Renner e suas iniciativas sustentáveis na COP27: saiba tudo

A COP27, também conhecida por Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, é um dos eventos mais aguardados, e importantes, do ano para discutir questões de clima e as ações necessárias para conter as mudanças climáticas. Ela acontece de 06 a 18 de novembro, em meio a um cenário de urgência para diminuir a emissão de gases que provocam efeito estufa.A Lojas Renner, que tem uma jornada consistente em busca de iniciativas cada vez mais sustentáveis, incluindo mais um ciclo de novos compromissos públicos, foi convidada a participar do evento.

Dessa forma, em novembro, uma comitiva da Lojas Renner vai ao Sharm El Sheikh, no Egito, para participar de painéis para discutir iniciativas mais sustentáveis para uma moda responsável na COP27, bem como governanças social e corporativa. 

Neste texto, falamos um pouco mais sobre o momento em que a COP27 acontece e as iniciativas das Lojas Renner que nos levam até a COP. Confira a seguir!

A COP27 e as necessidades climáticas globais

A COP27 tem como lema “Juntos para implementação”, ou seja, todos os países têm a necessidade de trabalhar em conjunto para conter as mudanças climáticas que prejudicam nosso planeta. Só no Brasil, por exemplo, a conversão de áreas nativas do cerrado para pastagens e agricultura já tornou o clima na região quase um 1°C mais quente e 10% mais seco.

Olhando para o cenário global, a situação fica ainda mais grave. Por isso, cada país e empresa precisa pensar em diminuir emissões de carbono numa tentativa de conter as mudanças de clima, assim como as pessoas também podem ter participação mais ativa: escolhendo marcas que se preocupam com o meio ambiente.

Lojas Renner e o convite para a COP27

A participação da Lojas Renner na conferência climática acontece pela primeira vez em 2022, um ano após alcançar a maior pontuação entre todas as empresas varejistas no mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). 

De acordo com esse indicador, que mede a performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade a nível global, a Lojas Renner somou 80 pontos (de 100). Isso é muito por conta dos resultados alcançados no seu primeiro ciclo de compromissos públicos em sustentabilidade (de 2018 até o final de 2021). Para 2022-2030, estipulamos metas ainda mais ambiciosas e é sobre elas que vamos falar na COP27.

Sobre o convite e ações ESG da Renner, Eduardo Ferlauto, gerente geral de Sustentabilidade da Lojas Renner, afirma: “buscamos ser agentes de transformação, atuando de forma colaborativa com nossos colaboradores, fornecedores e consumidores, para que nossas atividades gerem impactos positivos não apenas para o setor, mas para toda a sociedade”.

Além de Eduardo, estarão na comitiva Renner no Sharm El Sheikh: Maria Cristina Merçon, Diretora de Marketing Corporativo; Regina Frederico Durante, Diretora de Gente e Sustentabilidade, e Ana Cecília Anselmi, Gerente Sênior Estilo.  

As iniciativas da Lojas Renner apresentadas na COP27

Veja, a seguir, nossas iniciativas para que você também saiba que, ao escolher a Renner, está escolhendo:

Neutralidade climática

Nosso objetivo até 2030 é que o desenvolvimento e a confecção dos produtos de nossas marcas próprias emitam 75% menos CO2. A meta é parte do processo de transição para a descarbonização que leve à neutralidade climática até 2050.

Roupas mais sustentáveis e lojas circulares

Trabalhamos para que, até 2030, 100% das roupas de todas as marcas Renner sejam mais sustentáveis, incluindo o uso de matérias-primas têxteis certificadas, agroecológicas e recicladas.

Outro ponto é a adoção de processos de economia circular para ampliação do ciclo de vida dos recursos. Entre eles estão o menor consumo de água, de energia e de insumos químicos nos processos industriais. Nossa linha de jeans da Renner, por exemplo, já alcançou a marca de 100% de produtos com características menos impactantes.

Colaboração e diversidade

No fim de 2021, toda a rede global de fornecedores da marca Renner já era certificada por meio de critérios socioambientais e, até 2030, a meta é estender o mesmo tipo de certificação aos parceiros de todos os negócios e empresas da Lojas Renner S.A. Ainda queremos ter sistemas de rastreabilidade em 100% dos produtos de vestuário feitos com algodão.

É sobre esses temas e nossas ações para que eles se tornem possíveis que vamos falar nos painéis da COP27 em que a Renner participa.

Ainda traremos a COP27 para quem segue a Renner, com imagens do evento, um guia que contextualiza nossas propostas, melhores momentos da COP27, entre outros. Por isso, a dica é continuar acompanhando nossas redes sociais e blog para saber de todas as iniciativas!

Vamos fazer a sustentabilidade juntos? Conheça o movimento ModaComVerso, do qual a Renner participa.