Alex Cursino explica: preppy é tendência de moda masculina

Você já está por dentro da tendência masculina “preppy”? Se você é dos anos 90 certamente já viu esse estilo em uma outra versão. Se for de 2000 também! Antigamente abrasileirado como “mauricinho”, esse estilo que se inspira no clássico americano vinha mais formal, com mocassim, uso de blazer, cardigã, suéter, calça mais social e combinações nessa pegada.As jaquetas, que remetiam às escolares, a junção do tricô com camisa e outros detalhes também traziam para vários pontos do mundo essa tendência masculina, que como qualquer outra se repagina e volta várias vezes.

Já numa pegada mais street, nos anos 2000, quando retornou ao holofotes, o preppy ressurgiu mais desconstruído ainda. Já que os ícones fortes da época usavam esse estilo bem puxado para o street style.O estilo do hip hop, que antes era mais despojado em roupas mais soltas, começa a ganhar equilíbrio com a mistura de peças clássicas e a influência do estilo americano, usado de maneira formal e recebendo peças como jaqueta jeans, sobrepondo um visual mais social e também do social sobrepondo o esportivo. 

As celebridades e artistas do hip hop voltaram a ganhar destaque na música e também no estilo de roupa, usando muito a seu favor esses tipos de combinações. 

Como é o preppy em 2023?

Com uma pegada mais de homem moderno, o preppy surge revisitado e desconstruído por  meio  de acessórios esportivos e despojados em versões modernas de jaquetas casuais. Vários nomes da moda internacional  apresentaram nos looks masculinos de suas coleções de inverno 2023 a nova versão. Com grande influência do hip hop na cultura americana isso também fica evidente nas composições apresentadas até nas passarelas. 

E como fica essa tendência fora dos desfiles?

As jaquetas na pegada colegial vêm junto com outras mais amplas, que facilitam na hora da sobreposição elaborada com várias camadas ou até mesmo uma mistura de uma camiseta casual de gola alta, calça de alfaiataria, tênis e finalizada com um despojado do boné. 

Você consegue usar esse look em várias ocasiões e também ter um ponto inicial de inspiração do preppy

Mas se você quer algo mais casual…

Mais uma vez o calçado com toque esportivo pode dar uma quebrada na seriedade do seu visual e  torná-lo mais jovem, por mais que as outras peças sejam clássicas, como o tricô do suéter e a camisa social.

Só nesse look podemos ver a mistura do clássico nessas peças, do casual, no jeans escuro e na jaqueta pesada de poliéster, e o esportivo, no calçado.

Mais conforto no esportivo não desportivo

Nesta terceira inspiração de look podemos ver o casual no calçado e o esportivo na bermuda lisa de algodão e barra arredondada.

E nada mais icônico para remeter aos anos 90 do que uma pochete, que traz de modo atualizado o que foi moda lá atrás e em outro estilo e ganhou o estilo dos homens brasileiros. As camisas de baseball e os tricôs estampados também são uma variação do que você pode fazer dentro dessa tendência, que é flexível e fácil por conta da sobreposição que escolher.

 

Usando o estilo clássico americano de forma elegante e confortável

Para algo alinhado e clássico, você pode combinar um bom costume com peças neutras do esportivo, como moletom e calça de alfaiataria. Ou o clássico pode ficar por baixo, evidenciando a jaqueta colegial combinada com alfaiataria na calça e camisa com gravata, como no modelo abaixo.

Já sabe sobre a tendência, tem dicas de combinações perfeitas e também onde encontrar todas as peças usadas no shooting e nos três outfits, né? Invista no preppy e aproveite o inverno de 2023 com estilo de sobra.