harmonizar o batom vermelho com o visual – isto inclui, principalmente, os olhos. O primeiro passo é se perguntar se o objetivo é trazer destaque para os lábios ou apenas complementar a composição.

Se for um look diurno, mantenha a maquiagem mais clean – uma sombra marrom-clara com máscara de cílios incolor já transforma o seu visual. Já a combinação olhos esfumados e batom vermelho chama  bastante atenção, então é melhor guardar essa make para a noite

Para uma make extravagante e cheia de personalidade, você deve valorizar o olhar. Por isso, aposte no visual monocromático (que está com tudo nesta temporada) com sombras vermelhas ou contraste com cores vibrantes, como azul, rosa e dourado. 

 

4. Escolha a intensidade da cor

Apesar de chamar atenção logo de cara, um visual com batom vermelho pode ser  sutil e natural. Uma boa sugestão é aplicar um pouco de lip balm primeiro e, em seguida, adicionar o batom com o dedo, começando no centro e esfumando para fora. Isto cria uma aparência levemente corada na boca. 

5. A textura também é importante

Explore as texturas existentes para escolher as suas favoritas. Um batom vermelho matte apresenta um resultado opaco e impactante, perfeito para eventos mais formais ou para o trabalho – e ainda pode ser usado como delineador! Já os batons cremosos remetem a um estilo mais despojado e descontraído, funcionando melhor em situações casuais.

Considere a forma de aplicação

A forma de aplicação do batom também faz diferença no resultado final. Para batons em bala, se forem cremosos, é melhor aplicá-los com a ajuda de um pincel de maquiagem para um efeito mais natural, enquanto os mattes ficam bem-acabados e intensos quando aplicados diretamente na boca. Já os líquidos contêm um pincel próprio na embalagem, que facilita seu uso.

Além do batom vermelho, um outro cosmético versátil e poderoso que tem muito a oferecer para as suas makes é o lip tint. Já viu estas dicas de beleza que preparamos?