Cuidados com os pés: dicas para mantê-los lindos e saudáveis

Eles ajudam na sua locomoção, na sustentação do seu corpo e, de quebra, permitem que você use sapatos lindíssimos, que elevam os seus looks. Mas, muitas vezes, ficam esquecidos quando o assunto é autocuidado. A verdade é que os cuidados com os pés são essenciais para a saúde do corpo como um todo e, por isso, eles merecem toda a nossa atenção.

Portanto, se a sua definição de rotina de autocuidado só passa pelo ritual de limpeza, hidratação, proteção e esfoliação do skincare, vamos explicar por que você precisa dar mais atenção para a outra extremidade do seu corpo. Confira a seguir algumas dicas de como cuidar dos pés, que vão dar um up na saúde deles.

Qual é a importância do cuidado com os pés?

Ok, faz sentido se perguntar qual é a importância de cuidar desta parte do corpo. Afinal, é mesmo necessário ter uma rotina de cuidados com os pés? A verdade é que os seus pés precisam de uma atenção que vai além de usar um creme para o pé, e é fácil de entender o porquê.

Sem algumas atenções básicas, como manter os pés e unhas sempre bem cuidados, a região pode acabar ficando com uma série de problemas de pele ou até mesmo com um odor nada agradável, devido a fungos, bactérias e outros micro-organismos, que podem até levar a infecções.

Além disso, sem o devido cuidado, você pode acabar ficando com calos, bolhas, rachaduras, unhas encravadas e outros probleminhas chatos que podem incomodar bastante. E se você é da galera que adora usar sapatos apertados e desconfortáveis, pode acabar desenvolvendo deformidades nos ossos dos pés, como o famoso joanete.

Cuidados com os pés: dicas práticas que fazem a diferença

Agora que você já sabe por que os cuidados diários com os pés são fundamentais para manter a boa aparência e, claro, a saúde deles em dia, vem conhecer algumas dicas simples que fazem toda a diferença no seu dia a dia!

Como evitar calos nos pés?

Primeiro de tudo, quem nunca teve calos na planta do pé? Eles chegam sem você perceber, mas podem incomodar horrores. Por isso, evite o surgimento deles usando sapatos confortáveis, de preferência abertos, e que se ajustem bem aos seus pés. Então, nada de deixá-los passando sufoco só porque aquele salto alto novo é lindo (seu corpo agradece!).

Como lidar com inchaço nos pés?

Outra coisa que pode ser um verdadeiro problema é o inchaço nos pés. Quem já passou um dia inteiro em pé ou sentado(a), sem movimentar as pernas, sabe bem do que estamos falando. Para evitar o inchaço, o ideal é fazer pequenas pausas, ao longo do dia, para alongar as pernas e mexer os dedos dos pés. Ah, e não é legal cruzar as pernas por muito tempo, já que isso também pode afetar a circulação sanguínea e contribuir para o inchaço.

Como cuidar para os pés não ficarem ressecados?

Para quem sofre com a pele ressecada, a dica é hidratar bastante. Use produtos para os pés, como cremes e máscaras esfoliantes, e massageie bem, principalmente nas áreas mais secas, como o calcanhar. Se possível, evite andar descalço em superfícies ásperas e rugosas, para não machucar a pele.

Quais meias são melhores para os pés?

Escolher meias macias e confortáveis, que não apertem os dedos ou causem atrito na pele, também é fundamental para a saúde dos pés. Se possível, opte por aquelas feitas com materiais respiráveis, como o algodão, para evitar o mau odor gerado pelo acúmulo de fungos e bactérias. Ah, é claro, escolha meias com um estilo que combine com o seu look, afinal, os seus pezinhos também merecem estar na moda. 

Como fazer a limpeza dos pés?

Para finalizar, que tal apostar em um spa day em casa com um banho de pés relaxante? Encha uma bacia com água morna e adicione algumas gotas de óleo essencial da sua preferência. Coloque os pés na água e relaxe por alguns minutos. Além de dar aquela sensação de bem-estar, esse banho ajuda a aliviar a dor e a tensão nos músculos da região.

Como você viu, cuidar dos pés não precisa ser chato e monótono. Com essas dicas simples e divertidas, você pode mantê-los saudáveis e prontos para encarar qualquer caminhada. Se você curtiu essas dicas, também pode se interessar por essas 4 práticas de autocuidado para o corpo e a mente.