A mulher moderna pode até ter uma variedade de produtos e cores em sua nécessaire, mas, o batom vermelho é aquela escolha atemporal, à qual sempre recorremos ao longo da vida. Os lábios avermelhados têm o potencial de deixar o visual muito mais elegante.
O item carrega uma história colorida e complexa, acumulando significados ao longo dos séculos. Muitos historiadores reconhecem que o primeiro batom vermelho pode ter surgido em 3500 aC, na Mesopotâmia, onde se pintava os lábios esmagando pedras vermelhas e produzindo um pó colorante. No entanto, foi somente nos anos 1920, na Inglaterra, que essa prática passou a fazer parte do dia a dia de grande parte das mulheres.
Independentemente de sua origem, usar batom vermelho sempre foi um símbolo impactante, seja de sensualidade, status social, riqueza ou confiança – é chique e ousado, mas também delicado e poderoso.
Maquiagem com batom vermelho: 6 dicas para uma aplicação sem erros
Por outro lado, é necessário saber como usar o batom vermelho, pois, quando mal aplicado, pode comprometer o resultado final da sua maquiagem.
Para ajudar você a criar aquela maquiagem chique e bem-acabada com essa clássica cor de batom, preparamos um passo a passo com 6 dicas para aplicar batom vermelho como profissional. Portanto, pegue seu kit de maquiagem e confira essas sugestões!
1. Combine com o tom da sua pele
Para identificar os tons de sua pele, basta verificar seu pulso. Se suas veias parecem mais roxas, você tem tons frios. Se parecem mais verdes, são quentes.
Assim como a pele, o batom também tem tons. Um batom de cor quente geralmente é vermelho-alaranjado, enquanto um frio tem uma cor mais azulada, como um tom de rosa profundo.
Agora, existem duas opções: se você quer se destacar, escolha um batom com tons que sejam o oposto da sua pele. Caso queira um lábio vermelho que pareça discretamente chique, é melhor combinar com a tonalidade mais indicada para a sua própria cor.