Ano novo, vida nova: dicas de organização e bem-estar

mulher loira usando uma blusa com mangas bufantes branca e estampada

O fim de ano sempre vem acompanhado daquele gostoso sentimento de renovação. O “limbo” no calendário entre o Natal e o Ano Novo faz a gente se desconectar (um pouco) das preocupações do dia a dia. Mas, passados os brindes e os fogos de Réveillon, chega o momento de encarar a realidade: aquelas metas de “ano novo, vida nova” precisam ser cumpridas.

Vamos adivinhar: se você também fez a sua listinha de promessas de ano novo e metas, é possível que tenha citado tópicos como “finanças” e “saúde” nela, mas ainda não tenha certeza sobre como começar. Nesse caso, vem com a gente! Listamos algumas dicas simples para colocar em prática no seu dia a dia que podem ajudar você a se organizar melhor e viver com mais bem-estar.

Ano novo, vida nova: como organizar melhor as suas finanças pessoais?

Organização das finanças pode parecer um assunto complexo à primeira vista, mas você pode encontrar dicas mais simples e eficazes do que pode imaginar. Vem ver algumas delas.

Uma mulher preta usando uma camiseta na cor nude segurando um cartão preto, e ao lado uma mulher branca usando uma camiseta branca com listras segurando um cartão azul

Organize seus documentos

Se você é do tipo que tem dificuldade de controlar o cronograma das suas despesas, as suas resoluções de “ano novo, vida nova” podem começar com uma mudança nesse aspecto. Coloque todos os documentos importantes em um só lugar para que você possa encontrá-los facilmente – podem ser contas a pagar, extratos bancários, contracheques.

Fique de olho na sua conta bancária

Viver à base da emoção pode ser tentador quando estamos falando de uma viagem de férias, mas ter uma surpresa na hora de pagar as contas do mês não é nada saudável, né? Estabeleça um dia da semana para verificar o seu saldo bancário e a fatura do cartão de crédito, entendendo assim o quanto você precisa guardar e o quanto ainda pode gastar sem riscos. Se preferir, também pode montar uma planilha ou baixar um aplicativo de controle de gastos para facilitar o processo.

Anote suas despesas fixas

Planejar o seu orçamento mensal precisa levar em consideração quais são os seus gastos fixos. Portanto, faça uma lista de todas as suas despesas essenciais como aluguel, mensalidades de escola ou cursos e contas de energia e água, por exemplo. Se quer começar a guardar uma quantia específica de dinheiro por mês, coloque-a na ponta do lápis como se fosse uma despesa fixa.

Use as pastas de aplicativos de banco

Um recurso bastante simples, mas muito útil na hora de controlar a sua vida financeira para seu “ano novo, vida nova” são as pastinhas de aplicativos de bancos que permitem guardar uma quantia para diferentes finalidades, como alimentação, transporte, lazer e saúde. 

Resoluções de ano novo: dicas simples para melhorar a sua saúde física e mental

Ok, sabemos que se alimentar bem, praticar exercícios físicos e fazer terapia são ótimas escolhas para manter a sua saúde física e mental em dia, mas isso não é bem um segredo. Para sair do clichê, adicionamos mais algumas dicas que podem fazer a diferença no seu ano novo.

Duas mulheres em posição de yoga

Sente-se menos, mova-se mais

Essa dica vai especialmente para quem está sedentária e quer levar o conceito de “ano novo, vida nova” a sério: se você não se exercita há algum tempo, ir à academia todos os dias, de uma hora para a outra, pode ser um desafio e tanto. Uma maneira fácil de se manter mais ativa é se sentar menos e se mover mais

Tente estacionar mais longe da entrada do supermercado, trocar os elevadores pelas escadas e dar uma caminhada pela casa enquanto ouve música, por exemplo. Qualquer quantidade de atividade física traz benefícios à saúde – se você tem alguns minutos livres por dia, pode fazer muitas coisas pelo seu corpo.

Faça um check-up periódico

Quando foi a última vez que você se consultou com o seu médico? Se você nem se lembra da resposta, é hora de fazer uma visita no consultório. Exames regulares e exames preventivos permitem que seu médico identifique possíveis problemas de saúde com antecedência – prevenir é sempre melhor do que remediar, né?

Durma melhor

Pois é, cara leitora, dormir bem na era dos estímulos a todo momento pode ser um desafio, mas a recompensa vale a pena. O sono de boa qualidade estimula o sistema imunológico e promove o bem-estar emocional, dando à mente tempo para descansar e recarregar as energias. 

Estabelecer uma rotina de práticas relaxantes na hora de dormir, limitar o tempo de tela à noite e criar um ambiente de sono tranquilo pode ajudá-la a elevar a sua qualidade de vida

Considere dar uma pausa nas mídias sociais

As mídias sociais podem ser uma ótima maneira de se distrair, dar risadas e manter contato com amigos e familiares. No entanto, seu uso em excesso pode afetar negativamente a saúde mental, aumentando o risco de desenvolvimento de ansiedade e depressão.

Como forma de começar a campanha “ano novo, vida nova” com o pé direito, você pode tentar dar uma pausa nas suas redes sociais e avaliar o impacto que isso tem no seu humor, níveis de ansiedade e bem-estar geral. 

Mini guia de alongamento: 3 técnicas para melhorar o seu bem-estar

Seja para aumentar a sua flexibilidade ou aliviar a tensão corporal, alongamentos ao ar livre são excelentes opções de exercícios físicos para aumentar o bem-estar geral. Lembre-se: inspirar pelo nariz e expirar pela boca lentamente, como na meditação, também é um ótimo complemento para relaxar o corpo. Confira 3 técnicas para se alongar.

Duas pessoas em posição de alongamento

1. Alongamento de corpo inteiro

Deitada de costas, estique os braços acima da cabeça e estenda os dedos dos pés em um alongamento de corpo inteiro. Fazer isso assim que você acorda ajuda a liberar a tensão no corpo que se acumula durante a noite. Repita conforme necessário para fazer o sangue fluir.

2. Joelho no peito

Deitada em uma superfície plana, abrace os joelhos no peito e balance suavemente para cima e para baixo e, depois, de um lado para o outro. Este movimento ajuda a massagear suas costas e coluna – perfeito após uma longa sessão de estudo.

3. Postura da criança

Com os joelhos dobrados, sente-se sobre os calcanhares e incline a parte superior do corpo para a frente em direção ao chão. Você pode estender os braços à sua frente ou mantê-los para trás, mas coloque a testa no chão. Essa postura ajuda você a se concentrar e desacelerar sua respiração. 

Agora que você já sabe como se organizar melhor nesse “ano novo, vida nova”, aproveite para conferir algumas dicas para alcançar as suas metas e começar 2023 com força total.