COP29: Renner apresenta sua jornada de sustentabilidade

cop29_capa_interno

A Renner está de volta à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que acontece de 11 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão. O evento é ponto de encontro para líderes globais, empresas e especialistas focados em ações climáticas urgentes.

Essa é a segunda vez que participamos. Em 2022, marcamos presença na COP27, realizada em Sharm El-Sheikh, no Egito. A nossa participação vem para reforçar o compromisso da Renner com uma moda mais sustentável e responsável. 

A seguir, a gente traz detalhes da conferência e quais são nossas metas para um futuro mais sustentável!

Mas o que é COP29, afinal? 

A COP29 é a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU), um encontro anual onde líderes e especialistas de quase 200 países se reúnem para discutir soluções para a crise climática. 

O principal tema é o financiamento das ações climáticas – especialmente o apoio dos países desenvolvidos aos mais vulneráveis e aos impactos das mudanças no clima. Conhecida como a “COP das Finanças”, a COP 29 busca definir formas mais claras de transitar para uma economia de baixo carbono em todo o mundo.

cop29_interno_01

A Renner na COP 29

Na COP29, apresentamos dois painéis sobre os novos passos da nossa jornada rumo ao “Net Zero” de emissões, o que significa ter uma política para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa. Na prática, todo gás poluente lançado na atmosfera deve ser compensado pela redução de CO2 em quantidades equivalentes.

Com nossa “Net Zero” para 2050 aprovada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), somos uma das poucas empresas de moda no Brasil com metas climáticas realmente validadas. 

Dessa forma, a Lojas Renner S.A. reafirma o compromisso de enfrentar as mudanças climáticas e expandir a visão de moda sustentável. Eduardo Ferlauto, nosso gerente geral de sustentabilidade, é quem apresenta os painéis, compartilhando nossas práticas de gestão climática, como a redução de emissões e o incentivo aos fornecedores para usarem energias renováveis de baixa emissão.

Também vamos detalhar nosso Guia de Moda Circular, uma iniciativa pioneira no Brasil para promover o reuso de materiais e a adoção de processos de produção com menor impacto ambiental.

Leia mais: Confira nosso Guia de Moda Circular completo.

A primeira vez da Renner na COP: para relembrar

Nossa estreia na COP27 foi um grande marco na jornada de sustentabilidade da Renner. Naquele momento, já estávamos dando passos importantes para que 80% das nossas peças fossem mais sustentáveis.

Desde então, temos investido em tecnologias que ajudam a economizar água e em matérias-primas certificadas. O Re Jeans, por exemplo, é produzido com processos e materiais mais sustentáveis.

Só em 2022, economizamos mais de 360 milhões de litros de água na produção e acabamento de jeans no ecossistema Renner. Em 2024, já neutralizamos 100% das emissões de gases de efeito estufa geradas por nossas operações.

Esse compromisso inicial nos abriu portas e rendeu reconhecimento global, destacando a Renner como uma líder em sustentabilidade em rankings internacionais. Mas isso ainda não é o suficiente, queremos continuar nessa trajetória!

Leia também: A moda e o clima: Giovanna Nader explica essa relação

cop29_interno_02

Mais conquistas para a sustentabilidade 

Estamos comprometidos em reduzir o impacto ambiental e promover a responsabilidade social. Priorizamos o uso de matérias-primas sustentáveis e estamos alinhando nossos produtos e modelos de negócios aos princípios de circularidade.

A ideia é alcançar uma moda mais responsável e regenerativa. Além disso, 100% da nossa cadeia de revenda, no Brasil e no exterior, tem certificação socioambiental. Estamos avançando também na rastreabilidade do algodão e de outras matérias-primas. 

Dentro da empresa, buscamos construir uma cultura inclusiva, com metas para aumentar a representatividade. Queremos que, pelo menos, metade dos cargos de liderança sejam ocupados por pessoas negras e por mulheres. 

Para saber mais, leia: Moda e sustentabilidade: conheça iniciativas da Renner que fazem a diferença.

Com a COP30 já confirmada para acontecer no Brasil, em 2025, espera-se que os debates realizados este ano preparem o terreno para o próximo evento, reforçando compromissos essenciais para conter o aquecimento global.

A participação da Renner na COP29 2024 nos traz uma mensagem muito importante: as empresas precisam ser protagonistas na construção de um futuro mais sustentável. Estamos fazendo a nossa parte e convidamos você a se juntar a nós nessa jornada. Topa?

Aproveita e vem ver o que a Cristal Muniz pensa sobre a COP29!