Orgulho e diversidade: conheça as ações de inclusão LGBTQIAP+ da Renner

No mês de junho, bandeiras de arco-íris puderam ser vistas por toda a parte – das janelas de residências até os avatares de uma infinidade de marcas ao redor do mundo. Isto acontece porque este período é conhecido popularmente como Mês do Orgulho, época de proporcionar debates sobre inclusão e desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAP+. 

Porém, a inclusão deste grupo social deve acontecer durante o ano inteiro. Para reforçar a importância e falar mais sobre a diversidade, compilamos as principais informações sobre a comunidade LGBTQIAP+, suas pautas e quais são os compromissos e ações da Renner para a inclusão deste grupo social. Confira!

 

O que é o movimento LGBTQIAP+?

A sigla da comunidade LGBTQIAP+ passa por constantes atualizações, o que pode causar estranhamento em algumas pessoas. Acontece que cada letra representa um subgrupo dentro desse termo guarda-chuva, que inclui diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Por isso, a diversidade é literal. Abaixo, entenda o significado de cada letra da sigla:

  • A letra L representa as lésbicas, mulheres que se atraem sexualmente e afetivamente apenas pelo mesmo gênero. 
  • Já o G diz respeito aos gays, homens que se atraem sexualmente e afetivamente apenas pelo mesmo gênero. 
  • O B, por outro lado, representa os bissexuais, pessoas que sentem atração sexual e afetiva por qualquer pessoa, independentemente do gênero.
  • A letra T engloba transgêneros e travestis, pessoas que não se identificam com o gênero designado ao nascimento. Ah, vale lembrar que travesti é uma identidade feminina e característica da América Latina – muitas vezes sinônimo de “mulher trans”. Portanto, nada de errar seus pronomes!
  • a letra Q é um pouco mais complexa, e vem do termo inglês “queer”. Essa palavra pode significar tanto uma forma genérica de se referir a qualquer pessoa que esteja dentro da comunidade LGBTQIAP+ quanto alguém cuja identidade e expressão não se encaixam nas construções sociais sobre gênero.
  • O I da sigla vem de intersexuais, pessoas em que a informação biológica não é exclusivamente feminino ou masculino – há um espectro de possibilidades de ordens cromossômicas e genitálias entre seres humanos. 
  • A letra A representa os assexuais, pessoas que não sentem atração sexual e/ou afetiva em algum grau.
  • Por fim, a letra P destaca os pansexuais, pessoas cuja atração sexual e/ou afetiva independe de gênero.

Por que o movimento é muito importante?

 

Embora para algumas pessoas pareça que a comunidade LGBTQIAP+ avançou significativamente em termos de representatividade e direitos civis nas últimas décadas, esta realidade ainda é muito limitada em escala global. Por isso, falar sobre o tema é fundamental.

De fato, o Brasil é considerado um dos países mais avançados do mundo quando o assunto é legislação sobre os direitos LGBTQIAP+, embora esse grupo ainda passe por diversos desafios sociais, como discriminação e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

 

Amor é muito mais do que a única pauta a ser discutida. Entre algumas das conquistas recentes, destaca-se o casamento civil homoafetivo, a adoção de crianças e adolescentes por casais homoafetivos, a retificação de documentos de acordo com a identidade de gênero sem necessidade de intervenção cirúrgica e o direito à cirurgia de redesignação sexual.

Por outro lado, ainda há mais de 70 países no mundo onde o amor homoafetivo é criminalizado – em mais de 10, há pena de morte para qualquer atividade  nese sentido. Em outras palavras, é necessário muita luta para que possamos viver em uma sociedade de fato igualitária, e qualquer pessoa pode – e deve – apoiar essa causa.

Projetos de acolhimento LGBTQIAP+ da Renner

 

Estamos comprometidos em promover um legado positivo para a sociedade. Por isso, ao longo dos últimos anos, adotamos diversas ações de inclusão da comunidade LGBTQIAP+, tendo em vista a necessidade de reparo social vivida por esse grupo e o objetivo de reter talentos. Divulgamos sempre em primeira mão os resultados dessas iniciativas.

Nosso último censo, realizado em 2022, mostra que 21% dos colaboradores da Lojas Renner são LGBTQIAP+, e em cargos de liderança 17% se autodeclaram como LGBTQIAP+. Dentre eles, 202 possuem gêneros não binários e 85 são pessoas trans, das quais 5 ocupam cargos de liderança. Além disso, 8% da alta liderança são pessoas LGBTQIAP+.

Além da representatividade no quadro de colaboradores, também participamos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, organização que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTQIAP+, e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade sobre o tema e criar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, com oportunidades iguais para todos dentro da empresa.

Dos 10 compromissos propostos, já avançamos em 5 – e estamos em constante esforço para cumprir os demais. Outras iniciativas são doações de cestas básicas, reformas e projetos afirmativos em casas de acolhimento, como, por exemplo, a Casa1 em São Paulo e a Casa Arco Íris no Rio de Janeiro.

É importante ressaltar que, para a Lojas Renner, a inclusão é mais do que falar de números, mas também proporcionar respeito e dignidade a todes, de forma humanizada. Que tal saber mais sobre algumas das trajetórias de empoderamento e amor próprio de alguns dos nossos colaboradores?