Você já parou para se perguntar de onde surgem as tendências de moda? Bem, assim como qualquer manifestação cultural, elas são fruto do que está acontecendo no mundo em determinado momento. Enquanto as guerras mundiais abriram o espaço para o utilitarismo na moda feminina, por exemplo, a moda futurista refletiu nas roupas os avanços tecnológicos de uma época.
Mas, é claro, a moda é reimaginada ao longo do tempo, e não seria diferente com o look futurista, que fez seu retorno nas tendências outono/inverno 2023. Na nova coleção Renner, além do estilo preppy, do minimalismo, do boho e do neogótico, a moda futurista é uma das apostas da temporada.
Vamos então saber mais sobre essa tendência e conhecer alguns looks com roupa futurista? Pegue seu capacete espacial e aperte o cinto, porque vamos voltar no tempo para explorar a origem da moda futurista, que começou há mais de 60 anos.
Moda futurista: como começou a tendência?
No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, o mundo foi dominado pela corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética. Isso desencadeou uma obsessão cultural por tudo o que era relacionado ao espaço, desde filmes e programas de TV até moda e design.
Os estilistas começaram a incorporar elementos futuristas em suas coleções, experimentando tecidos metálicos, materiais plásticos e formas geométricas. O resultado? Uma nova era da moda, em que minissaias, vestidos evasê e botas de cano alto se tornaram itens indispensáveis no guarda-roupa feminino. Até a moda masculina foi influenciada pela corrida espacial, com designers criando ternos com silhuetas aerodinâmicas e detalhes metálicos.
Estilo futurista contemporâneo: um olhar distópico para o futuro
O movimento da moda dos anos 60 não era apenas sobre roupas: foi um fenômeno cultural que refletiu uma sensação de entusiasmo, otimismo e esperança para o futuro. Recentemente, o estilo futurista começou a flertar com a moda mainstream mais uma vez. Mas, enquanto a primeira onda da estética, nos anos 1960, demonstrava entusiasmo e positividade, a trend vem agora com uma visão distópica do futuro.
Colonização de outros planetas e missões espaciais financiadas pelos bilionários atuais trouxeram a tendência de volta sob um ponto de vista menos otimista, o que se reflete em tecidos metalizados, materiais sintéticos e tecnológicos, utilitarismo e contrastes entre preto e cores vibrantes.
Looks futuristas
Como a proposta da moda futurista volta atualizada, na versão 2023 da coleção Outono Inverno da Renner, o ciclo revive e recicla tendências, resgatando a estética do novo milênio e renovando itens clássicos, como peças metalizadas e utilitárias.
Bolso para que te quero
A trend futurista engloba ainda materiais esportivos, num mix com o utilitário, e ainda entram as peças cargo e paraquedistas, também conhecidas como parachutes.