Gótica suave: inspiração de roupas e maquiagem dessa tendência

Mulher vestindo um vestido preto tomara que caia preto e esta segurando uma bolsa preta

Muito além da preferência musical, a tendência gótica é um estilo de vida (não, não é uma fase!). Ela mistura elementos diversos, que se unem num visual dark e descolado, mas que pode parecer um pouco pesado para algumas pessoas. Quem adora o estilo sombrio e prefere uma proposta mais clean pode apostar na estética gótica suave como a alternativa perfeita.

Esse estilo não é, exatamente, uma novidade, mas passou por evoluções ao longo do tempo. Se você está perdida, não se preocupe: reunimos algumas dicas para copiar essa tendência e colar no seu guarda-roupa, passando pelas roupas e maquiagem essenciais para ser uma verdadeira gótica suave. Então, já coloque o seu disco gótico preferido para tocar, entre no clima e venha com a gente!

Como o estilo gótico evoluiu ao longo do tempo?

Na década de 1980, a galera que estava envolvida no movimento punk se tornou cada vez mais crítica ao mainstream (ou a cultura de massa). Por isso, a tendência jovem migrou para o que conhecemos como pós-punk, e é nesse contexto que o estilo gótico nasceu.

A moda gótica é um movimento de contracultura que começou como uma oposição ao sistema e misturava elementos como a moda vitoriana, o horror, o romantismo e o macabro. Muitos dos adeptos usavam roupas pretas e acessórios como pulseiras de tachas, gargantilhas de couro e anéis de caveira. A maquiagem também era bem marcada, com pele pálida, olhos esfumados com lápis preto e lábios escuros.

Com o passar do tempo, o estilo gótico evoluiu e se dividiu em diferentes subgêneros, como o deathrock, o darkwave, o cybergoth, o vampire goth e, é claro, a vertente gótica suave, que traz uma proposta mais clean e casual sem perder o lado sombrio e descolado, e tem aparecido no mundo high fashion, das passarelas aos tapetes vermelhos.

Gótica suave: como incorporar o estilo ao seu dia a dia?

Como você viu, a garota gótica suave traz uma aparência mais sutil. Então na hora de pensar no seu visual, tenha em mente que não precisa se limitar ao preto, ok? Dá para diversificar a paleta de cores e ainda se manter fiel ao estilo. 

Roupas do estilo gótico

No guarda-roupa da moda gótica feminina, roupas com rendas, babados, estampas florais sombrias e corsets são alguns dos queridinhos das adeptas para compor os seus looks do dia.

Ah! Um item que não pode faltar no seu visual, que é um ponto em comum com a moda gótica masculina, são os acessórios: bijuterias pretas e prateadas, pedras, pulseiras de couro e gargantilhas são uma parte importante do look da gótica suave. De calçados, as botas são as escolhas clássicas, mas você também pode optar por sapatos de couro clássicos, caso prefira o estilo gothic lolita, que vem da Ásia.

Mulher vestindo um vestido preto tomara que caia preto e esta segurando uma bolsa preta. Ao lado um colar preto com um pingente e uma mulher vestindo uma saia preta, uma top preto

Maquiagem gótica suave

É claro que não poderíamos deixar de falar do elemento-chave no visual da gótica suave: a make! A propósito, você já ouviu falar no ghoul girl? A tradução seria algo como “garota fantasma” e essa tendência começou a bombar nas redes sociais, como o TikTok, depois do lançamento de séries teen que trazem uma pegada mais jovem para a estética dark.

A maquiagem ghoul girl segue aquela proposta do estilo gótico suave: um visual mais clean sem perder a personalidade sombria. A pele precisa ser bem preparada e hidratada, com um bom  primer, já que o look pede uma maquiagem mais marcante do que a casual. Se você quiser dar um up no estilo, pode usar uma base com um tom mais claro do que a sua pele, para criar um contraste entre os olhos e o rosto.

Mulher usando batom roxo. Ao lado produtos de maquiagem

A menina gótica suave dessa tendência adora olhos pretos e esfumados ou delineados na técnica tear duct liner, enquanto as escolhas mais comuns para os lábios são os batons nude, para não exagerar no resultado (mas, se quiser usar um batom preto, você pode!). Depois, é só finalizar com um blush, para dar uma corada suave no rosto.

Ah! Uma técnica bastante comum da tendência ghoul girl é a sobrancelha descolorida, que provavelmente já apareceu no seu feed do Instagram alguma vez. Para conseguir esse efeito, que dá mais destaque aos olhos, você pode recorrer a um produto descolorante, ou pode seguir esse tutorial de sobrancelha transparente com maquiagem, que já publicamos no Blog Estilo Renner.

O resultado final é um visual dark mais sutil e delicado do que o gótico tradicional. A melhor parte da estética gótica suave? Ela pode ser facilmente adaptada para o dia a dia ou para ocasiões especiais, já que tem uma pegada casual. Se você amou essas dicas, aproveite para conferir mais looks de outono inverno inspirados na moda gótica.