O que é midsize? Nossa colunista Nannoca Fernandes explica

Você já ouviu falar no termo midsize? Ele é um termo usado no mundo da moda e que surgiu casualmente quando uma famosa comediante norte-americana declarou não se sentir enquadrada no tamanho plus size nem no tamanho convencional. Isso repercutiu muito, até que o termo se firmou. Aqui no Brasil, o midsize começou a se popularizar em 2020 graças a influenciadoras (eu inclusive!).

O que é midsize?

Esse termo é usado para se referir às numerações de 44 a 48, vestidas, normalmente, por corpos de tamanho “médio” (tradução literal midsize) e curvilíneos. Esses corpos são aqueles que se encontram em um limbo, pois em muitos casos são corpos nem magros nem gordos, ficando assim sem uma definição de onde se encaixa.

Por que o termo midsize importa?

Mas por que se encaixar é tão importante? Porque se encaixar significa pertencer. Quando eu pertenço e me identifico com pessoas semelhantes a mim, eu consigo desenvolver meu autoconhecimento e me sentir mais realizada, estimulando, assim, a autoestima. E falando nela, o midsize hoje em dia vai muito além da moda! Não tem como falar do termo sem relacioná-lo, também, com representação, comportamento e beleza.

Quanto mais vemos corpos semelhantes aos nossos, mais conseguimos naturalizá-los e, consequentemente, acolher mais o nosso próprio corpo, afinal, não estamos sozinhas nessa 🙂 E foi assim que eu me senti quando descobri o termo: não estou sozinha e não tem nada de errado comigo.

A busca pelo corpo ‘ideal’ tinha chegado ao fim. Eu poderia descansar. Eu poderia cuidar do meu corpo como ele era, descobrir formas de lidar com ele respeitosamente, falar sobre pressão estética sob o olhar de vivência, usar a moda ao meu favor, entender o que me faz sentir confortável ou não.

5 peças-chave para mulheres midsize

E foi me permitindo sair da minha zona de conforto que eu fui me entendendo mais. Hoje, na moda, tenho algumas peças favoritas que respeitam o meu corpo e cada curva dele:

1. Calça Cenoura: essa calça possui modelagem ampla no quadril (ou seja, conforto!) e afunila em direção a panturrilha. Essa modelagem é boa pra maioria das silhuetas, pois dá um volume interessante para o corpo, respeitando o formato dele. É ainda mais interessante se tiver tecidos mais encorpados. É possível usar com tênis, saltos, botas, camisetas, croppeds…

2. Saias e vestidos: as saias (mídi, curtas, justas) são uma ótima escolha pra valorizar o corpo. Por aqui não seguimos a ideia de que o corpo precisa ser escondido, tá bom? É para mostrar mesmo! A saia mídi bem acinturada e de tecido leve valoriza o quadril. Saias mais justas também, além de darem um ar sexy para a sua composição. E as saias curtas são ótimas para quem é baixinha e quer alongar mais a silhueta! Os vestidos seguem a mesma linha de raciocínio.

3. Peças acinturadas: essa dica é bem conhecida. Peças acinturadas valorizam e muito o corpo mais curvilíneo, pois criam um equilíbrio entre o tronco e a parte debaixo, além dar destaque para a cintura.

4. Looks monocromáticos: os looks da mesma cor trazem elegância e suavidade. Também alongam a silhueta. Além disso, são superpráticos de serem montados. Pra ficar ainda mais interessante, misture as texturas!

5. Mangas bufantes: as mangas bufantes podem ser usadas para equilibrar as proporções do corpo. Se você quer mais volume nessa região para equilibrar com o quadril, é super interessante usar mangas bufantes. E, caso você não queira mais volume nessa região, mas, ainda assim, deseja usar mangas bufantes, não tem problema! Basta equilibrar mais volume embaixo com cintura bem marcada, por exemplo: a pantalona. Tudo é questão de equilíbrio.

O interessante também é mesclar essas dicas! Usar looks monocromáticos e mangas bufantes, por exemplo. Várias possibilidades. E a moda é isso: é ousar, é criar e é pra ser divertida. É possível se sentir bem no próprio corpo, e a moda está aqui para nos ajudar. Quanto mais falarmos sobre esses assuntos, mais vão nos escutar!