Protagonismo feminino: filmes para assistir com as crianças

Quando o assunto é filme infantil, não faltam opções de animações e live actions que compartilham mensagens inspiradoras, ensinam lições importantes e estimulam as crianças a seguirem seus sonhos. Com a popularização do protagonismo feminino na mídia, cada vez mais observamos uma nova geração de longas-metragens com ensinamentos sobre a força das mulheres, seja no sentido literal, através de superpoderes, ou figurado, pela resiliência e persistência em situações adversas.

Sem dúvida, essas obras podem inspirar muitas garotas a se empoderar e lutar pelo que acreditam. Por isso, por que não combinar as férias escolares com uma seleção enriquecedora de filmes para inspirar suas filhas? Confira a lista de 10 filmes inspirados na força feminina que separamos para assistir com as crianças. Prepare a pipoca e bom filme!

Melhores filmes infantis sobre girl power para ver nas férias

1. Encanto (2021)

Nada mais justo do que ranquear esse grande sucesso recente como o primeiro filme da lista, não é mesmo? Mirabel Madrigal é a única pessoa da família que não possui poderes mágicos. Apesar de não ter nenhuma magia, ela é uma fonte de otimismo e usa sua intuição e coração para proteger a sua família e sua cidade.

2. Moana (2016)

É difícil não assistir à jornada de autodescoberta e empoderamento de Moana e não se emocionar. A filha do chefe da ilha polinésia é uma personagem feminina inspiradora que toma o destino em suas próprias mãos para salvar seu povo, aprende a navegar pelo oceano e de alguma forma consegue um semideus que muda de forma para ser seu ajudante.

3. Divertida Mente (2015)

Embora não haja um vilão claro no filme, a história de Riley (e as suas emoções) nos mostra que aceitar e lidar com nossos sentimentos exige muita bravura. Quando sua família se muda de cidade, a garota de 11 anos sente toda a pressão para ser a “menina perfeita” na frente de todos. Ao lado dela, descobrimos que não há problema em não ser feliz o tempo todo, e há um valor real em experimentar os grandes sentimentos que nos tornam humanos.

4. Mulan (1998)

Outro clássico, que recebeu um live action recente. Mulan é uma soldada disfarçada que desafia o sistema para salvar seu pai e proteger a China, fazendo isso com sucesso por meio de sua muita inteligência, enquanto desafia os papéis de gênero e ostenta um coque muito estiloso.

5. Capitã Marvel (2019)

A Capitã Marvel foi o primeiro filme da Marvel estrelado e dirigido por mulheres ao mesmo tempo. É incrível ver a forte e inteligente ex-piloto da Força Aérea, Carol Danvers, brilhar quando a terra é pega em uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas. E o fato de a heroína lutar para proteger sua amizade com Maria Rambeau e sua filha, em vez de um parceiro romântico, é uma prova reconfortante do poder da irmandade.

6. Pantera Negra (2018)

As mulheres de Wakanda são aquele lembrete de que qualquer um é capaz de conquistar o que desejar. Nakia é uma espiã, Okoye é a chefe de uma unidade feminina das forças especiais, Shuri é uma cientista brilhante e Ramonda é a Rainha Mãe de T’Challa, a Pantera Negra. Essas garotas dão tudo de si para proteger sua terra e são essenciais para o sucesso da nação.

7. Mulher Maravilha (2017)

‘Mulher Maravilha’ é a representação do poder feminino em seu ápice. Diana de Themyscira é metade amazona e metade deusa, tem super força e velocidade e pode se curar rapidamente, mas a verdadeira lição tirada deste filme diz respeito à grande força moral e física que ela tem, e sua narrativa desafia as espectadoras a lutarem pelo que acreditam.

8. Adoráveis Mulheres (2019)

A história de March, Meg, Jo, Beth e Amy inspira os leitores há 150 anos, muito mais tempo do que os filmes de super-heróis. Nessa adaptação para o cinema, a narrativa de amor das irmãs e sua mãe demonstra para toda uma nova geração o poder em apoiar uma a outra e em viver a vida de acordo com suas convicções. Meninas e mulheres podem escrever suas próprias histórias, assumir suas escolhas e ir além das expectativas e limites da sociedade sem precisar de superpoderes.

Prontos para maratonar toda essa seleção durante as férias e se inspirar com essas histórias divertidas e emocionantes? Aliás, já que o assunto é protagonismo feminino, confira nosso conteúdo sobre a arte brasileira na visão de três mulheres?