Moda feminina: o que está em alta? Contamos tudo para você!

moda feminina

Redes sociais, revistas, sites… Já percebeu como estamos rodeados de fontes de informação? Com tantas tendências indo e vindo a cada temporada, pode parecer um desafio entender o que está em alta na moda feminina hoje em dia.

Mais do que uma colagem de diferentes referências, o mundo fashion de hoje acompanha o momento em que vivemos. Em outras palavras, o comportamento das gerações atuais influencia as formas de expressão por meio da moda.

Pensando nisso, trouxemos um compilado com tudo o que você precisa saber e como entender de moda feminina para arrasar com as melhores tendências do momento, mostrando o seu estilo da melhor maneira possível. Vem com a gente!

Como está o mundo da moda agora?

Na era do TikTok, onde dominam os vídeos com menos de 1 minuto, o tempo de atenção das gerações atuais tem sido cada vez menor. Esses avanços tecnológicos, combinados com o excesso de informações e a falta de tempo na rotina moderna, deixaram uma parte dos jovens ansiosos em relação ao futuro ele é visto como uma distopia.

“Mas o que isso tem a ver com moda?”, você pode se perguntar. Na verdade, tem tudo a ver! O mood distópico dos tempos atuais influencia as cores e texturas da moda: roupas feitas de tecidos metalizados, materiais sintéticos e utilitarismo, como as peças cargo, são como um uniforme da era atual. A cartela de cores é carregada de tons terrosos e neutros, cores atemporais que sobrevivem às mudanças de tendências.

Ao mesmo tempo, o fim do isolamento social é um dos acontecimentos mais importantes para a moda. A celebração da vida é refletida nas roupas, que aparecem cheias de brilhos e cores vibrantes. Não é à toa que o viva magenta foi eleito a cor do ano 2023, enquanto o vermelho brilhante se conecta emocionalmente com os consumidores.

Geração digital e multicultural

Os apaixonados por moda já devem ter percebido como é difícil definir o mainstream hoje em dia. Agora o universo fashion é como um mosaico de diferentes culturas e misturas de referências de décadas passadas. Isso significa que podemos encontrar inspiração do outro lado do mundo e incorporar diferentes elementos em nossos looks. 

Aliás, como a geração mais jovem é a primeira 100% nativa digital, a fluidez entre o mundo real e o digital influencia a moda a ser cada vez mais diversa. E o mais legal disso tudo é que não precisamos nos limitar a um só estilo: podemos experimentar diferentes estilos e referências para criar algo totalmente único.

Moda feminina: 5 estilos que estão em alta

Para ajudar você a se expressar, criando um repertório visual que é a sua cara, separamos 5 estilos de roupas femininas da moda. Vem com a gente!

1. Padronagens sofisticadas

Se você é da galera que acredita que um look incrível precisa ter estampas e padronagens, este é o seu momento! Peças que vão do xadrez ao pied de poule estão dominando o guarda-roupa feminino.

O melhor de tudo? Elas funcionam em diferentes propostas. Se você curte a estética colegial de filmes norte-americanos, o estilo preppy pode ser a sua cara. Por outro lado, quem gosta de um estilo casual e despojado também pode se encontrar nessa tendência.

Imagem ilustrando o estilo preppy

2. Clássico minimalista

Se você é do tipo que adora zapear pelas redes sociais, buscando referências de moda, já deve ter percebido que o estilo clássico, com uma pegada minimalista é “o novo preto” para uma galera. Afinal, são roupas atemporais e uma forma de resistir aos ciclos de tendências cada vez mais rápidos, ainda mais quando falamos em moda e roupas femininas.

Algumas das peças-chave desse estilo, que veio com força total Outono Inverno 2023 e promete continuar em alta, são casacos longos, camisas, calças retas, coletes, blazers, gola alta e suéteres, em cores neutras, com pinceladas de cores vibrantes e estampas minimalistas. De texturas, material sintético, o tweed e o tricô são os destaques.

Imagem ilustrando o estilo minimalista

3. Retrô chique

Como você já sabe, a moda é cíclica. Em outras palavras, estilos que estavam em alta anos atrás estão sempre ressurgindo no guarda-roupa de influenciadores fashion, mas com um visual repaginado. Dessa vez, o novo retrô chique é o estilo boho, que atingiu seu auge nos anos 1960 e 1970, quando a sua estética boêmia se fundiu com o movimento hippie

O armário de quem curte esse estilo é repleto de roupas com franjas, estampas étnicas, botas western (estilo cowboy), tecidos fluidos e com padronagens coloridas, bordados, ponchos, mocassins, macramé, coletes, e peças em crochê e tricô. Acessórios não ficam de fora: bolsas, chapéus e cintos são muito bem-vindos nas produções.

Imagem ilustrando o estilo Retrô chique

4. Sintéticos e metálicos

Além de uma forma de expressão, a moda também é um reflexo do que acontece no mundo. O estilo futurista é uma consequência dos avanços trazidos pela era digital, assim como nos anos 1960. Mas, como você viu, dessa vez o estilo traz uma interpretação distópica do futuro. 

Nessa tendência, vemos visuais metalizados e tecnológicos, materiais e tecidos como PU e vinil, utilitarismo e contrastes entre cores. Peças cargo (conhecidas também como parachutes), coletes, jaquetas puffer, metalassê e nylon brilham nos guarda-roupas das fãs desse estilo.

Imagem ilustrando como usar peças sintéticas e metalicas

5. All black

As mulheres trevosas, que adoram vestir preto em qualquer clima, podem comemorar, porque os looks monocromáticos escuros também aparecem nas principais tendências de moda da vez.

Seja num visual mais carregado, como o estilo gótico, ou mais suave, as composições em alta misturam elementos rebeldes e românticos em looks sofisticados e elaborados, repletos de rendas, babados, veludo e cetim. 

Imagem ilustrativa de estilo all black

Agora que você já sabe o que está na moda feminina hoje, consegue montar várias produções que vão expressar exatamente quem você é. E por falar em trend do momento, que tal conferir algumas dicas de como usar jaqueta puffer e ficar tão fashionista quanto as influencers que você segue nas redes sociais. Vem conferir!