Roupa social: descubra o que usar para cada tipo de evento

Depois de quase dois anos de pausa, os eventos voltaram com força total. Dos casamentos às formaturas, é possível que a sua agenda esteja lotada pelos próximos meses. Agora, você já sabe o que vestir? Ainda não? Pode ficar tranquila, esse post vai ajudar você a escolher a roupa social perfeita para cada tipo de evento. 

O primeiro passo para escolher o look social é verificar se o convite especifica um traje. Caso não o faça, pense no tipo de evento, no horário e local em que vai acontecer e, também, na temperatura. Todos esses detalhes são essenciais para escolher um look social estiloso que combine com o mood do evento. Por exemplo, um casamento diurno no verão pede por tecidos leves, enquanto um evento no campo no inverno vai exigir um casaco ou lenço e sapatos mais confortáveis para andar na grama. Vamos conferir algumas inspirações de como usar roupa social de acordo com o evento? 

Look para formatura

Os looks para formatura são a oportunidade perfeita para ousar e escolher propostas mais criativas. Isso porque costumam ser eventos mais descontraídos, oferecendo maior liberdade no dress code. A dica para criar um look elegante que foge do óbvio é apostar no terno com um top de recortes – super tendência das próximas temporadas. 

Cor que está em alta, o rosa é um ótimo substituto ao clássico pretinho básico e pode ser usado da cabeça aos pés. Os sapatos com saltos geométricos e bolsas com estilo vintage são acessórios perfeitos para trazer dose extra de fashionismo. A melhor parte? Todas essas peças podem render looks para o seu dia a dia, ou seja, versatilidade pura!

Casamento de dia

Tecidos leves, peças fluídas e cores fortes, delicadas ou terrosas são alguns dos seus maiores aliados na hora de se vestir para um casamento de dia. Pense sempre em criar um look fresco, que combine com a leveza típica dos dias ensolarados. Algumas sugestões para arrasar são os vestidos plissados ou com mangas bufantes, as partes de cima com decote coração, os macacões de um ombro só e os conjuntinhos. 

Tendência de estilo retrô, a bolsa baguete imprime um aroma romântico ao look que tem tudo a ver com casamentos. O mesmo vale para as sandálias de tiras finas, que envolvem o pé com muita delicadeza. Para eventos ao ar livre com natureza, prefira saltos mais confortáveis, como o salto bloco ou o salto baixo. Sandálias rasteiras e sapatilhas também são opções para fazer bonito com muito conforto!

Casamento de noite

Enquanto a leveza é a palavra chave para o dia, nos casamentos à noite você pode investir em uma dose extra de glamour. Seja um decote irreverente, como o transpassado ou frente única, um tecido acetinado, brilhos, fendas laterais ou comprimentos longos, as peças escolhidas precisam ter um toque da moda dopamina para fazer você se sentir sofisticada, linda e estilosa.

Uma ótima forma de deixar a roupa social ainda mais elegante é apostar em um look monocromático, usando a mesma cor no vestido, sapato e bolsa. A clutch é o modelo ideal para eventos noturnos, enquanto as sandálias metalizadas de tiras finas, que deixam o pé bem à mostra, trazem uma pitada de sensualidade muito bem-vinda ao seu visual. 

Evento de trabalho

Os looks para trabalhar são uma ferramenta muito eficaz para ajudar a construir a sua imagem profissional e passar a imagem que você deseja, por isso, em eventos de trabalho, opte por peças clássicas com um twist. Um bom exemplo disso é a mistura de blazer alongado com pantalona de pregas e barra mais curta. Juntas, as duas peças compõem um terno contemporâneo e chique.

Já que o look tem uma proposta mais sóbria, os acessórios ficam responsáveis por revelar doses da sua personalidade e criatividade. De fivelas a misturas de cores interessantes, das amarrações no sapato a uma alça especial na bolsa, invista em itens que se destaquem, pensando sempre se eles são confortáveis e funcionais para deixarem você circular tranquila e aproveitar todas as oportunidades.

Eventos culturais

Seja a inauguração de uma exposição, um coquetel pós-expediente para prestigiar alguma amiga ou o lançamento de um livro, todos aqueles eventos sociais que animam a rotina pedem por produções igualmente especiais. 

Como aqui o leque de possibilidades é bem mais amplo, celebre o seu estilo único com itens de impacto que tenham uma pegada artística. Algumas opções certeiras são os macacões da moda utilitária, as mangas bufantes, as bolsas e acessórios que jogam com a geometria e os sapatos com salto flare. O resultado não poderia ser outro: look fashion e super cool!

Agora que você já sabe a roupa social perfeita para o seu próximo evento, que tal incrementar o look com a tendência de duas bolsas? A jornalista Luanda Vieira mostrou 5 jeitos de usar a trend para você se inspirar. Confira e encontre todas as suas peças favoritas no nosso site!