Sabe quando você veste um look e se sente incrível? Ou quando coloca uma roupa de trabalho que te deixa mais segura? Isso acontece porque nosso cérebro entende aquilo que estamos vestindo e transforma tudo em sentimentos e ações. Isso é cognição indumentária: a forma como a roupa influencia em como nos sentimos e de que maneira agimos.
Para comprovação desta tese, um grande grupo foi colocado dentro de uma sala para responder perguntas. Primeiro todos responderam tais perguntas vestindo suas próprias roupas. Depois, metade da turma ganhou jalecos intitulados como “jalecos de médico”, uma outra rodada de perguntas aconteceu e os que souberam que vestiam tais jalecos tiveram desempenho melhor nas respostas de inteligência do que o outro grupo que não vestia.
Mas como isso pode impactar no cotidiano? Entender o que usamos e fazer isso com intencionalidade pode transformar nossa percepção. E pra te ajudar na prática, seguem algumas dicas.
Um look que te deixa confiante para as segundas
Segunda-feira chegou e tudo o que você quer é se sentir uma profissional incrível, né? Então podemos pensar num look com cores escuras, tecidos estruturados e modelagens mais retas. A cor azul, por exemplo, é uma das cores chaves para ambientes de trabalho, pois inspira confiança, segurança e credibilidade. Você pode transformar tudo isso em uma alfaiataria incrível e sentir-se uma profissional acessível, competente e estilosa!
Dica: para não sentir que o look ficou sério demais, traga peças de suas cores prediletas ou peças mais casuais como o tênis. Você vai amar!