Como usar cinto e elevar seu look

como-usar-cinto-capa-interno

Tem dias em que a gente se arruma e sente que está quase tudo certo, mas falta aquele toque final. Muitas vezes, ele pode vir de um acessório que a gente vive subestimando: o cinto. 

Saber como usar cinto pode transformar um visual simples em um look repaginado, moderno, estiloso e repleto de personalidade. 

A seguir, vamos mostrar para você os tipos de cinto que estão bombando e como combiná-los com peças-chave na hora de montar seu look. Bora lá!

Por que saber como usar cinto muda o look?

Cinto vai muito além de segurar a calça… Ele pode ser o responsável por trazer proporção, marcar a cintura, alongar a silhueta e trazer aquele ar mais fashion que amamos. 

Por isso, aprender como usar cinto feminino abre possibilidades infinitas no styling, da produção casual à mais elegante.

Além disso, existe muita liberdade para brincar com as composições. Usar um cinto branco com look all jeans, um cinto fino marcando o vestido ou um cinto largo para dar peso ao visual são só algumas das formas de explorar esse acessório. 

Com a peça certa, o cinto se torna um ponto focal estratégico, capaz de adicionar um elemento de textura, cor ou brilho que eleva instantaneamente qualquer outfit. Mas qual cinto vale escolher? Nós falamos na sequência.

Curtindo? Leia também: Como usar scarpin? Dicas para inovar com o clássico

Modelos de cintos que são tendência

De tempos em tempos, alguns modelos de cintos se destacam. Então, se você quer saber como usar cinto e ficar dentro das tendências de moda, precisa estar atenta a esses modelos. A seguir, separamos os mais populares no momento, confira:

Largos

Quer destacar a cintura, criar contraste de proporções ou adicionar um toque de dramaticidade ao seu look? O cinto largo é a nossa recomendação. Esse modelo combina com blazers oversized, que ele ajuda a estruturar, vestidos fluidos para dar forma e camisas mais amplas, transformando-as em peças com mais definição. 

A dica aqui é deixar que ele roube a cena mesmo, viu? Então, opte por materiais encorpados como PU texturizado, fivelas marcantes com design diferenciado e texturas inovadoras que adicionem interesse visual, como o croco ou um acabamento metálico.

como-usar-cinto-interno-01

Finos

O cinto fino é a cara da delicadeza, versatilidade e sutileza elegante. Ele é ideal para quem prefere um toque discreto de estilo, sem sobrecarregar o visual. Funciona em produções femininas, como saias midi que pedem um ponto de marcação suave, e vestidos leves para acinturar sem esforço.

Diferente do cinto mais largo, ele não busca o protagonismo no volume, mas na precisão e no detalhe. Perfeito para adicionar um ponto de cor ou um brilho sutil a um conjunto, ele complementa o outfit sem competir. 

Em alta: western, boho e ilhós

Se a proposta for ousar um pouco mais e injetar uma dose extra de personalidade, aposte nos cintos com vibe western, estilo boho ou detalhes em ilhós. 

O estilo western, com suas fivelas grandes e detalhes em couro trabalhado ou bordado, fica incrível com jeans (seja reto, flare ou boot cut) e botas de cano curto ou médio. É um visual com uma pegada forte e aventureira, sabe? Ideal para quem busca um charme rústico e autêntico.

Já os cintos com ilhós têm uma pegada mais urbana e edgy. Eles combinam com looks streetwear, adicionando um toque de rebeldia, e são fantásticos com saias de vinil ou peças em alfaiataria para criar um contraste de texturas e estilos que é super moderno e descolado.

O modelo boho é queridinho nos looks de festivais e para quem ama um espírito livre. Geralmente com detalhes artesanais, franjas, miçangas ou couro trançado, ele vai bem com vestidos florais e botas de cano curto em tons terrosos. É um acessório que traz um ar romântico e relaxado.

como-usar-cinto-interno-02

Animal print

Quer inserir uma estampa sem pesar no visual? Vá de cinto animal print. Ele é perfeito para dar graça e um toque de ousadia a looks monocromáticos ou com cartela de cores neutras, como preto, branco, cinza e bege. 

Seja um cinto com a clássica oncinha, de estampa de cobra ou zebra, a peça é puro charme e funciona como um ponto de luz e interesse para a composição, mostrando personalidade, de forma equilibrada. É uma maneira sutil de aderir às tendências de estampa sem exageros.

Como usar cinto com vestido soltinho?

“Como usar cinto com vestido soltinho?” Esta é uma das dúvidas mais comuns. O truque é simples: posicione o cinto na parte mais fina da cintura para criar uma silhueta mais marcada. 

Se quiser um efeito mais casual, dê preferência a usar o cinto fino. Para algo mais impactante, o cinto largo é uma ótima opção. Vestidos leves, tipo crepe, ganham outra vida com um cinto. Além de valorizar a cintura, o acessório também quebra a monotonia e traz um ar mais sofisticado.

Uma ideia de look que une o romantismo do estilo boho com um toque moderno é combinar um vestido fluido (floral ou étnico) com um cinto estreito de metal com esferas na cintura, que define a silhueta e adiciona um brilho sutil. 

Para quebrar a delicadeza e trazer uma pegada mais urbana, a jaqueta trucker jeans é a terceira peça perfeita. Para manter o visual sofisticado e atual, vale complementar com uma sandália meia pata, que confere altura e elegância sem abrir mão do conforto.

Como usar cinto com calça jeans feminina?

Aqui vale quase tudo! O jeans é o melhor amigo do cinto. Para looks clássicos, o cinto fino em PU liso é aposta certeira. Para produções mais descoladas, use um cinto branco ou com fivela marcante. Se o jeans for de cintura alta, aposte em cintos largos ou com texturas diferentes para criar um ponto de interesse.

Quer uma dica de look que é receita de sucesso? Aposte em um conjuntinho all jeans raw denim com um cinto médio em PU de fivela quadrada e um scarpin também em PU com salto médio. Assim, você terá um look original e com muita informação de moda para desfilar por aí. 

Você também pode se interessar: Modelos de calças jeans: fit guide definitivo para você entender tudo

Viu só? Saber como usar cintos é um verdadeiro truque de styling para transformar o básico em fashionista. Aposte sem medo nos modelos que combinam com você, e, pra isso, você pode testar opções e usar o cinto como um aliado da sua autoexpressão.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para conhecer o potencial do estilo power dressing aqui no nosso blog. Ouse ser você com a Renner!