Conheça os 7 estilos universais e descubra qual é o seu

Quem nunca se perguntou “será que eu tenho estilo?”. Seja você uma grande admiradora da moda ou não, saiba que a resposta é: sim. Existem sete estilos universais que todos nós podemos nos identificar.

O conceito foi criado na década 80 pela consultora de imagem e estilo Alyce Parsons. Através de uma pesquisa extensiva analisando o comportamento das pessoas, ela conclui que nós costumamos ter um estilo predominante e outros dois secundários. Veja quais são as características de cada um e descubra qual é o seu!

Dos 7 estilos cunhados pela Alyce, três deles são classificados como base: o esportivo, o tradicional e o elegante. Os demais apresentam características mais fortes, são eles: o estilo romântico, sensual, criativo e dramático.

Estilo esportivo

O estilo esportivo é regido pelo conforto. Quem se identifica com ele preza por uma produção despojada, prática e, principalmente, funcional. Dele fazem parte os tênis, flatforms, bonés, malhas, jeans, moletom e nylon. É um visual bem urbano, que tem como característica a leveza e alegria com um toque de casualidade.

 

Estilo criativo

O estilo criativo é original, ousado e, principalmente, não tem medo de criar combinações que fujam do padrão. Se expressa através das cores, mix de estampas, acessórios e até mesmo pelos cabelos. Neste estilo, não existem regras, tudo o que for fora do convencional é super bem-vindo.

Estilo sexy

O estilo sexy carrega a sensualidade em sua essência. Tem como característica as modelagens mais justas, os recortes, as transparências, decotes, brilhos, cores fortes e estampas. É o típico visual de se jogar na balada. Transmite uma imagem sexy, cativante e atraente.

Estilo clássico

Já o estilo clássico é tradicional ou atemporal. Tem como característica os cortes retos, os tecidos mais estruturados e as cores mais neutras. Seu ar minimalista vai super bem no ambiente profissional, pois transmite elegância e formalidade. Neste estilo, estão presentes os blazers, camisas, mocassins, oxfords e as calças de alfaiataria.

 

Estilo romântico

Delicado, leve e sonhador, assim é o estilo romântico. Ele apresenta tons suaves e detalhes femininos, como os babados, estampas florais, saias e vestidos rodados, mangas bufantes, rendas e tiaras. Com seu ar retrô, passa a imagem de alguém doce, amoroso e gentil. Seu maior desafio é equilibrar a combinação das peças para transmitir mais maturidade.

Estilo elegante

O estilo elegante é parecido com o tradicional, tendo como maior diferença a ligação às tendências de moda. Suas peças são contemporâneas, têm um tecido de qualidade e ótimo acabamento, deixando o visual chique e moderno. Esse estilo sabe equilibrar cores e modelagens, estampas e acessórios como ninguém.

Estilo dramático moderno

E, por último, temos o estilo dramático moderno. Aqui temos originalidade e elegância na medida e podemos encontrar as golas volumosas, jaqueta de couro, estampas abstratas, risca-de-giz, xadrez, looks monocromáticos, ombreiras, camurça e acessórios grandes com um design bem diferente. É um estilo contemporâneo e fashion que não passa despercebido.

Você pode se identificar com mais de um estilo. Afinal, o modo que nos vestimos pode variar de acordo com os nossos momentos pessoais e ocasiões. Por isso, não se preocupe em encontrar apenas um único estilo. Vá experimentando e descubra o que mais combina com você, porque estilo é isso: uma forma de traduzir a sua personalidade.