Oi gente, tudo bem? Quero compartilhar com vocês algumas dicas do meu roteiro preferido pelo bairro da República, no centro de São Paulo. Eu moro por aqui e já frequento o bairro há muitos anos e o considero uma das regiões mais dinâmicas da cidade, cheio de lugares interessantes, restaurantes bacanas e muito fervo. Vamos lá?
Primeira parada: Edifício Copan
Não dá pra começar um passeio pela República sem pensar no Copan, ícone da arquitetura brasileira, edíficio-monumento criado por Oscar Niemeyer nos anos 1950. Com mais de mil apartamentos, o prédio tem um térreo comercial que vive um momento muito bacana com a abertura de muitas lojas interessantes, como a livraria MegaFauna, e a galeria de arte Pivô. Vale a pena também tomar um café no Cuia, restaurante que fica dentro da livraria. Eu adoro.
Um bar: Copanzinho
Point número 1 da galera LGBT, o Copanzinho é um bar simples, de cerveja de garrafa e pastel quentinho, com mesas na rua para curtir o astral do centro. A frequência é maravilhosa, muita gente das artes, da internet, da moda e da música vive por lá, e claro, as clubbers da cidade adoram fazer uma prézinha antes de sair pra noite.
Café imperdível: Por um Punhado de Dólares + PPD
Na rua Nestor Pestana, logo ao lado do Copan, fica o delicioso café Por um Punhado de Dólares, um lugar bacana para marcar encontros ou mesmo levar o computador para trabalhar fora de casa. Vizinho a ele, fica o Prato Feito PPD, com refeições ótimas para o horário de almoço e preço com excelente custo benefício pra região. Quase toda semana eu como lá!
Para almoçar: Nutrisom Restaurante Vegetariano
O Nutrisom é um excelente restaurante vegetariano com um enorme buffet e preço superjusto, perfeito para almoçar no centro e para quem está em busca de uma comida um pouco mais saudável. Por cerca de 40 reais é possível se esbaldar no buffet e repetir quantas vezes quiser uma enorme variedade de saladas. Muito gostoso!
Programa cultural: Gato sem Rabo
A livraria Gato Sem Rabo é um fenômeno não só no centro, mas em toda São Paulo, por trazer em suas prateleiras livros exclusivamente escritos por mulheres. Com o objetivo de desmistificar a universalidade da narrativa masculina, a Gato organiza também bate-papos e debates.
Veja o perfil do Gato sem Rabo
E então, curtiu meu roteiro superpaulistano? Aproveite para conferir também meus relatos sobre Belém e Alagoas aqui no blog da Renner e, claro, me contar o que achou!