Passo a passo de como é feito o jeans responsável da Renner

Imagem com fundo céu azul com nuvens e com duas mulheres uma vestido saia longa jeans e blusa cropped jeans e a outra usando uma saia jeans clara curta e uma jaqueta jeasn escura

As outras podem até tentar, mas só uma peça é praticamente onipresente no guarda-roupa de todo brasileiro: o jeans. Versátil e atemporal, ele é considerado um dos itens mais icônicos da história do vestuário contemporâneo. Porém, o processo de produção do jeans na indústria têxtil é bastante problemático para o planeta e exige alternativas mais responsáveis.

Por que o jeans comum não é sustentável?

O método como é feito o tecido jeans atualmente faz com que a clássica calça, presente no guarda-roupa da maioria dos brasileiros, seja considerada uma das peças mais impactantes para o meio ambiente, e os motivos são bastante simples.

Primeiro porque ele é feito de algodão, fibra que costuma receber fertilizantes e agrotóxicos em sua produção e requer uma grande quantidade de água em seu cultivo – uma única calça pode utilizar mais de 5 mil litros

Além disso, o jeans é tingido com o corante índigo e alvejado até que chegue em diferentes tons de azul. Este processo envolve substâncias que contaminam o meio ambiente e podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. 

Selo Re: uma alternativa mais responsável

Se você já deu um passeio por qualquer loja da Renner, pode ter notado que muitas das nossas peças trazem nas etiquetas o Selo Re – Moda Responsável. Essa iniciativa leva em consideração a necessidade de repensarmos coletivamente os impactos do nosso consumo de moda no meio ambiente e oferece uma alternativa mais responsável

Esse selo identifica nossas iniciativas de moda responsável, que vão desde produtos feitos com matérias-primas e/ou processos menos impactantes ao planeta até o Ecoestilo, programa de logística reversa, que dá a destinação ambientalmente correta a frascos e embalagens de perfumaria e itens de vestuário.

Nosso jeans é feito com atributos mais sustentáveis, seja pelo uso do algodão responsável, baixo consumo de água ou, até mesmo, feito a partir de sobras de tecido que foram desfibradas e transformadas em um novo tecido.

Imagem com fundo azul com looks com jeans

Agora que você sabe como é feito o jeans e quais são os seus impactos no meio ambiente, já pode ser um braço direito no movimento por uma moda mais responsável. Confira também estas dicas para descobrir qual modelo de calça jeans mais combina com você!