O que é charm? Conheça a tendência de pendurar acessórios em acessórios

charm-capa-interno

Já ouviu falar em charms? Esses pequenos enfeites que penduramos em bolsas, roupas e até sapatos estão tomando conta dos looks mais estilosos por aí. Tá tudo bem se você ainda não entendeu direito o que é charm ou por que essa tendência anda tão comentada, a gente explica tudo por aqui.

Você não só vai descobrir o que são charms, como surgiram, por que eles estão bombando de novo e, claro, também vai conferir várias ideias criativas para usar essa tendência!

O que é charm?

Antes de mais nada, vamos ao básico: o que é charm? É um tipo de acessório que pode ser pendurado em outros acessórios, como bolsas, colares, pulseiras, calçados ou roupas. Também conhecidos como charms (no plural), esses penduricalhos têm as formas mais variadas possíveis, como: coração, flor, estrela, bolinhas, animais, letras de nome, entre outros.

Eles surgiram como forma de personalizar itens do dia a dia e dar um toque mais criativo e até emocional para objetos que antes passavam despercebidos. Dessa forma, os charms contam histórias, mostram gostos, paixões, lembranças. E é exatamente isso que faz deles uma tendência tão popular. 

Você pode ter, por exemplo, uma pulseira ou colar que conta muito sobre si só de escolher charms que reproduzem gostos e histórias marcantes. É a moda ficando cada vez mais personalizada.

Por que o charm está ganhando espaço na moda?

Se você acompanha o mundo fashion, já percebeu que o menos é mais do minimalismo vem dividindo espaço com o mais é mais do maximalismo. E os charms se encaixam direitinho nesta proposta divertida que voltou com força.

A ideia de pendurar pequenos enfeites em bolsas e roupas tem tudo a ver com os anos 2000, uma década que marcou o retorno da customização e do look pessoal acima das regras da moda. Essa foi a era dos chaveiros gigantes pendurados nas mochilas, das pulseiras com pingentes, dos celulares cheios de charms.

Curtiu? Você também pode se interessar: Y2K: a moda dos anos 2000 voltou e segue firme e forte

Expressão de identidade

Hoje, o que mais chama atenção nessa tendência é a possibilidade de expressão pessoal. Os charms viraram quase como um diário visual: você escolhe os símbolos que mais representam sua essência, suas memórias, gostos ou sonhos.

É como se cada charm carregasse um pedacinho de quem você é. Quer algo que represente sua paixão por astrologia? Pendura um charm de signo. Ama viajar? Um aviãozinho. Curte um estilo rocker? Vai de caveira. O que são charms, afinal, senão declarações silenciosas sobre quem somos?

Além disso, esses acessórios trazem uma pegada sustentável. Em vez de trocar sua pulseira ou sandália por uma nova, você pode simplesmente transformá-los com charms. Cansou da sua bolsa de sempre? Pois os bag charms, os famosos charms para bolsas, trazem um novo ar! É uma forma criativa de dar uma cara nova para o que já se tem.

charm-interno-01

Versatilidade sem fim

Outro ponto que explica por que os charms estão bombando é a versatilidade. Eles vão bem com tudo. Dá para usar charms em um look básico e transformar a produção ou em visuais mais fashionistas que pedem um toque final surpreendente.

Com um único charm, você pode adaptar seu acessório para diferentes ocasiões. Se usar um charm de bichinho de pelúcia na bolsa, traz um toque divertido para o dia. Já ao optar por algo com brilho, garante um toque mais glamouroso à noite. Tudo depende de como e onde você usa.

Leia também: Bracelete: como usar o acessório que transforma seu look

Ideias criativas para incorporar o charm ao look

Agora que você já entendeu o que é charm e por que ele está bombando, vem a parte mais divertida: aprender como usar o charm. A seguir, separamos algumas ideias criativas e super fáceis para você colocar essa tendência em prática.

Em bolsas

A forma mais clássica e estilosa de usar charms é nas bolsas. Você pode escolher um bag charm grande, que chame atenção, ou criar uma composição com vários mini charms pendurados na alça. 

O legal é combinar com a vibe da bolsa, ou seja, se for uma peça mais básica, os charms podem trazer cor e personalidade. Caso seja uma bolsa statement, escolha charms que complementam sem pesar.

Na roupa

Sim, dá para usar charms também nas roupas! Um exemplo são os charms aplicados em zíperes de jaquetas ou calças, ou ainda pendurados em passantes de cintos, golas e botões.

charm-interno-02

Essa proposta traz uma estética bem fashionista e atual, principalmente quando combinada com roupas em alfaiataria, jeans oversized ou peças com pegada streetwear. Vale até customizar suas próprias roupas com esses elementos – liberdade criativa total!

No calçado

Outra ideia inusitada, mas que já conquistou as mais antenadas na tendência, é usar charms em sapatos. Eles ficam incríveis presos em cadarços de tênis, nas laterais de sandálias de tiras ou como detalhes em botas. 

É o tipo de detalhe que surpreende e dá uma nova leitura ao calçado, mesmo aquele mais básico. Também é uma ótima forma de mostrar que você está por dentro das tendências e, ao mesmo tempo, valoriza o estilo próprio.

Deu para perceber que os charms são uma tendência cheia de significados, né? Além de serem super adaptáveis ao seu gosto e ao seu guarda-roupa. 

Então, da próxima vez que olhar para aquela bolsa esquecida no armário, aquele tênis que você ama ou até uma jaqueta básica, pense nos charms. Pode ser o detalhe que faltava para deixar tudo mais interessante!

Gostou de descobrir o que é charm e como usar essa tendência? Aproveite para explorar modelos de bolsa aqui no blog da Renner!