Benefícios da meditação: 5 vantagens para o corpo e a mente

No cotidiano do mundo moderno, com a “correria” do dia a dia e o excesso de informações por todos os lados, a sensação de equilíbrio e tranquilidade, por um breve momento, pode ser um grande alívio. Neste contexto, os benefícios da meditação para o corpo e para a mente são diversos. Por outro lado, para iniciantes, é comum que haja dúvidas sobre como começar a praticá-la.

Sim, conhecemos esta cena: às vezes, se desligar da rotina por 10 minutos é um desafio. No entanto, as recompensas são nítidas e podem ser experimentadas imediatamente. Para ajudar, listamos 5 benefícios da meditação, alguns de seus principais tipos e como adotar a prática agora. Pegue uma cadeira ou almofada e se prepare para entrar em profunda tranquilidade!

 

5 benefícios da meditação para o corpo e a mente

A meditação estabelece uma conexão harmônica entre o nosso interior e exterior. Desperta o corpo e beneficia todos os aspectos das camadas conscientes e subconscientes da mente. Dentre as inúmeras vantagens que ela oferece, listamos abaixo 5 das principais

 

1. Aumenta a concentração 

Já reparou como a meditação nos absorve no momento? A consciência plena vem naturalmente para nós quando meditamos e atingimos o chamado estado de flow, onde nossa mente está em completa harmonia consigo mesma. Pesquisas de 2020 da Universidade de Hokkaido, no Japão, afirmam: pessoas que meditam regularmente têm mais atenção e concentração.

 

2. Desenvolve a empatia

Diferentes tipos de meditação disparam conexões no cérebro que regulam emoções positivas, como empatia e bondade. O estado de flow, induzido pela meditação, ajuda a criar conexões sociais e nos torna mais afetuosos e amigáveis com as outras pessoas.

 

3. Melhora a cognição

Diversas pesquisas científicas mostram que as práticas de meditação melhoram as estratégias de resolução de problemas e tomada de decisão do cérebro, o que pode trazer uma mudança desejável em nossa vida profissional.

 

4. Atenua o estresse naturalmente

Segundo pesquisas do Hospital Israelita Albert Einstein, pessoas que praticam meditação regularmente têm níveis mais baixos de cortisol, hormônio do estresse, em seus cérebros, o que explica sua resiliência e natureza perspicaz.

 

5. Promove saúde emocional, bem-estar e qualidade de vida

A meditação melhora a autoimagem e a autoestima. Quando meditamos, nos tornamos conscientes dos pensamentos que impulsionam nossas emoções e ações. Além disso, cientistas afirmam que meditar regularmente diminui a probabilidade de desenvolver depressão e distúrbios do humor.

 

Tipos de meditação: conheça alguns dos principais

Existem muitos estilos diferentes de meditação. Conheça alguns dos tipos mais comuns e como funcionam.

 

Meditação mindfulness

Em linhas gerais, o mindfulness é o ato básico de estar ciente (ou consciente) do que você está fazendo no momento, seja passear com seu cachorro, escovar os dentes ou lavar a louça, sem qualquer distração.

Essa prática envolve reservar um tempo para se concentrar na respiração – podem ser apenas cinco minutos por dia. Basta encontrar uma cadeira, sofá ou local no chão onde você possa se sentar confortavelmente, fechar os olhos e inspirar e expirar de forma focada.

 

Meditação zen ou zazen

Na meditação zen, que surgiu na China, por volta do século VII, o estado de atenção plena é conquistado a partir de um princípio minimalista. Portanto, é necessário estar em um ambiente sem objetos, com paredes de cores neutras e em completo silêncio. 

Neste tipo, a postura e a respiração são os pontos principais. O praticante deve estar com a coluna ereta enquanto se senta em uma cadeira, banco ou almofada, com as pernas cruzadas e as mãos sobrepostas, respirando de forma natural e relaxada.

 

Meditação transcendental

A meditação transcendental, criada nos anos 1950 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, envolve focar em um mantra ou frase específica, repetindo-o durante a prática. O mantra atua como objeto de consciência para o praticante, assim como a respiração é o objeto de consciência para as meditações mindfulness e zen.

Pesquisas apontam que a meditação transcendental também é eficiente para aliviar o estresse e a ansiedade, melhorando o bem-estar geral. 

 

Como praticar meditação do zero?

Iniciar a prática é mais simples do que a maioria das pessoas pensa. Se você tem interesse em aprender a meditar, mas não sabe por onde começar, este passo a passo com dicas de meditação para iniciantes vai lhe ajudar.

  • Encontre um lugar para sentar que seja calmo e tranquilo.
  • Defina um limite de tempo (alguns minutos por dia já são o suficiente).
  • Certifique-se de que está em uma posição estável e confortável.
  • Sinta a sua inspiração e expiração.
  • Se sentir que sua mente começou a se dispersar, volte a atenção para sua respiração.
  • Não desista, caso se distraia com outros pensamentos. Apenas tente manter o foco.
  • Quando estiver satisfeito, levante suavemente os olhos e reflita sobre como se sentiu. 

Pronto! Essa é a prática: você começa a focar, sua mente divaga e você a traz de volta de forma gentil – quantas vezes for necessário. 

Além dos benefícios da meditação, outras formas de autocuidado também podem melhorar a sua qualidade de vida, como os rituais de bem-estar. Quer saber o que são e como criar o seu próprio? Saiba mais clicando aqui!